Do blog BAHIA JÁ
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso fez fortes críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em artigo publicado neste domingo (1º) nos principais jornais do país. Para FHC, é preciso dar “um basta no continuísmo antes que seja tarde”. Ele considera que, atualmente, o “DNA do ‘autoritarismo popular’ vai contaminado o espírito da democracia”. “Vamos regressando a formas políticas do tempo do autoritarismo militar (...) Diferentemente do que ocorria com o autoritarismo militar, o atual não põe ninguém na cadeia. Mas da própria boca presidencial saem impropérios para matar moralmente empresários, políticos, jornalistas ou quem quer que seja que ouse discordar do estilo ‘Brasil-potência’”, destaca FHC.
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso fez fortes críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em artigo publicado neste domingo (1º) nos principais jornais do país. Para FHC, é preciso dar “um basta no continuísmo antes que seja tarde”. Ele considera que, atualmente, o “DNA do ‘autoritarismo popular’ vai contaminado o espírito da democracia”. “Vamos regressando a formas políticas do tempo do autoritarismo militar (...) Diferentemente do que ocorria com o autoritarismo militar, o atual não põe ninguém na cadeia. Mas da própria boca presidencial saem impropérios para matar moralmente empresários, políticos, jornalistas ou quem quer que seja que ouse discordar do estilo ‘Brasil-potência’”, destaca FHC.
**********//////////**********
O artigo de FHC intitula-se "PARA ONDE VAMOS", e é muito longo para ser transcrito aqui, mas o resumo acima diz quase tudo. FHC acha que está na hora de trocar o comando do país, e que se continuarmos nesta rota, poderemos desembocar em uma "república sindicalista" como foi a Argentina nos tempos de Peron, nos anos 5o. Isso seria um retrocesso. Mesmo sabendo que FHC está fazendo campanha para o PSDB, concordamos com quase tudo que foi dito, ou melhor, escrito. Quem quiser ver o artigo inteiro, acesse o blog do Noblat, no endereço que está ao fim deste blog.
Culpa do Lula" é um expediente médio-classista que caracteriza qualquer coisa que possa dar errado no Brasil. Para ser um "medíocre" burguês é necessário aprender a vincular o nome do ex-metalúrgico a qualquer evento ou constatação negativa que envolva o Brasil. A “Culpa do Lula” precisa ser uma entidade tão sagrada para a mediocridade burguesa,que o faz torcer com ardor e sinceridade para que o Brasil não dê certo. Pois só assim a burguesia poderá pronunciar "culpa do Lula", em tom de palavras mágicas, sentandos em seus sofás quentinhos e macios, ar condicionado ligado, cercado pelas grades e muros das suas residências burguesas, tomando seu café e vestido com seu roupão felpudo. Culpar Lula, por usar a política de redistribuiçao de renda e por ser metalúrgico É uma das fórmulas usadas pela classe média, para dormir tranquila depois de ler a revista veja, os jornalões e assistir o fantástico.
ResponderExcluirPois, sim, "A culpa é de Lula", Oh medíocres?
Afinal, não basta ignorar o presidente. A revista, a tevê, o jornal e tudo aquilo em que você acredita urram para que você o odeie. Obedeça.
Será que entre os “hábitos oligárquicos” que o decrépito sociólogo Fernando Henrique Cardoso, o FHC, (até Zé Serra já recomendou que ele se cale pois só fala bobagens, o fel dos invejosos) está o ato secreto que nomeou sua filha para trabalhar no gabinete do outro vestal Heráclito Fortes do DEMO? Mas que cara-de-pau! FHC parou no tempo; alguém por favor dê um computador a ele para que ele veja que a blogosfera não só decodificou estas manobras pífias como, ao fazê-lo, permitiu que as pessoas se informassem sobre o MUNDO REAL, que o coitado, em seu afã de ser adulado, se recusa a ver. É um triste espetáculo: a direita não percebe que o Brasil está mudando, assim como a população; esses “líderes” privatistas de ontem chafurdam no esgoto mal-cheiroso de suas afirmações e se julgam perfumados. Jamais acordarão; passou o seu tempo, FHC.
