terça-feira, 10 de novembro de 2009

CARTA DE RENÚNCIA E DESFILIAÇÃO


10/11/2009
Eu, Edgardo Pessoa Filho – GAL, venho através desta, anunciar minha renúncia ao cargo de Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Xiquexique - BA, bem como minha desfiliação a esta agremiação política, como forma de protesto pelos motivos abaixo citados.
Na última eleição para o governo do Estado, apoiei a candidatura do companheiro Jaques Wagner, não somente por ser do partido político ao qual deixo de fazer parte, mas por acreditar, assim como todo o povo baiano, que iríamos acabar com a política continuísta de perseguições, ameaças e apadrinhamentos. Acreditava que a Bahia poderia ser de TODOS NÓS, onde os programas sociais chegariam à população sem que políticos mal intencionados pudessem tirar proveito próprio, para se perpetuarem no poder. O povo deu a respostas nas urnas, elegendo Wagner em primeiro turno, dizendo NÃO a essa forma arcaica de governar.
A conjuntura era favorável, pois o desejo de mudança do povo, aliado ao grande prestígio do Presidente Lula, abriam caminho para que, enfim, pudéssemos acabar com toda aquela prática nefasta representada pelas oligarquias, tanto em nível de Estado, quanto de município. Assim, junto com valorosos companheiros e sem a estrutura necessária, percorremos todo o nosso imenso município, para mostrar que era hora de rechaçar as práticas que tanto oprimiam o nosso povo.
Não foi fácil. Lutando contra todo o aparato do poder público municipal, e também contra um velho deputado do PFL que sempre defendeu o carlismo na Bahia, conseguimos que Wagner obtivesse maioria dos votos em Xiquexique.
Entretanto, alegando a governabilidade, o governo Wagner aceitou em suas fileiras o mesmo deputado, outrora conhecido como “O Traíra do São Francisco” no governo Waldir Pires, abortando dessa forma os possíveis avanços políticos, sociais e econômicos em nosso município, permitindo a continuidade das velhas práticas impostas por este coronel, que no momento oportuno pulará para onde as pesquisas apontarem vitória, como sempre fez.
Assim companheiros e companheiras, diante das últimas atitudes do governo da Bahia, já nem sei, se em nome da tal governabilidade ou da reeleição, onde adversários passaram a dar as cartas sugando do governo cargos e poder, perseguindo os que comeram poeira e sal para eleger este governo, não me restam alternativas a não ser protestar, para que outros companheiros não paguem com o preço da ingratidão.
Como simples militante e filiado deste partido, que acredito ter ideologia na sua essência, mas que não tem força para exercê-la quando no poder, não posso mais aceitar a política de aliança imposta por este governo, que abandona os amigos, companheiros e aliados que deram suas vidas e seu suor para elegê-lo.
Descartar velhos companheiros, para fortalecer adversários de outrora, que lutaram para derrotar este governo e que impõem uma política de troca de favores onde pessoas inoperantes e parasitas continuam ocupando cargos estaduais apenas como fantoches a exemplo da Bahia Pesca, é inadmissível. Não pelo cargo, mas pela falta de respeito e imoralidade com o bem público. Elegemos este governo para fazer transformações e não para o continuísmo.
Não posso mais conviver e no mesmo partido com um governo que ignora os seus companheiros. A ingratidão é um ato cruel e desleal, como é uma grande virtude, o reconhecimento. Se não temos o voto no legislativo que o governo precisa neste momento, temos os votos que o fizeram governador em 2006.
Hoje, já não há diferença entre os governos passados e o atual, apesar de reconhecer avanços em várias áreas, mas muitas ações ainda são paliativas. Entretanto, os atos impensados para manutenção do poder descaracterizam a democracia e o que há de mais sagrado nas relações, sejam elas quais forem, que é a confiança. A esperança não está morta, mas tolerância tem limites!
As relações só valem à pena quando há reciprocidade, enquanto acreditamos um no outro, governo e povo, (eu sou povo), quando podemos defender o que acreditamos sem constrangimento e sem medo. Como sinto este governo, como mais um que está no poder, não posso assistir calado, tais ações para a conservação deste sistema político. Faço isso pelo povo que acreditou na mudança, como também como uma homenagem a todos que foram esquecidos e perseguidos, e em protesto contra aqueles a quem este governo deu guarida, em nome da governabilidade e da reeleição.
Não tenho cargos e nem preciso dos mesmos, busco apenas a paz da minha consciência, o respeito aos militantes, companheiros e aliados, que lutaram e aceitaram inclusive a divisão de cargos, de forma injusta, para que este mesmo governo pudesse GOVERNAR PARA TODOS e não apenas para os adversários que lutaram pela sua derrota.
Assim, venho por meio desta levar ao conhecimento dos companheiros de partido em todas as instancias, como também aos aliados, vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e até ao nosso Presidente da República e a imprensa, a minha renúncia ao cargo de Presidente do Diretório Municipal do PT de XiquexiqueBA, como também a minha desfiliação do referido partido, pelos motivos acima expostos.
Desta forma, fica abortada também a minha pré-candidatura a deputado estadual que vinha sendo discutida em Xiquexique e região.
Nunca desistirei das lutas por uma sociedade mais justa para todos. As mudanças, no entanto, acontecem quando temos a coragem de protestar contra atos que ferem a dignidade, respeito e a confiança de um povo, e as ações fisiologistas que o governo Jaques Wagner adota, é um ato contra todos nós que acreditamos neste governo.

