DILMA DIZ AO PMDB QUE PETISTA PAULO BERNARDO ASSUMIRÁ COMUNICAÇÕES
A presidente eleita, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira à cúpula do PMDB que Paulo Bernardo (PT) assumirá o Ministério das Comunicações. Se Bernardo, atual ministro do Planejamento, assumir o controle no governo dilmista, a pasta sairá da cota do partido. Hoje, o ministro das Comunicações é José Artur Filardi, ex-chefe de gabinete de Hélio Costa (PMDB) – à frente da pasta até deixar o cargo para se candidatar ao governo de Minas. Dilma fez a afirmação durante reunião com o seu vice, Michel Temer (PMDB-SP), e os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Durante o encontro, a petista disse que a legenda também perderá o controle da Integração Nacional, pasta disputada pelo PT e PSB. Os peemedebistas discutem nomes para o ministério dilmista, mas não devem continuar com as seis atuais pastas (Comunicações, Integração, Agricultura, Defesa, Minas e Energia, Saúde, além de Banco Central). Tudo indica que fechem em quatro ministérios, com a possibilidade de assegurarem mais um. Mais cedo, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou o nome de Sérgio Côrtes para o Ministério da Saúde. Côrtes é seu secretário para a área no Estado. (Folha)
![]() |
| Senador Valadares |
VALADARES É CONVIDADO PARA TURISMO; DUTRA DEVE ASSUMIR NO SENADO
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) foi convidado pela presidenta eleita Dilma Rousseff para assumir o ministério do Turismo no lugar de Luiz Barreto, ligado ao PT de São Paulo. O convite foi intermediado pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em conversa no início da tarde desta terça-feira. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) foi convidado pela presidenta eleita Dilma Rousseff para assumir o ministério do Turismo no lugar de Luiz Barreto, ligado ao PT de São Paulo. O convite foi intermediado pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em conversa no início da tarde desta terça-feira. Valadares e Padilha negaram terem conversado sobre ministério. (iG)
PT AMPLIA GUERRA COM PMDB PARA CONTROLAR CORREIOS E BANCO DO BRASIL
Diante da perspectiva de comandar o Ministério das Comunicações, o PT planeja desalojar o PMDB da direção da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). O pedido será encaminhado pela cúpula do partido à presidente eleita, Dilma Rousseff. A ideia, no entanto, é passar um verniz de ‘desloteamento’ político nos Correios para apresentar a reivindicação como uma tentativa de profissionalizar a estatal, alvo de uma sucessão de crises nos últimos meses. A direção do PT aposta que o futuro ministro das Comunicações será Paulo Bernardo, atual titular do Planejamento, e já começou a vasculhar uma das chamadas joias da coroa. Há apenas quatro meses na presidência dos Correios, David José de Matos foi indicado pelo deputado Tadeu Filipelli (PMDB-DF), vice-governador eleito do Distrito Federal, mas também é amigo de Erenice Guerra, a ministra da Casa Civil que caiu em setembro, no rastro de acusações de tráfico de influência na pasta. Leia mais no Estadão.




Arca de Noela
ResponderExcluirSem cacife político próprio da candidata, foi montada ampla aliança para eleger Dilma presidente. Agora, os parceiros cobram seu naco de poder, tornando tensas as relações na montagem do futuro ministério. O PMDB rejeita o novo ministro da Saúde (Sérgio Côrtes, do Rio), indicado por Sérgio Cabral; outros reclamam da perda de espaço político ao lhes serem oferecidas pastas sem grande cacife. Além do Ministério da Pequena Empresa, Dilma pode ser obrigada a criar novas pastas para acomodar tantos e diversificados interesses. Será preciso mágica.