Para dom Odilo Pedro cardeal Scherer, arcebispo de São Paulo, o Bolsa Família ajuda as famílias pobres, mas transformou-se numa ferramenta eleitoral que distorce o sistema político. Essa avaliação, feita em outubro de 2007 ao então cônsul-geral dos EUA em São Paulo, Thomas White, consta de telegrama diplomático obtido pelo site WikiLeaks. A organização teve acesso a milhares de despachos. A Folha e outras seis publicações têm acesso antecipado à divulgação no WikiLeaks. Quando questionado sobre o Bolsa Família, d. Odilo afirmou que o programa tem efeitos contraditórios.
Do lado positivo, ajuda concretamente os pobres e faz com que mais dinheiro circule nas comunidades. Se as famílias observarem as regras, mantendo as crianças na escola e as vacinando, o programa pode trazer benefícios de longo prazo. Do lado negativo, o cardeal ressalta o risco de os beneficiários desenvolverem dependência da bolsa e diz que a associação do programa com o governo federal e o PT o transformou num instrumento eleitoral que distorce o sistema político. (Folha)
BZ-Os antigos coronéis faziam assistencialismo com os pobres em troca do voto. Os políticos hoje fazem o mesmo assistencialismo com os pobres em troca do mesmo voto. A diferença: os primeiros faziam com seus recursos próprios, os atuais fazem com recursos do povo, recursos públicos. O bolsa-família precisa evoluir do assistencialismo para o educacional. Ensinar a pescar em lugar de dar o peixe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).