Xiquexique, BA, 10 de novembro de 2009.
Edgardo Pessoa Filho – GAL

27 comentários:

  1. Parabéns, Gal por sua titude madura e sensata!
    Não há diferança entre as práticas do governo Wagner e os governantes anteriores. A não ser pela covardia e ingratidão praticada por esse governo.
    O politicos fazem seu jogo de troca de partido e perpetuação do poder, certo ou errado não importa, pior do que eles são aqueles se comprometeram com a acabar com esse tipo de situação e não obstante a isso. não só apoiam, mas financiam a manutenção desses caras que eles prometiam combater.
    Isso não é exclusividade de Xiquexique está acontecendo em toda Bahia!

    ResponderExcluir
  2. VOCE JA DEVIA TER SAIDO ERA ANTES, ESSE PARTIDO ESTA CHEIO DE TRAIDORES,EMPREGUO O FISIOOGISMO POLITICO COMO FORMULA DE ADMINISTRAR.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Gal pela sua atitude corretíssima.

    George S. Figueiredo

    ResponderExcluir
  4. A MANEIRA QUE ESSE GOVERNO ENCONTROU PARA GOVERNAR A BAHIA VAI DE ENCONTRO COM TUDO QUE FOI DEFENDIDO DURANTE A CAPANHA QUE O ELEGEU GOVERNADOR.

    PARABÉNS GAL POR ESSA ATITUDE MADURA.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Edgardo Pessoa Filho

    O PT morreu. Conclamo os senadores e deputados, vereadores e outros politicos petistas, e que ainda possuam um pouco de respeito por si, que entrem com uma ação na justiça garantindo os seus cargos que lhes foram outorgados pelo povo, e saiam do PT. O outrora partido da etica e moralidade na politica se converteu num traidor do povo e de seus proprios ideais. O opio do poder inebriou e prostituiu esse partido. O PT me traiu e traiu milhões de brasileiros, mas o pior, traiu seus proprios ideais. O PT não é mais Partido dos Trabalhadores, mas partido dos traidores. Mas pagarão um alto preço nas urnas.

    ResponderExcluir
  6. Edgardo Filho!
    Fica difícil a bahia ter jeito, os ideais de uma mudança ainda está por vir, acredito que em Xique Xique acontece o mesmo, Jaques Wagner está sendo a segunda decepção, depois de Waldir Pires. Pessoas como vc que teve coragem de se desfiliar do PT, concerteza receberá a recompensa do povo, continue a sua luta e o ideal de uma Xique Xique melhor, governada por pessoas sérias. Tenho certeza que a prática nefasta com essas oligarquias de XX está no fim pq o povo não é besta!

