G1, ESTADÃO, BZ PRESS
Às 8:00 horas desta manhã de hoje, as forças policiais apoiadas por efetivos das froças armadas, começaram a invasão do complexo de 14 favelas do Morro do Alemão, onde vivem 400 mil pessoas . Os canais Globo News e Band News estão transmitindo ao vivo a mega-operação, uma ação policial-militar, bem planejada e bem coordenada.
Há a crença de que essa operação consiga resultados nunca dantes alcançados, face à mudança de posição da população dos morros, que cansada de sofrer violência, resolveu colaborar com as forças policiais.
Os policiais estão sendo considerados como heróis. Neste momento é anunciado que há um completo controle sobre a área do Complexo. Muitos soldados do exército estiveram no Haiti, o que lhes dá uma experiência em operações semelhantes.
OPERAÇÃO CONTA COM 2.600 HOMENS
Cerca de 2.600 homens das Forças Armadas e das Polícias Militar, Civil e Federal se preparam para entrar no Conjunto de Favelas do Alemão a qualquer momento. Na tarde de sábado (27), veículos blindados avançaram à entrada da comunidade e mais de trinta suspeitos foram detidos e levados para uma delegacia da região.
A megaoperação de cerco ao local inclui 800 soldados paraquedistas, a tropa de elite do Exército, 200 fuzileiros navais, que transportam a tropa, 300 agentes da polícia federal e 1.300 policiais militares e civis do Rio. Ainda na tarde de sábado, blindados do Exército chegaram a entrar na favela, mas saíram pouco depois.
POLÍCIA ACHA OBJETOS DE LUXO EM CASA DE MULHER DE TRAFICANTE PRESA NA BARRA
Policiais encontraram uma série de objetos de luxo na casa da mulher do traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, apontado como chefe do tráfico de drogas no Morro da Mangueira. Ela foi presa na manhã deste sábado (27) na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Entre os objetos havia uma geladeira avaliada em cerca de R$ 10 mil, vários computadores, laptops, TVs de plasma e outros eletrodomésticos caros.
De acordo com o chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, ela é a sexta mulher de traficante a ser presa em operação que visa "sufocar" o tráfico.

Só a geladeira encontrada em apartamento estaria avaliada em R$ 10 mil.
Segundo chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, ação visa 'sufocar' o tráfico.
Para fugir do cerco da polícia no Conjunto de Favelas do Alemão, um traficante se disfarçou de pastor evangélico e, com a Bíblia na mão, seguiu viagem rumo a Volta Redonda, no Sul Fluminense. No entanto, a fuga do criminoso foi frustrada na tarde deste sábado (27) pelos agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).
Apesar do clima tenso, o Rio de Janeiro teve neste domingo (28) a primeira madrugada sem ataques desde o início da série de ações criminosas, há uma semana. No entanto, mesmo com o reforço da Polícia Militar no patrulhamento das ruas, alguns moradores preferiram passar a noite dentro de casa e parte do comércio não abriu.
Segundo a polícia, não houve registro de veículos incendiados entre meia-noite e 6h. Prestes a ser ocupado por policiais e militares, o Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte, também teve uma madrugada de aparente calma, com poucos tiros.
Segundo PM, não há registro de carros incendiados entre meia-noite e 6h.
Conflitos no Rio completam uma semana e já deixaram mais de 30 mortos.
OPERAÇÃO RESCLADO
Uma vez que o morro está ocupado, agora começa outra parte delicada e difícil, que é a completa e minuciosa vistoria de cada casa, na tentativa de separar morador de bandido. A colaboração da população, é parte importantíssima nesta fase. Cuidados especiais também foram totados para esta fase, como o apoio de uma móvel do Instituto Félix Pacheco, para ajudar na identificação de eventuais bandidos.
MIGRAÇÃO DA BANDIDAGEM
Se a decisão do governo do Rio de Janeiro, apoiado pelas forças armadas nacionais, lograr êxito, de banir o crime organizado das favelas do Rio, há o rico de que esses marginais migrem para outros estados, especificamente para o nordeste, em cidades como Salvador, Maceió, Recife ou Fortaleza. Essa possibilidade é admitida por "experts" em criminalidade.








Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).