sábado, 7 de novembro de 2009

ATOS E FATOS DO PODER LEGISLATIVO 06/11/2009


07/11/2009
A sessão de sexta feira passada transcorreu em clima de normalidade. Ausentes os vereadores Edson Padeirinho e Esermilson Rocha. Lidos as atas e os pareceres da CCJ-COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, sobre os projetos e requerimentos apresentados, o vereador Joaquim Lopes Rabelo, pediu a palavra, para falar e tecer loas sobre a administração do Prefeito, falando sobre o “festival de inaugurações de obras”, com ênfase na reinauguração da praça do Cinqüentenário, com a presença de deputados e até de um senador. Os elogios se estenderam ao Dep. Braga, que nunca perdeu uma eleição em Xiquexique. Elogiou os vereadores, pelo trabalho que vem desenvolvendo, e pela “maneira como estão se comportando”. Elogiou também o Gov. Jaques Wagner, “que nesse momento atendendo a solicitações do pres. Lula, entendeu que não se pode fazer política sem pessoas de voto, acabou a época de se ganhar eleição sem o voto, o radicalismo não leva a nada, e hoje, nós estamos sabendo que várias pessoas, que tentando tirar proveito do prestígio político do pres. Lula, se filiaram ao PT, vários estão deixando, porque realmente só fica no PT quem é PT. Aquelas pessoas que às vezes vai prá esse ou aquele partido para tirar proveitos pessoais, e que às vezes quando vê que esses desejos não são alcançados, ele muda de camisa igual a jogadores de futebol que ta mudando de clube”, e segue parabenizando o presidente Lula pelo prêmio de ontem (quinta feira 05/11),... e que até o prêmio Nobel, deveria ter sido dado ao Lula. E tome-lhe elogios ao dep. Braga, ao Gov. Jaques Wagner, por programas com a “Água para todos” etc...E tome-lhe elogios ao prefeito, etc...
Foi seguido pelo discurso da vereadora Marisette, que justificou sua ausência na sessão anterior, pois estava em Brasília-DF, para eleger a nova diretoria nacional da confederação nacional dos pescadores. Em Brasília a vereadora também participou no Senado, de uma audiência da comissão de assuntos econômicos, versando sobre assuntos de sua área. E tome-lhe elogios ao “nosso pres. Lula”, etc...
A seguir a tribuna foi ocupada pelo vereador Mirlan que falou da importância dos projetos No. 65 que institui o programa de bolsas para os professores concursados e efetivos da rede municipal de ensino, e o proj. 066, que autoriza a doação do prédio da Rua José Guimarães para a UNEB, que por solicitação e sugestão do vereador para esta criar no futuro, um curso de Enga. de pesca, de direito, de enfermagem e de engenharia civil, “porque entendemos que nosso povo, nossa juventude tem um grande potencial”, falou sobre a regulamentação da denominação de ruas, praças, prédios e logradouros públicos. E aí descambou para as loas ao prefeito, a praça do Cinquentenário, e que foi ali que 30 atrás, o atual prefeito deu os seus primeiros passos, quando era prefeito o seu pai, que o colocou no topo de uma pedra que ainda existe no local, no lugar mais alto da praça e a partir daí “O PAI CELESTIAL a partir daquele momento começou traçar os passos de Reinaldo filho”...Ainda teve tempo de traçar comentários elogiosos ao vereador Tantão, pela sua atuação na Câmara.
Queremos comentar primeiramente o discurso do vereador Joaquim Lopes Rabelo, que afirmou “acabou a época de se ganhar eleição sem o voto”, Não entendemos como se ganha eleição sem voto? Se algum leitor souber, que nos explique. A parte em que o vereador diz “Aquelas pessoas que às vezes vai prá esse ou aquele partido para tirar proveitos pessoais, e que às vezes quando vê que esses desejos não são alcançados, ele muda de camisa igual a jogadores de futebol que tão mudando de clube”, lembrando as recentes mudanças na política local, estaria muito mais bem aplicada ao dep. Braga que nos últimos 3 anos mudou do PFL para o PSL, e deste para o PR. O pessoal do PT apenas está deixando o partido para mostrar sua discordância com a política do Gov. Wagner. Quanto ao prêmio Nobel que foi dado ao Pres. Obama e não ao Lula, podemos supor que o Comitê Internacional do Prêmio Nobel, e até mesmo o Rei da Suécia, vão ficar muito preocupados com este protesto. Foram tantos os elogios e comentários sobre o PT, que quem não soubesse, poderia pensar que o vereador Joaqum Lopes Rabelo é uma daqueles petistas de primeira hora, dos tempos duros da militância.
Do discurso do vereador Mirlan de Oliveira, comentamos a ousadia de propor ou pensar que a unidade da UNEB, possa vir a oferecer cursos de engenharia de pesca, direito, enfermagem e engenharia civil. Torcemos para que isso realmente aconteça, embora tenhamos dúvidas se haverá alunos para tantos cursos e principalmente um corpo docente de qualidade razoável, para levar esses cursos a bom termo, formando bons profissionais. Com relação à praça, ao dep Braga e seu filho o prefeito e a conseqüente sagração pelo PAI CELESTIAL, gostaríamos de saber se o vereador tem e pode nos ceder o e-mail ou o número do celular do "PAI CELESTIAL", pois também temos direito a a nos comunicar com Ele, vez que somos todos Seus filhos.
No mais, o restante da sessão foi de pura “rasgação de seda” e troca de elogios entre os nobres edis.
Fato relevante foi o retorno do nosso amigo Messias Gomes, saudado da tribuna pelo vereador Mirlan, e por nós aqui neste blog, com muita alegria.
Para concluir, ressaltamos a brilhante atuação do vereador Tantão, elogiado por todos, vereadores e platéia, e que a cada dia que passa vem se posicionando de maneira segura e eficiente, apresentando projetos de interesse da comunidade, como o que pleiteia maiores e melhores cuidados com os diabéticos. Por isso merece a foto que está acima.
**********//////////**********
Queremos desde já informar que qualquer vereador que se sentir atingido ou injustiçado e quiser "direito de resposta", é só nos enviar por e-mail a sua resposta e fazer chegar às nossas mãos um cópia impressa da mesma, devidamente assinada, para termos a certeza de sua procedência. Nós publicaremos a "resposta" no mesmo espaço e com o mesmo destaque.
Como já dissemos, voltamos a repetir: O BLOG É DEMOCRÁTICO.