    ResponderExcluir
  7. EX-petista de 2008
    Conclamo a todos expetistas a votarem em Paulo Souto, só assim daremos a resposta a este governo descarado de Wagner. Gal só não concordo em vc tratar mal ACM, porque este não era traíra e nem ingrato, ele dava a cezar o que era de cezar e para nós foi o melhor governador que a Bahia já teve em todos os tempos, vide a estrada do feijão tão bem feita, e tudo que nós temos devemos a ele. O companheiro Lula tambem não fez nada por nós, apenas conversa fiada. Portanto vamos votar no candidato carlista que com certeza seremos grato a quem sempre fez por nós.

    ResponderExcluir
  8. Calma, Gal! Você está apenas acordando do sonho no meio de um contundente pesadelo. As razões que você apresenta na sua carta de renúncia à filiação ao PT, poderia, certamente, ser dirigida ao Sr.Lula da Silva. Afinal, em nome da governabilidade do país, vem já de um bom tempo, associando-se com o há de pior na politicagem nacional. Vagner, é apenas uma consequência da esculhambação em que se transformou o país com a eleição, agravada pela reeleição do analfabeto de Brasília, segundo Caetano Velloso.
    Confesso, Gal, que jamais fui enganado pelo PT e, muito menos, pelo seu proprietário, Sr. Lula da Silva, desde que acompanho a políticagem nacional, há muitos anos e, posso lhe afirmar que, jamais conheci uma agremiação partidária que se assemelhasse mais a uma instituição criminosa como essa e, o que é pior, com o apoio dos Macunaímas, nós, o povo, os heróis sem caráter, cúmplices de tudo que ai está..

    ResponderExcluir
  9. Gal,
    Acho que essa sua saída é meramente uma jogada de quem quer ainda enganar alguns em Xiquexique.
    Essa sua cara de zé mané com essa gravata mal passada, não tem nada de besta.
    Na realidade você não vai sair, quer mesmo é que pessoas te implora para não sair. Sair de onde? se o PT em Xiquexique você já tinha matado a muito tempo? O seu irmão apenas deixaria de ter mais um partido para ficar dando ordens. Eu não tenho nada contra você, mais em relação alguém que tem condições de arrumar votos para o governo e você, certamente o governo nem mesmo sabe quem és. Mas posso afirmar que agora só está faltando o Sr Edson que foi para o terminal pesquiro e fica só desviando os peixes de lá para um tal restaurante alí mesmo, bem pertinho do terminal e vendendo em forma de moqueca. Além do gelo, que nunca ninguém sabe onde o dinheiro vai.
    Essas e outras posições de vocês é que fizeram do PT um partido de gente que somente queria o poder para fazer as mesmas coisas desses outros ladrões que já existiam no poder público da Bahia.
    Mas de qualquer jeito, se junte logo ao seu irmão Eduardo e arrume mais umas 5 mulheres também.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez a mediocridade endêmica de Xique-Xique invade este BLOG tais quais baratas e ratos. ( ao comentário das 13:57)
    Zeca, coloque aqui mesmo inseticida e raticida neles, deletando-os.

    ResponderExcluir
  11. "Prefiro nem comentar..."
    O cigano

    ResponderExcluir
  12. GAL SUA ATITUDE FOI CORAJOSA. QUANDO TODOS VÃO EM BUSCA DO PODER, VOCÊ RENUNCIA A ELE POR NÃO CONCORDA COM A MALANDRAGEM.
    PRECISAMOS DE PESSOAS ASSIM. QUE SIRVA DE EXEMPLO PRA OS POLÍTICOS DE XIQUE-XIQUE SEU GESTO.
    VOCÊ TEVE UMA ATITUDE GRANDE E TODOS AS PESSOAS INTELIGENTES DE XIQUE-XIQUE VÃO RECONHECER SUA CORAGEM. PARABENS, O PT NÃO TE MERECE. E TOMARA QUE ELE AFUNDE.

