segunda-feira, 7 de junho de 2010

A PODA DE ÁRVORES DA CIDADE





07/06/2010
BZ PRESS

Xiquexique é uma cidade de clima quente, sol inclemente, como qualquer outra cidade do semi-árido nordestino. Sombra e o verde das árvores, são portanto, artigos de primeira necessidade. Na cidade ainda há o conceito de que as árvores que estão à porta dos imóveis (residenciais ou comerciais) são de propriedade do dono do imóvel. Não queremos discutir esse conceito, pois não é este o objetivo desta matéria.

Dentro do conceito de que a árvore tem um dono, este dono, de tempos em tempos, manda "podar a sua árvore" de acordo com o seu próprio gosto ou sua própria visão. Para fazer economia de alguns trocados, muitos "donos" de árvores, cortam quase toda a folhagem de "suas" árvores, porque deste modo a necessidade de outra "poda" vai ser mais distante. O conceito de "economia", prevalece sobre o conceito da necessidade do verde e da sombra. Embora errado, se entende.
O que não se entende é que podadores a serviço da prefeitura cometam o mesmo tipo de erro. Agora mesmo, estão "podando" as árvores da Avenida J. J. Seabra, a ptretexto de torná-las mais bonitas para a Festa da Cidade. Uma das equeipes, faz um serviço adequado, podando a árvore, mas deixando o máximo de verde e de sombra. A outra equipe, faz como os "donos" das árvores, como se quisessem espaçar a necessidade da poda tenando economizar uns trocados.
Na primeira foto à esquerda, vê-se uma árvore "depenada" e ao fundo árvores corretamente podadas, mantendo sombra, verde e beleza. Na foto da direita, uma árvore totalmente depenada por prepostos da PMXX, sem beleza e sem sombra, e na foto grande, a generosidade da sombra e do verde da Praça da Caldeira. O leitor ou leitora pode muito bem decidir o que é melhor para a cidade. Prefeito mande o seu pessoal orientar o pessoal encarregado da poda. A cidade agradece.

5 comentários:

  1. zeca o povo precisa saber das coisas e voce nao pode se clar e deixar tudo como tá. voce pode ajudar agetne dizendo quem e os funcionarios que sao parentes de quinquinha. a camara de vereadores tá pistiada da familia dele e ninguem diz nada.

    ResponderExcluir
  2. quem planta arvore na porta é o dona sim, ou vc axa que é direito seu se apoderar da sombra alheia? O cara tem o trabalho de plantar, adubar, molhar e etc e não é dono? O dono deve ser vc que coloca seu carro nas portas alheias e impede que quem plantou e cuidou da planta durante anos usufrua da sombra. Só em xx..

    ResponderExcluir
  3. Pois as arvores que mandei construir canteiro, plantar,e etc, é MINHA, que venha um imbecil me dizer que a arvore e tudo que ela possa proporcinar não seje minha...Zeca, arranque e plante na sua porta...

    ResponderExcluir
  4. esse camarada agora quer dá conta até das arvóres plantadas nas portas, vai caça uma trouxa de roupa porra...

    ResponderExcluir
  5. O ser humano se revela pelas mínimas coisas. É preciso ser uma pessoa muito mesquinha para tentar privatizar a sombra de uma árvore que está na via pública, mesmo que tenha sido plantada e cultivada por ela. É de se perguntar se esta pessoa não desfruta de coisas com as quais nunca contribuiu. Deus meu, quanta mesquinheza, que espírito involuido!
    Uma pessoa dessas não acha, axa!

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).