segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

ALELUIA INCLUI RECURSOS PARA REVITALIZAR RIO SÃO FRANCISCO NO PL DA ELETROBRAS

05/02/2018 
Resultado de imagem para ALELUIA INCLUI RECURSOS PARA REVITALIZAR RIO SÃO FRANCISCO NO PL DA ELETROBRAS

Parte dos recursos gerados pelas nove usinas hidrelétricas do Rio São Francisco pode ser destinado à revitalização e ao desenvolvimento do vale. 
Essa proposta será incluída pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) no Projeto de Lei 9463/18, que prevê a privatização da Eletrobras. 
De acordo com o deputado, se aprovada, a medida vai beneficiar populações da Bahia e de mais quatro Estados. 
Relator do PL, o parlamentar baiano pretende inserir no texto final a criação de uma agência de fomento na região para gerir as verbas. 
"Essa agência deverá ter autonomia administrativa com blindagem aos cortes no Orçamento e a interesses políticos de momento", explica o deputado, que é também engenheiro eletricista e ex-presidente da Chesf. 
Aleluia pontua que, embora a proposta seja inédita no Brasil, ela segue exemplos bem-sucedidos no mundo, como a Fundación Chile e a Tennessee Valley Authority, nos Estados Unidos. 
De acordo com ele, órgãos federais voltados ao desenvolvimento da região, como a Codevasf e a Dnocs, hoje mal recebem recursos para o custeio, sobrevivendo por meio de emendas parlamentares. 
Com a agência, o objetivo é ter uma entidade estritamente técnica, com estrutura enxuta e operação fora de Brasília.
"O foco serão projetos de desenvolvimento e revitalização do vale do Rio São Francisco. 
Os valores assegurados pela geração de energia no rio devem ir para um caixa próprio que ficará independente do orçamento federal e livre de contingenciamento ou cortes", ressalta. 
O deputado afirma ainda que a ideia tem aval técnico no governo federal e conta que tem conversado com setores especializados para a concepção final do modelo. Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).