    ResponderExcluir
  13. Gal, estou solidario com você. Hoje houvir, atentamente seu pronunciamento na Radio Cactus,onde cinto sua magoa, com este tipo de politicagem retrograde do Governo Wagner.O governo deveria era contruir a estrada XX a Irecê, não está se preocupando com besteiras que não vai a lugar algun. Quero discordar, quando você coloca o Deputado Braga, como um do responsaveis por sua saida, o culpado de tudo é esse Governo, inoperante, inoperante como mutos do PT aqui de Xique-Xique. Outro ponto que não concordo quando você falou na radio, que um outro motivo foi a demissão do Geraldo Severiano, Geraldo não é merecedor de cargo algun, se lembra quando falei com você, de Geraldo, que era um forasteiro, tirado a conquistador de mulher casada, que nunca quiz dá um prego em uma barra de sabão, vivi sustentado pela mulher.O governo mais uma vez peca, tirar Geraldo Sim, mais não dar cargo ao Traira. Vamos a frente Gal estou solidario, a você, só não vou aceitar, sua volta ao PT (PARTIDO DA TRAIÇÃO), pois tem você como a unica reserva moral de Xique-Xique, para estar na disputa das Eleições em 2012.

    ASS. Você já sabe que sou Eu.

    ResponderExcluir
  14. ó meu povo...tinha unzim aí mi confudindo cum esse tali de gali...mar ieu num me disfiliei du partido do camião do lixo qui tá nuzubaí não...
    ieu vô é atrás desse tali de gali qui tá pt da vida pá me ajudá nessa luita de pegá o camião do lixo nas catinga e trazê pá xiquixiqui...
    esse mi nino vá lá nas ofocina desse mi nino e pega as ferramenta pá gente pegá esse camião do lixo na marra...parece qui agora o lixo vái saí de carrada dos gabinete cum esse tali de gali de lixêro independenti...oxe ...agora rai mermo...

    ResponderExcluir
  15. O nosso grande Gal
    é um caba destemido
    rompeu com Jáqui Vágni
    De quem já foi amigo,
    sem tirar nenhuma vantagi.
    O jáqui foi um bandido,
    E na maior da falsidade
    beijou a face do inimigo
    Inda abraçou aquele cão,
    traindo o nosso partido
    Todo o PT da nossa cidade
    E a estrada do feijão.

    ResponderExcluir
  16. Gal, vá ser feio assim na casa do chapéu

    ResponderExcluir
  17. Oxe, quem jah viu homi qe eh homi ser bunito?
    o qe vale eh ter um chapeuzim
    bem grossim
    nas ponta do negocim.

    ResponderExcluir
  18. todo dia eu chamo meu caro zeca
    pra fazer cooper, e ele nessa teimosia
    nunca aceita.

    Agora que meu caro Gal saiu do pêtê
    eu vou chamar ele. Eta pêtê qe se indireitou
    deixando de se isquerdar .

    Oie Gal eu saio as 5 e meia da manhã pra fazer cooper.

    Gal vc vai precisar, moço......
    Zeca, seu teimoso, eu vou amanhã
    caminhar pela estrada da carnaúba.
    Meu caro zeca, vamos lah moço.. Desenferruje as perna. bem agora vou tirar meus ronco, pois vou acordar cedim pru cooper.

    ResponderExcluir
  19. BRAVO,GAL!NAO ESPERAVA ATITUDE DIFERENTE SUA...O PT AFASTOU-SE DE SEUS IDEAIS INICIAIS QUE SAO A BASE DE SUSTENTACAO IDEOLOGICA DESTE PARTIDO QUE INCLUSIVE ARREBATA SEGUIDORES , ELE NO MOMENTO MOSTRA-SE DESCARACTERIZADO E CONTAMIDO PELA CORRUPCAO. A MEDIOCRIDADE DE SEUS MEMBROS MAIS ILUSTRES( PRESIDENTE E GOVERNADOR)PROPORCIONAM ABERRACOES COMO ESTAS QUE ASSISTI-MOS EM NOSSA REGIAO.O BRASIL CLAMA POR OUTRO PARTIDO QUE REALMENTE DEFENDA O TRABALHADOR E O CIDADAO.