ResponderExcluirPor Luiz Carlos Azenha,
ResponderExcluirO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acaba de nos brindar com uma exposição pública desse "momento mágico". Com um texto rancoroso (um artigo publicado neste domingo em diversos jornais do país), por vezes desconexo, em que claramente concluiu primeiro -- o mundo vai acabar e a culpa é do governo Lula -- e depois correu atrás de argumentos para justificar a tese.
FHC começa acusando Lula, não se sabe exatamente do que: "Como dizia o famoso príncipe tresloucado, nesta loucura há método. Método que provavelmente não advenha do nosso Príncipe, apenas vítima, quem sabe, de apoteose verbal. Mas tudo o que o cerca possui um DNA que, mesmo sem conspiração alguma, pode levar o país, devagarinho, quase sem que se perceba, a moldar-se a um estilo de política e a uma forma de relacionamento entre Estado, economia e sociedade, que pouco têm a ver com nossos ideais democrático".
Qual é o sentido disso? Como faltam argumentos objetivos ao ex-presidente, ele descreve o problema como se fosse uma doença insidiosa, da qual o próprio Lula pode até ser vítima. Tenho a impressão que FHC está tentando dizer que, "quando eu era presidente, o Brasil era uma democracia. Agora, está deixando de ser", por causa de algum vírus maligno.
Eu, sinceramente, não consegui enxergar no texto uma unidade lógica. FHC recorre a todos os chavões que sugerem uma conspiração anarco-sindicalista. Como disse um leitor deste site, mais parece uma produção intelectual do professor Hariovaldo: "Em pauta, temos a transnordestina, o trem-bala, a Norte-Sul, a transposição do São Francisco e as centenas de pequenas obras do PAC, que, boas algumas, outras nem tanto, jorram aos borbotões no orçamento e minguam pela falta de competência operacional ou por desvios barrados pelo TCU. Não importa: no alarido da publicidade, é como se o povo já fruísse os benefícios: “Minha casa, minha vida”; biodiesel de mamona, redenção da agricultura familiar; etanol para o mundo e, na voragem de novos slogans, pré-sal para todos".
É a primeira vez na História da política nacional em que alguém é ACUSADO de fazer obras importantes e históricas. Obras que, obviamente, não foram feitas nos oito anos de FHC. Por quê? A quem servem essas obras? Quais foram as grandes obras de FHC e a quem serviram?
Sim, sim, eu sei que o manifesto de FHC foi político. Foi um chamamento às bases mais reacionárias e conservadoras do Brasil. E uma forma de tentar deslocar o debate de uma comparação entre os governos FHC e Lula no campo econômico, onde os números para os tucanos são devastadores, para o campo da política, em que embusteiros como o próprio ex-presidente contam com a máquina publicitária da mídia corporativa para propagar suas teorias conspiratórias e reproduzir o discurso do medo.
Pouco importa se o discurso não faz sentido. Quem está falando em razão? O que o ex-presidente faz é açular o medo da classe média, a insegurança que ela sente diante da ascensão social de pretos, pobres e nordestinos. O texto de FHC explora toda a gama de preconceitos contra Lula, Dilma "a mentirosa", os sindicalistas, poderes difusos e obscuros que operam nos bastidores, as estrelas do PT. Tem, portanto, um objetivo político bem definido: mobilizar o pavor contra "essa gentinha".
Mas esse ato de priapismo ideológico não deixa de ter suas vantagens: abre espaço para que façamos uma comparação objetiva sobre as diferenças entre os oito anos de FHC e os oito anos de Lula no poder. Não era esse o sonho do Planalto?
Lula recebe prêmio por atuação na política econômica e social
ResponderExcluirNa próxima quinta-feira (5) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, em Londres, na Inglaterra, prêmio concedido pela Chatham House como forma de reconhecimento por sua atuação nas relações internacionais e na condução da política econômica e social brasileira.
A Chatham House, instituto de assuntos internacionais do Reino Unido, concede o prêmio anualmente e premia Lula como forma de reconhecimento por sua atuação no sentido de reduzir a pobreza no Brasil por meio de políticas econômicas que mantiveram o equilíbrio fiscal e evitaram o aumento da inflação.