21 comentários:

  1. REPENTISTA DA MARRECA7 de novembro de 2009 às 10:20

    Neste de mundo de meu Deus
    Já vi acontecer de tudo
    Já vi fala de mudo
    Vi carrapato em farinha
    Cobra com bicho de pé
    Foice metida em bainha
    Vi fazer de gelo carvão
    Tarrafa feita sem linha
    Carregar água em balaio
    Pato dançar com galinha
    De arroz e farinha seca
    Tenho visto fazer bife
    Ví um canário com dente
    Na feira de Xique-Xique

    Ví aleijado sair correndo
    Depois de ganhar na loto
    Só uma coisa ainda não ví
    GANHAR ELEIÇÃO SEM VOTO !

    ResponderExcluir
  2. Zeca, é mto boa essa sua proposta de colocar fragmentos de frases, de pensamentos, já consagrados pela História Universal da Humanidade.

    Nesse sentido, trago a ti uma que ficou registrada num livro dos mais importantes que já li. Trata-se do pensamento de Monstesquieu que, embora barão, contribuiu para o fim da monarquia clássica. Ainda que remonte à Europa do século XIX, parece-me que se encaixa mto bem ao um rincão latino americano em pleno século XXI: Xique-xique.

    É de assustar o desprezo que guardão pela oposição em nossa cidade. Mal sabem eles, que sem oposição ativa, não existe democracia e nem ordem, muito menos desenvolvimento. Simplesmente porque, como atentou Montesquieu, quem tem o Poder, dele sempre tenderá a ABUSAR.

    E o que estamos a ver aqui é o abuso do poder. Seja pelo enriquecimento ilícito, seja pela "compra" do sexo ou de votos.F

    Vamos a leitura (Espírito das Leis, Livro XI, Cap. IV):

    A democracia e a aristocracia não são Estados livres por natureza. A LIBERDADE POLÍTICA
    só se encontra nos governos moderados. Mas ela nem sempre existe nos Estados moderados;
    só existe quando não se abusa do poder; MAS TRATA-SE DE UMA EXPERIÊNCIA ETERNA QUE TODO
    HOMEM QUE POSSUI PODER É LEVADO A DELE ABUSAR; ELE VAI ATÉ ONDE ENCONTRA LIMITES. QUEM,
    DIRIA! ATÉ A VIRTUDE PRECISA DE LIMITES.
    PARA QUE NÃO SE POSSA ABUSAR DO PODER, É PRECISO QUE, PELA DISPOSIÇÃO DAS COISAS, O PODER
    LIMITE O PODER. Uma constituição pode ser tal que ninguém seja obrigado a fazer as coisas
    a que a lei não obriga e a não fazer aquelas que a lei permite.

    ResponderExcluir
  3. La démocratie et l'aristocratie ne sont point des États libres par leur nature. La liberté politique ne se trouve que dans les gouvernements modérés. Mais elle n'est pas toujours dans les États modérés; elle n'y est que lorsqu'on n'abuse pas du pouvoir; mais c'est une expérience éternelle que tout homme qui a du pouvoir est porté à en abuser; il va jusqu'à ce qu'il trouve des limites. Qui le dirait! la vertu même a besoin de limites.

