EM VISITA AO BRASIL, MCCAIN FAZ LOBBY POR CAÇAS AMERICANOS
Ex-candidato a presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2008, o senador do Partido Republicano John McCain, do Estado do Arizona, disse nesta segunda-feira à presidente Dilma Rousseff, em Brasília, que irá tentar fazer com que o presidente Barack Obama e o Congresso americano “deixem claro” que haverá transferência de tecnologia para o governo brasileiro no caso de compra dos caças americanos para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). Os Estados Unidos, através da Boeing, estão na disputa pela encomenda de 36 novos caças, por um valor mínimo estimado em R$ 10 bilhões. Os favoritos são os franceses Rafale. Também está na disputa os caças suecos Gripen. A principal crítica do governo brasileiro em relação aos caças americanos é em relação à transferência de tecnologia. “Há preocupação [do governo brasileiro] em relação à transferência de tecnologia. Eu pretendo voltar e fazer com que o presidente dos Estados Unidos e o Congresso deixem completamente claro que haverá transferência completa de tecnologia se o governo brasileiro decidir adquirir os nossos caças”, afirmou McCain, em entrevista após o encontro com a presidente Dilma, no Palácio do Planalto. McCain estava acompanhado do senador John Barrasso, também do Partido Republicano. No encontro com Dilma, que durou cerca de meia-hora, Dilma, McCain e Barrasso também falaram sobre as novas descobertas de petróleo na camada do pré-sal. (Folha)
EUA PEDEM QUE SEUS CIDADÃOS DEIXEM COSTA DO MARFIM
A Embaixada dos Estados Unidos na Costa do Marfim pediu aos norte-americanos que deixem o país em razão do acirramento do impasse político. Os países vizinhos da nação da África Ocidental consideram uma operação militar para forçar a saída do presidente Laurent Gbagbo e a posse de Alassane Ouattara, vencedor do segundo turno da eleição presidencial, realizada em novembro. Hoje, a consulesa norte-americana, Barbara Ensslin, disse que a embaixada não pode ordenar a saída dos cidadãos, mas ela pediu que os que podem deixar o país o façam enquanto os voos comerciais ainda estão disponíveis. “Façam as suas malas. Nós já fizemos as nossas”, declarou. A embaixada informou que se houver uma evacuação, os cidadãos serão responsáveis por suas despesas e que os suprimentos de comida e água devem se tornar limitados. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que Gbagbo perdeu o pleito realizado em 28 de novembro, mas ele se recusa a deixar o cargo. (Associated Press)
EUA ORDENAM QUE TWITTER ENTREGUE REGISTROS DE FUNDADOR DO WIKILEAKS
Nos Estados Unidos, um tribunal, ordenou que o site de relacionamentos Twitter entreguasse informações detalhadas sobre os registros do WikiLeaks e de diversos sites relacionados. A ordem faz parte da investigação criminal sobre o vazamento de documentos confidenciais. Em 14 de dezembro foi feita a solicitação pelo Departamento da Justiça dos EUA e publicada pela revista Salon.com, afirmando que os registros pedidos ao microblog são parte “relevante de uma investigação criminal em curso”. O documento ordena que o Twitter forneça informações sobre as contas de Julian Assange, do fundador do WikiLeaks, e de Bradley Manning, um analista de inteligência do Exército norte-americano acusado de vazar os documentos divulgados ao público no ano passado pelo WikiLeaks. As informações exigidas pelo governo incluem todos os registros de conexão e horários de sessão, os endereços IP usados para acessar o Twitter, endereços de e-mail e residenciais, além de dados de cobrança e detalhes de contas bancárias e cartões de crédito. O governo dos EUA está decidindo se deve apresentar acusações criminais contra Assange por ajudar a divulgar mensagens diplomáticas confidenciais norte-americanas, o que causou embaraços a Washington e a diversos de seus aliados. (Reuters)
CHANCELER ITALIANO DIZ QUE LULA TERMINOU MANDATO ‘DA PIOR MANEIRA’
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, afirmou hoje que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou seu mandato “da pior maneira”. Em entrevista ao programa televisivo local “Mattino Cinque”, o chanceler comentou sobre a decisão tomada por Lula no dia 31 de dezembro de manter o italiano Cesare Battisti no Brasil. “Não podemos permanecer assim, é uma questão de justiça que envolve vítimas inocentes e, em segundo lugar, é um dever moral [extraditar Battisti]. É necessário proceder para evitar que o caso de Battisti seja um exemplo”, disse Frattini. (Folha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).