sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

02/02/2018 
Resultado de imagem para GILMAR AFIRMA QUE CONDENAÇÃO EM 2ª INSTÂNCIA LEVA À INELEGIBILIDADE: CHARGES

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, evitou se manifestar sobre o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva, mas defendeu que a Lei da Ficha Limpa torna inelegível o candidato que tenha sido condenado em segunda instância.
“Eu não vou emitir juízo concreto sobre isso, mas quando há decisão de segundo grau, esses crimes dão ensejo à inelegibilidade”, disse. 
O ministro afirmou que já fez várias críticas à legislação, aprovada pelo Congresso em 2010, mas afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou no sentido de aplicar a norma após condenações em colegiado de segundo grau. 
“Parece que essa questão está definitivamente pacificada”, disse.
Na semana passada, o Tribunal Regional da 4º Região confirmou a condenação de Lula por lavagem de dinheiro e corrupção no caso do triplex do Guarujá. 
O ministro também evitou se manifestar sobre revisão da prisão de condenado após julgamento em segunda instância.A presidente do STF, Cármen Lúcia, já afirmou que não vai colocar novamente a discussão em pauta. 
“A senhora da pauta é a presidente, cabe a ela definir o momento em que a gente vai discutir isso.” 
As declarações de Gilmar foram dadas antes do início da primeira sessão do tribunal do ano, que será a última conduzida pelo ministro, que vai deixar a presidência da Corte na terça-feira, 6. 
O próximo presidente do TSE será o ministro Luiz Fux. Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).