    ResponderExcluir
  20. O nobre deputado, conhecido como traíra do São Francisco, sempre usou do pior que a política(gem) pode oferecer, para se perpetuar no poder. Antes, pelo menos, aos olhos do público pousava de bom mocinho e cordial com os opositores. Mas, depois dessa renúncia de Gal, o mesmo mostrou a sua verdadeira faceta. No blog Por Escrito, que publicou trechos dessa carta renuncia de Gal, o deputado mandou justificativas, que além de se mostrarem mentirosas, são incoerentes, para tentar, como é do feitio de seu grupo ,que na ausência de argumentos, tenta desqualificar qualquer pessoa da oposição.
    Primeiramente, o deputado diz que Gal esta no PT ha apenas 3 anos. Ora, sou filiado a este mesmo partido desde 2004, e quando dele comecei fazer parte, Gal lá ja estava há alguns anos. Portanto, afirmação MENTIROSA desse deputado que me surpreendeu por se expor de maneira tão ridícula, e num veículo que traz informações a nível de estado. Segundo, o mesmo disse que Gal (e o PT), na ultima eleição para prefeito, participou de uma coligação nunca antes vista na Bahia, citando entre outros partidos o PR. Ora, se o PR é um partido que não deveria estar coligado com o PT, o que fez o nobre deputado entrar neste mesmo partido, para apoiar o governador? Será que a sua memória anda curta? será que vem sofrendo de incoerência? Ou será que é pra ficar livre para pular para qualquer um que ganhe as próximas eleições? Hein traíra do São Francisco?

    ResponderExcluir
  21. GENTE DEIXEM DE CHOURO, QUALQUER POLITTICO QUER É QUEM TEM VOTO, QUEM VAI DEIXAR DE COLIGAR COM DEP REINALDO BRAGA,QUE TEM 8.000 MIL VOTOS PARA COLIGAR COM GAL, QUE SÓ TEM 190,VOTOS,VOCES SAO LOUCOS? A REALIDADE É QUE O GOVERNADOR NEM CONHECE GAL.DEIXE DE DRAMA GAL A QUI NIGUEM ENGOLE ISSO NAO! CRIATURA DAS GRIFES POR MIM VOCE JÁ SAIU TARDE.A ANTES QUE EU ME ESQUEÇA,O SEU TERNO É RIDICULO.

    ResponderExcluir
  22. Gal, parabéns. A mesma quantidade de votos que Governador Wagner conseguiu em Xiquexique mais de dez mil votos, ele vai perder com o tríipulo.

    ResponderExcluir
  23. o cara de 13:57 ou seja Jorge Meira kkkkkkkkkkkkkk tá com dor de cotovelo kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. ESSE GAL É SEM MORAL,TODAS AS VEZES QUE O GOVERNADOR, ESTEVE EM XX, O IQUINOROU.NA CÂMARA PEDIU QUE O SEGURANÇA TIRASEM ELE, PARA QUE O GOVERNADOR ENTRASE, NA OPERÁRIA SIMLESMENTE OLHANDO PARA GAL, COMO SE FOSSE QUALQUER UN DE NÓS, NEM SE QUER MENCIONOR O SEU NOME! ENTÃO NA MINHA OPINIÃO UMA PESSOA DESSA SÓ TEM UM NOME É SEM MORAL.

    ResponderExcluir
  25. Gente para com isso e vamos trabalhar para comprar farinha?
    Eu somente vi um cara com moral com o governador aqui que foi Jarbas Meira, o home até levou o governador para inaugurar o seu diretorio, eu vi e eu estava lá com a uma galera que veia da marreca. Vi o Governador sentado do lado dele e cochichando com Jarbas Meira. Eu vi

    ResponderExcluir
  26. Concordo com o anônimo aí, pois eu também estava naquele dia lá. Nunca vi o Gal com nenhuma autoridade aqui em Xiquexique, nunca vi, embora Gal acho que você devia ter saído mesmo pois a humilhação como PT estava grande. Parabéns!
    Agora, esse tal de jacó veio de onde, moço? Dessa turma aí da jovem guarda, acho que o melhor nome mesmo é o de Jarbas Meira, pois o cara tem classe e uma forma de falar bem massa, além de ser bem legal com as pessoas.

    ResponderExcluir
  27. O PT TA MORRENDO DE MEDO DA SAIDA DESSE COITADO!!! ELE SE ACHA IMPORTANTE!! MAS EM XIQUE-XIQUE, ELE NÃO PASSA DE UM ZÉ NINGUEM!! NEM A MULHER ELE GOVERNAVA! VAI TER MORAL PRA GOVERNAR UMA CIDADE!! ME POUPE VIU!!!

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).