sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

DISCURSO DE CÁRMEN LÚCIA AGRADA JURISTAS

02/02/2018 
Resultado de imagem para DISCURSO DE CÁRMEN LÚCIA AGRADA JURISTAS

O discurso da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, na abertura do ano judiciário nesta quinta-feira, 1, agradou a juristas. 
Durante cerimônia que reuniu a cúpula dos três poderes, a ministra afirmou que é ‘inadmissível e inaceitável desacatar a Justiça’ e que sem ‘Justiça não há paz’. 
“Pode-se ser favorável ou desfavorável à decisão judicial pela qual se aplica o direito. 
Pode-se buscar reformar a decisão judicial, pelos meios legais, pelos juízos competentes. 
É inadmissível e inaceitável desacatar a justiça, agravá-la ou agredi-la. Justiça individual fora do Direito não é justiça, senão vingança ou ato de força pessoal”, discursou Cármen. 
“Sem liberdade, não há democracia. Sem responsabilidade, não há ordem. Sem justiça, não há paz.” 
O criminalista Fernando Castelo Branco, coordenador do curso de pós-graduação de Direito Penal Econômico do IDP-São Paulo, concordou com a presidente da Corte máxima. 
Para o advogado, decisões judiciais se cumprem, existindo meios legais para se tentar rever essas decisões. 
“Em linhas gerais, em qualquer Estado democrático, as decisões devem ser cumpridas e respeitadas, não podendo haver uma subversão aos mandamentos legais, ao poder constituído”, afirma. 
Fernando Castelo Branco ressalta, porém, que a Corte é suprema e não absoluta. “Vale dizer que acima do Supremo está a Constituição. E nenhuma corte pode subverter a ordem constitucional”, aponta. 
“Quando os operadores do direito se levantam contra uma decisão que entendem agredir a Constituição e, principalmente, quando essas agressões ferem de morte cláusulas pétreas, é um momento de intranquilidade, já que, no futuro, outros princípios constitucionais da liberdade individual e tantas outras garantias poderão estar também numa situação de risco.” Estadão 
BZ-O discurso foi um enorme “pito” ao PT e sua presidenta e ao Lula que insistem em desconhecer e nãoacatar a justiça do país. O recado está dado, e vamos ver como serão as coisas daqui prá frente. Em linguagem popular, pode-se dizer que o Lula blefou e que o STF/Carmem Lúcia repicou e dobrou a aposta: “seus cinco mais 10”. Resta saber se o Lula vai repicar outra vez, ou pagar pra ver. Acredito que não. Não tem mais cacife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).