O site da Chatham House cita também a atuação de Lula na solução de crises regionais e o estabelecimento da missão de paz no Haiti, além do fortalecimento da inserção do Brasil no cenário global e sua atuação para fomentar o consenso nos foros multilaterais econômicos e comerciais.
O presidente Lula estará em Londres nos dias 4 e 5 e, além da premiação, terá encontros com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e com a rainha Elizabeth II.
O FHC é um yuppie que não deu certo. Tentou ser hippie,mas acabou virando político neo-nada.
ResponderExcluirrecordar é viver. Alguém lembra do filho escondido do FHC?
Se não, vale refrescar a memória no link
http://anaispoliticos.blogspot.com/2009/01/o-filho-de-fhc.html#links
E quais meios de comunicação Lula faz propaganda? No Globo de Noblat? Na Folha de Serra? No Estadão do Demo? Na Veja dos reacionários? Na Isto É de Dantas? Na Band da elite paulista separatista?
Tudo que se vê e assiste de bom nesses quase 7 anos de governo, principalmente, as boas, são apenas consequências. Eu explico as causas:
ResponderExcluir1. Inflação sob controle: deve-se ao Plano Real, à Responsabilidade Fiscal, portanto, criados no governo FHC e, não contou com nenhum voto petista no Congresso, inclusive, do Sr. Lula da Silva, que à época, inútil malandro federal que, jamais fez um pronunciamento da tribuna daquela casa sempre desmoralizada e, por 2 mandatos. Aliás, esteve por lá, apenas, para conseguir a polpuda aposentadoria, sem ter trabalhado, como é do seu feitio e, mais, sequer assinou a Ata que aprovara a nova Constituição do país, em 1988, no que foi acompanhado por toda a bancada petista, afinal, é o proprietário do partido. O único mérito foi ter colocado no BACEN, contra todos os xiitas do partido, o Sr. Henrique Meirelles, de comprovada competência, ao invés do atulemado Manteiga;
2. Petistas e a galera ignara, enche o peito e, diz que, o Sr Lula da Silva foi o único que pagou a dívida externa do país, que se dizia impagável, nos dois sentidos. Novamente, consequência. Com a criação do Superávit Primário, 3,75% do PIB, governo FHC, sinalizou para os países do primeiro mundo, que o Brasil já era um país sério, que cumpria com seus compromissos financeiros, uma vez que, recursos estavam sendo reservados para tal e, moratória, nunca mais. O mérito do atual, foi aumentar esse Superávit, para 4,25% do PIB. Contudo, em face da gastança perdulária desse governo irresponsável, que ao invés de investir em projetos produtivos, investe em custeio, sufocando a máquina pública, aparelhando o o Estado, criando vaga para amiguinhos e sindicalistas que emperra a administração pública, as estatais, esse superávit vem caindo a olhos vistos, a cada mês. Isso sem falar nos Cartões Corporativos, criados, é verdade, pelo governo FHC, mas, se prestavam contas e as justificavam, mensalmente e, não como hoje, segredo de segurança ancional. No governo passado, a primeira dama, de saudosa memória, era funcionária pública de alto escalão, por via de consquência, possuia direito de possuir o tal Cartão. A atual, só gasta e, em silêncio, pois, não se conhece sequer, o timbre de voz.
Até a próxima porrada!
Desde a época das privatizações que fiquei com a certeza que o lugar do FHC é na CADEIA, junto com toda a corja que comandou as privatizações. SERÁ QUE AINDA EXISTE ALGUMA POBRE ALMA QUE DUVIDA DA INCOMPETÊNCIA DESTE TRASTE???. Tudo bem que na democracia permite divergências de opiniões, mas safadeza não pode!!!.
ResponderExcluirO dinheiro roubado em todas as privatizações e pelo grupo do Daniel Dantas é de tal ordem que o mensalão e outras coisas mais parecem coisa de parque infatil, mesmo assim bem ou mal foram investigadas e denunciadas.