    Pour qu'on ne puisse abuser du pouvoir, il faut que, par la disposition des choses, le pouvoir arrête le pouvoir. Une constitution peut être telle que personne ne sera contraint de faire les choses auxquelles la loi ne l'oblige pas, et à ne point faire celles que la loi lui permet.

    ResponderExcluir
  4. O "the king can do no wrong" ficou para trás, ignóbios da situação. por isso estamos aqui para fiscalizar o seu king

    ResponderExcluir
  5. Zeca, eu até ia comentar o falatório extravagante dos vereadores, desde as contradições deste que não tem nenhum exemplo a dar, falando de mudança de partido e lado, como também daqueles que extrapolam as condições de míseros homens a falar da Divindade.
    Mas é tanto besteirol que sai da boca destas autoridades na casa da cidadania, que é melhor o silêncio, que por si só fala mais que estas asneiras vindas de alguns edis.

    ResponderExcluir
  6. Penso! Logo existo
    Já dizia um pensador!
    Isto em nada parece!
    Com esse tal vereador!
    De tanto elogio vão
    Acabou em contradição!
    Quando chamou
    seu dono de aproveitador!
    Que muda de partido!
    Conforme sua conveniência!
    Buscando de forma vil!
    Beneficios propios alcançar!

    ResponderExcluir
  7. REPENTISTA DA MARRECA7 de novembro de 2009 às 13:32

    Um caba falou bonito
    No idioma francês
    L'etait c'est moi
    Disseram apenas dois reis
    Um, foi Luis quatorze
    o outro, foi Reinaldino seis
    Que tá muito chêi de pôse
    dizendo ser a bola da vêz.

    O finado Montesquieu
    dividiu o poder em três
    que me toca o coração
    Eu pergunto pra Quinquinha
    quero só ver a reação
    Quinca, diga aqui só pra eu
    Onde foi que tu já leu
    que sem voto ganha eleição?

    ResponderExcluir
  8. REPENTISTA DA MARRECA7 de novembro de 2009 às 14:13

    Sinhô Zeca de custódio
    Largue de tanta arrelia
    Sou pai de duas famía
    que trabaio pra criar
    Aqui em Xique-Xique
    Toda hora digo: VIXE !
    Eu vou agora me lascar...
    Sou um caba arrenagado
    Não nasci pra ser gado
    Nem em tu eu votar...
    Me desculpe, meu caro Zeca
    Se você diz T'esconjuro..
    Marrequeiro, insensatez
    Não voto em Reinaldinho
    tampouco eu seu paiznho
    Mas de GAL eu sou freguês..

    ResponderExcluir
  9. Operador de saúde bucal7 de novembro de 2009 às 17:15

    Eu queria só saber porque o Gal é tão citado?
    Batem nele que só caixa que tenho pena do coitado.
    Ele leva porrada, mas elogios recebe aqui.
    Mas só queria saber por que falam tanto do filho do seu Gui.

    Diga-me meu caro Zeca você que sabe de tudo.
    Seria medo ou um mau que ele fez?
    Me troque isso em miúdos.

    O povo quer saber se tem erro ou é medo.
    Que o Gal circule o A Voz e desvende muitos segredos.

    Esse rapaz tem vida correta.
    E é um homem de bem.
    E em toda sua vida nunca faz mal a ninguém.

    Talves seja uma ameaça ou quem sabe um despeito.
    Porque o moço Edgardo é um homem de respeito.
    Por seu passado sem mácula, ser uma ameaça braba.
    Colocando risco a ditadura braga.

    Talvés depois daqui, venham outros agredi-lo.
    Mas tenha paciência Gal e nunca fique "puto".
    Porque as arvores apedrejadas são aquelas que dão fruto.

    ResponderExcluir
  10. Nessa política mesquinha
    Não quero me meter!
    Eu fico de cá pensando!
    Vou defender o que?
    Onde estará a verdade?
    E a justiça onde se escondeu?
    E também tô a procura dessa tal honestidade.
    Será que vai ter esperança
    de se um dia melhor?

    Do nosso povo coitado!
    Eu morro de dor!
    Nem sabe que é escravo.
    Vivendo aprisionado
    Carregando um fardo
    Bem maior do que pode aguentar1

    Mas quem sabe um dia!
    A inquietude nos invada!
    E aquela esquecida palavra
    Possamos então gritar!
    Li ber da de!

    ResponderExcluir
  11. CADÊ O VEREADOR ZEZINHO? SERÁ QUE AS BATERIAS ARRIARAM?

