domingo, 8 de novembro de 2009

MORRE ANSELMO DUARTE

08/11/2009
DIVERSAS FONTES
Morreu na madrugada de sábado, aos 89 anos, Anselmo Duarte, o único cineasta brasileiro premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.Anselmo estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e não resistiu a um acidente vascular cerebral, segundo informou a assessoria de imprensa do hospital. O enterro será realizado neste domingo, em Salto, a 105 km de São Paulo, onde ele nasceu.
Anselmo Duarte começou sua carreira no cinema como "extra", num filme do norteamericano Orson Welles, que nunca foi terminado. Nos anos 50 foi galã, atuando ao lado das mais famosas "mocinhas" como Tonia Carrero, Eliana Macedo, etc... Em 1957 fez sua estréia como diretor de cinema, com o filme Absolutamente Certo, onde também atuou como galã. Daí em diante foi uma sequência de sucessos como diretor, que culminou com o filme O Pagador de Promessas (1962), filmado em Salvador, e que ganhou a PALMA DE OURO no festival internacional de Cannes/França onde competiu com celebridades do cinema mundial, como o espanhol Luis Buñuel, o italiano Antonioni e o francês Bresson.
**********//////////**********
Esta é uma singela e sincera homenagem nossa, ao grande artista que acaba de partir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).