Continuo com a opinião de que o LULA faz o melhor Governo que o povo Brasileiro já teve.
VIVA A DILMA ROUSSEF!!!!!!!!!!!!!!!
Em nome das pessoas sensatas desse país, abomino qualquer palavra de FHC sobre o presidente Luís Inácio, apesar da truculência em promover a transposição do Velho Chico em detrimento da sua urgente revitalização como queria o Frei Luís.
ResponderExcluirÉ que eu já estou cansado de receber, apenas conotações negativas do nosso presidente, provalvemente de pessoas que não enxergam a revolução econômica e social no Brasil de Lula e de todos nós que agora , temos motivos e orgulho em encarar a comunidade internacional de cabeça erguida, pois antes de Lula, éramos apenas capacho e subservientes aos países que sempre nos tratou como uma sub-raça.
Nos Links abaixo estão apenas alguns dos inúmeros prêmios internacionais e nacionais que o nosso operário recebeu pelo mundo. É um simples brasileiro, como nós, que através da superação e vontade de fazer a diferença, fez e faz a diferença!!!
http://cartaolaranja.blogspot.com/2009/09/lula-recebe-mais-um-premio.html
http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=4145
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u592242.shtml
http://www.safernet.org.br/site/noticias/lula-recebe-pr%C3%AAmio-internacional-por-prote%C3%A7-crian%C3%A7-internet
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2009/8/40/Presidente-Lula-Silva-recebe-premio-Chatham-House,d444a061-2fbf-4774-ac3f-4125449d13f8.html
Depois de um operário, queremos uma guerrilheira no poder.
E que perdure a independência da América Latina.
E eu assino tudo e muito mais que o Sr.FHC falou
ResponderExcluirTem muito cego (o faz questão de não vê,o que é
pior)sobre o que está acontecendo sob o manto do
lula,acobertado por tanta propaganda,ele deveria
ser denunciado(?) ao código de defesa do contri-
buinte,"é a treva"
•MEDO É PRINCÍPIO DO DESPOTISMO
ResponderExcluirComo é sabido, o princípio do Despotismo é o medo. Por isso, déspotas em geral e, em particular, FHC, Serra e seus apaniguados não cansam de tentar espalhar o medo na classe média brasileira. Mas o medo, para "pegar", precisa ter origem no mal iminente que, por sua vez, tem um causador: o inimigo comum, que deve ser combatido. Por isso, o déspota constrói um inimigo, o mal iminente que ele trará e se apresenta como o salvador da pátria, protetor da classe média que está amedrontada em face do mal iminente que está vindo por obra do inimigo. O FHC, sociólogo e político que é, tem TOTAL consciência dos atos de barbaridade que está praticando, manipulando o povo estruturado em uma classe média, com fundamento na disseminação de um sentimento de medo e de acolhimento dos seus PROTETORES para combater o inimigo comum. Esse filme os brasileiros já viram em 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Mas Lula, com sua clavidência, contra-atacou disseminando a ESPERANÇA, que venceu o medo. Viva Lula!
•FHC , vá para a Espanha
ResponderExcluirFHC, deveria ir para a espanha onde, ao que parece, mora uma jornalista brasileira, com a qual teve um um filho, num relacionamento extra conjugal. Creio que a falta de mulher deve estar afetando a mente do principe dos sociologos.
Pro anônimo que me antecede: Pra que mais mulher? Pra passar batom? Ali já dobrou o Cabo da Boa Esperança faz é tempo.....
ResponderExcluirDILMA é a garantia de que em 2014, caso precisemos, LULA volte, com o Brasil tendo dado os passos que ele deixou prá ser dade. Coisa que o PSDB/DEM/PPS não farão. Tentarão desfazer.
ResponderExcluirLi alguns comentátios a respeito de FHC, mania de petista querer justificar suas falcatruas, através dos pecados alheios.
ResponderExcluirTeve um que disse que as privatizações foram o maior trambique que já existiu no país e, no governo FHC.
