quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

INTERNACIONAIS

02/12/2010


Casal Garotinho fazendo m....

SUÍÇA VAI DEVOLVER US$ 28 MI DESVIADOS PELO PROPINODUTO
Jamil Chade / CORRESPONDENTE / GENEBRA - O Estado de S.Paulo
As autoridades suíças confirmam que vão devolver o dinheiro desviado pelo "propinoduto", mas querem garantias de que os recursos acabarão mesmo nos cofres públicos brasileiros. O Ministério Público suíço está reunido com representantes do Ministério da Justiça nesta semana para negociar a devolução de US$ 28 milhões desviados por fiscais de renda do Rio e que estão bloqueados há anos em Berna.
Dinheiro foi depositado em banco suíço entre 1999 e 2000, em contas de fiscais de renda do Rio de Janeiro
Segundo as investigações, o dinheiro viria de propinas pagas por empresas em troca de benefícios fiscais. O ex-subsecretário da Administração Tributária do Rio na gestão de Anthony Garotinho (PSB), Rodrigo Silveirinha, era responsável pela fiscalização de cerca de 400 empresas. Ele trabalhava com Garotinho desde 98 e também foi coordenador econômico de Rosinha Garotinho (PSB) na campanha ao governo do Rio.

EM DOCUMENTOS VAZADOS, EUA CRITICAM PLANO DE DEFESA BRASILEIRO
Novos documentos revelados pelo site WikiLeaks nesta quarta-feira (1º), mostram críticas por parte do ex-embaixador americano no Brasil ao Plano Nacional de Defesa anunciado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em em dezembro de 2008. Segundo o telegrama enviado em janeiro de 2009 por Cliford Sobel (leia o original na íntegra, em inglês) a Washington, o plano dá mais ênfase à “independência” no controle de armamentos do que ao “uso eficiente de recursos”, e que o governo brasileiro dará prioridade à alianças com nações que estejam dispostas à transferir tecnologia. ”A formação socialista do PT do presidente Lula é evidente nos esforços de engenharia social através de serviço militar obrigatório, em prejuízo de uma defesa mais eficaz”. Suspeita-se que os submarinos nucleares, vendidos pela França ao Brasil, são de tecnologia obsoleta e não passam de "elefantes brancos". (G1)

Um comentário:

  1. Egos feridos

    A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, está rebolando pelo mundo para acalmar os egos feridos pelos milhares de documentos diplomáticos sigilosos que o WikiLeaks vazou. Pois, na verdade, o ego de muitos, dentre os quais os governantes europeus, foi a primeira baixa deste vazamento sem precedentes. Mas, mal comparando, os telegramas americanos não chegam nem aos pés do que o ex-embaixador do Reino Unido no Uzbequistão, Craig Murray, escreveu em seu livro "Diplomacia Suja" sobre a Guerra contra o Terror. Mas, neste mundo, egos parecem valer mais do que segredos.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).