sábado, 15 de janeiro de 2011

INTERNACIONAIS

15/01/2011

OBAMA SUSPENDE RESTRIÇÕES A CUBA
France Presse
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, levantou nesta sexta-feira uma nova série de restrições sobre vistos, transferências de dinheiro e viagens a Cuba.A política de flexibilização faz parte de um novo esforço americano de apoio ao povo cubano.
As medidas devolvem aos Estados Unidos, praticamente, a situação vigente no final da presidência do democrata Bill Clinton (1993-2001).
"A iniciativa aumentará o contato entre os povos e servirá de apoio à sociedade civil em Cuba, além de melhorar o livre fluxo de informação para os cubanos, contribuindo para promover sua independência", explicou o comunicado oficial.

PRESIDENTE DA TUNÍSIA FOGE DO PAÍS APÓS PROTESTOS
Em meio à onda de violentos protestos que já deixaram cerca de 20 pessoas mortas, o presidente da Tunísia, país ao norte da África, fugiu da capital, Túnis, nesta sexta-feira (14), após a expansão do movimento que já o tinha feito declarar estado de emergência nesta semana. Zine El Abidine Ben Ali governava o país desde 1987, somando 23 anos de poder. Entre as reinvidicações dos manifestantes, o controle da inflação, do desemprego, e da corrupção no país, além de maior abertura política. O exército local determinou que o primeiro-ministro, Mohammed Ghannouchi, assumisse o governo interino até que novas eleições sejam estabelecidas. Com informações do Estadão.

HUGO CHÁVEZ OFERECE AJUDA AO BRASIL POR ENCHENTES
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, lamentou nesta sexta-feira (14) as fortes chuvas que causaram grande destruição no Brasil. O presidente ofereceu “tudo o que estiver ao seu alcance” para ajudar o país. Chávez “deseja expressar sua solidariedade com o povo e o governo da irmã República Federativa do Brasil, e muito especialmente com os habitantes da região sudeste (…) afetados por fortes chuvas durante os últimos dias”, assinalou a chancelaria venezuelana. ”Reafirmamos a disposição do Governo Bolivariano de colaborar em tudo o que estiver ao seu alcance para aliviar a situação no Brasil”.
Chávez enviou “suas mais sentidas condolências” às famílias das mais de 500 vítimas fatais nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. ”Conhecemos bem os estragos deste tipo de desastre natural (…) porque nosso país enfrenta há semanas uma situação similar, que já deixou perdas humanas e materiais”, destacou a chancelaria. Desde o mês de novembro do ano passado, no norte da Venezuela, mais de 130 mil pessoas estão afetadas por fortes chuvas. (Correio)
BZ-Pura bravata. Hugo Chavez tenta criar um factóide e aparecer na"mídia".

EUA ATACAM BRASIL E EXIGEM MUDANÇAS
O governo de Barack Obama fez a mais dura crítica até agora sobre a onda de medidas protecionistas no Brasil e alertou que o governo de Dilma Rousseff terá de promover uma “mudança de atitude” se quiser fechar acordos comerciais. As declarações foram feitas ontem pelo embaixador dos Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC), Michael Punke. Segundo ele, as últimas barreiras estabelecidas pelo Brasil são como enfiar “um pau nos olhos dos parceiros comerciais”. Segundo o Estado revelou há um mês, o Brasil foi o país onde as importações mais cresceram no mundo em 2010, acima de 40%. A valorização do real e o crescimento do mercado doméstico têm sido os principais fatores desse avanço. Em resposta, o governo brasileiro adotou uma série de barreiras contra as importações em alguns setores, além de incentivar a produção local com regras de licitação pública favorecendo empresas nacionais. (Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).