Cegos, petistas e xenófobos teleguiados, não conseguem enxergar, que a salvação desse país corrupto, passa pelas privatizações, tais como foram, a Siderurgia, Telecomunicações, Vale do Rio Doce. Hoje, até a empregada doméstica desses calhordas ostentam um celular, os fixos, antes da privatização, tinham cadernos inteiros de classificados, apenas para compra e venda de telefones, hoje, qualquer operadora coloca gratuitamente, quantos telefones se deseje instalar em casa. A CSN, com quase 50 anos de fundação, apresentando prejuízos acumulados, vendendo abaixo do custo, chapss de aço para as montadoras multinacionais, hoje, é proprietária de siderúrgicas que embolsavam o lucro. Hoje, possuem filiais até nos EUA e, compete com as maiores e melhoes empresas de fabricação de aço do mundo e, extremamente lucrativa, apenas para dar um exemplo.
A CVRD, atual Vale, empresa manca e mastodõntica nas mão do governo, só servia para dar a emprego aos maiorais do poder, empregando, amigos, afilhados e outros sanguessugas e sugadores das suas tetas. Hoje, privatizada, só de impostos, para por ano, mais do que a soma de todos os impostos pagos desde sua fundação, nas mãos do gevernos.
Com a privatização de TODAS empresa estatais em todos os níveis, estaríamos resolvendo dois problemas cruciais e que emperram o desenvolvimento do país. Eu explico:
Sem empresa estatal, políticos corruptos, sequer se canditariam a cargos eletivos, pois, não teriam ninguém para "indicar" (leia-se, colocar seus apaniguados em cargo de direção, para desviar recursos, via superfaturamentos, ONG's, etc), em face das enormes somas que se tem de investir para se eleger e, sem perspectivas de retorno. Sem estatal....
Por via de consequência, estaríamos livres desses canalhas que infestam o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Cãmaras Municipais e, de quebra, cargos do executivo, federal, estadual e municipal, isto é, presidente e ministros, governadores e secretários e, prefeitos, idem, não se teriam a quantidade de malandros, com raríssimas exceçoes, que só estão lá para se dar bem.
Em suma, o caminho mais curto para se transformar este país numa Nação irmanda, propriamente dita, é livrá-lo de TODAS as empresas estatais.
Vai haver desvios, muitos malandros federais vão "comer" algum, mas, fiquem certos de que seria a derradeira.
Veja se a Vale, as Siderúrgias, as empresas de Telecomunicação, etc., privatizadas, são apanhadas em escândalos financeiros e envolvimento com malandros federais dos três poderes?
Ao contrário, mostrem-me um escândalo financeiro envolvendo o executivo, malandors do legislativo e, até no juciário, que eu lhes aponto uma ESTATAL.
Portanto, teço loas e homenageio o governo FHC por ter livrado a União desses paquidermes que só servem aos pilantras de plantão.
Aliás, façam uma análise retrospectiva do Lucro Líquido dessas empresas por uma série de 20 anos, por exemplo e, vão ver que, em ano eleitoral, esses lucros caem assutadoramente.
Vejam o que vai acontecer no ano que vem, 2010, eleição para presidente, parte do senado e renovação dos malandros federais, para ver o baque que o Lucro Líquido dessas empresas vão sofrer e, depois me contem.
Afinal, o Sr. Lula da Silva quer por quer eleger o "poste" autoritário para manter no poder.....
Parabens ao comentario das 13:30 muita gente critica privatizações mais antes delas, muitos dos que criticam nen se quer podiam ter um telefone fixo ou celular com a livre concorrencia só quem ganhou foi o povo!.
ResponderExcluirO governo lula tem seus meritos, mas só sendo um fanatico para não reconher os avanços do governo FHC, e o maior deles foi o plano real que é inegavel e inquestionavel.
Este artigo já foi batizado na internet: "manifesto do dia de finados", só que publicado com antecedência. O autor já morreu e não sabe.
ResponderExcluirO FHC deveria dar as mãos ao Roberto Freire, pois os dois dariam uma ótima dupla de invejosos. Os dois estão com tanta inveja do LULA que viraram dois rancorosos. É bom eles se cuidarem porque inveja corroi por dentro, e mata o invejoso. E se quiser apressar corte os pulsos.