    ResponderExcluir
  12. Não, Zezinho esta aqui trabalhando ajudando o povo pobre de Xique Xique e vc,s ficam so bestanto nesse blog.

    ResponderExcluir
  13. Oia pru vereador Zezim
    na maior catigoria
    dizer que tá trabaiano
    pru povo da periferia
    E que nóis anda bestando
    no blog de Custoidim

    Zezim tu puxa o saco
    de tudo que bragaiada
    É pur isso que te digo
    tua bateria tá arriada

    ResponderExcluir
  14. Quéta... E a vereadora que foi pra Brasília
    e não fez o relatório da viagem?
    Marizete, cadê o relatório?

    ResponderExcluir
  15. moço ...oxe..e o relatóro do carro do lixo...oxe eu num posso viajá um poquim qui o povo isquece o carro do lixxo qui tá nosubaí..
    ô esse mi nino cum voto ou sem voto fala cum quinca moço ..quem sabi ele num sabe onde qui tá o diabo dessa chave desse camião..oxe..mar moço ói...

    ResponderExcluir
  16. mãe do Gari da Rua Orora7 de novembro de 2009 às 22:23

    mi nino cê aquéta o faxo ...dêxa camião pá lá qui o lixo dos gabinete tá demais..meu fiim cê vai é perdê seu impreguim qui gahei pá tú cum os votin qui ieu tinha..oxe
    óia meu fiim deixa o diabo desse camião lá pás banda da catinga mermo qui aqui a catinga tá mais fedorenta qui lá e num cabe nesse camião ..quéta moço...

    ResponderExcluir
  17. Vixi, Mirlanzim das
    Olivêra,
    ta querendo botá estudo prá nóis aqui de xikxik.
    Môçu, nessa tali de universidade de Mirlan,
    eu vou entrar pelas Cóta.
    Mirlanzim, cadê os projeto do bafômetro?

    ResponderExcluir
  18. O que é que este palhaço do Tantão tá fazendo com esta cara de tacho aí no blog. Este cara toda vida foi um sujeito pernóstico. Nos comentários anteriores foi noticiado que ele é uma oposição disfarçada que recebe uma propina de R$ 4.000,00 por mes. Será que é verdade? Não duvido pois ele é irmão de quem? Zezinho da bateria e edumalandro que recebeu de presente de papai noel uma carreta de tinta, depois veio a policia e tomou.

    ResponderExcluir
  19. Meus caros,
    Vejo realmente aquilo que estava escrito e ninguém acreditava, pois todos estavam cegos e muitos cegos.
    Durante a eleição municipal ano passado, o Senhor Eduardo pregava oposição e defendia a eleição de diversos nomes para vereadores, umdeles era o Senhor Sérgio Nogueira, que empolgado acreditou no Senhor Eduardo num possível financiamento da sua campanha. Pois bem! No decorrer dos fatos, tanto o Sérgio Nogueira, quanto outros que o Eduardo Pessoa dizia está ajudando, largou-os e passaou a minar os votos mapeados dos demais "investidos" e passou a vizitar os eleitores que votariam em Sérgio, Geni Cassia, a irmã do ex-vereador Marivaldo Figueiredo, esse que não era candidatoe a irmã dele não ia para lugar algum e outros que foram enganados. Bom! Essas visitas feitas inclusive por mim, que estava recebendo do Senhor Eduardo Pessoa para convencer esses eleitores a votarem em Tantão, pois nem Sérgio Nogueira Geni Cássia e outros que nem precisa eu relacionar aqui, não iriam ser eleitos e nem teriam condições de votação para se eleger, e que o seu Irmão Tantão seria o único vereador da oposição que seria eleito. Fiz isso na Utinga, no Mato-Grosso, em várias ilhas, no Alto Grande, no BNH, no bairro do Polivalente, Boa Vista e vários lugares que Eduardo nos mandava dizendo que foram casas que ele já tinha mapeado e que agente tomasse de qualquer jeito o voto desses caras para o Tantão.
    Agora esse vereador nunca foi da oposição e está aí jogando no time de vereadores do Prefeito.
    Quero só dizer esse Eduardo, nunca mais você me chame para uma sacagem dessas, um cara que só pensa nas coisas dele e nos irmãos dele. É mesmo filho da mesma mãe e do mesmo pai. Para não dizer outra coisa.
    Que cara fila da puta é esse rapaz?
    Até os tijolos que me prometeu e umas telhas, até hoje não me entregou. Tenho até vergonha de dizer que sou eu, mais digo esse sacana que ele perdeu um aliado e se eu até aceitar, só por muito grana seu sacana.

    ResponderExcluir
  20. É ASSIM QUE SE TRABALHA KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).