quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

INTERNACIONAIS

119/01/2011

EUA FORAM ACONSELHADOS A 'SABOTAR' INSTALAÇÕES DO IRÃ, APONTA WIKILEAKS
estadão.com.br
LONDRES - Documentos diplomáticos dos EUA divulgados nesta quarta-feira, 19, apontam que um instituto de segurança alemão aconselho Washington a "sabotar" o programa nuclear iraniano em vez de atacar as instalações nucleares de Teerã diretamente, segundo informações do jornal britânico The Guardian.
Um telegrama do embaixada americana em Berlim aponta que o Instituto de Segurança e Assuntos Externos, financiado pelo governo alemão, disse a funcionários dos EUA que uma "política de sabotagem" seria mais efetiva que um ataque militar para frear o desenvolvimento nuclear iraniano.
Volker Perthes, diretor do instituto, se referiu a ações como "explosões inexplicadas, acidentes, ataques cibernéticos" que seriam "mais eficientes que um ataque militar, que poderia ser devastador para a região", de acordo com o documento.
Perthes confirmou ao Guardian os detalhes do documento e reafirmou que "acidentes inexplicados e falhas em computadores" seriam melhores que o militarismo, acrescentando ainda que "um conflito contra o Irã deve ser evitado".

AHMADINEJAD, O LIXO ATÔMICO: PROGRAMA NUCLEAR PROGRIDE, APESAR DAS SANÇÕES
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta terça (18) que o programa nuclear desenvolvido no país progride, apesar das sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e, unilateralmente, por vários países, como os Estados Unidos, o Canadá e o Japão. As informações são da rede estatal de televisão, a Press TV. A partir da próxima sexta (21), representantes do Irã e do grupo denominado P5+1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, China, França e Alemanha) reúnem-se para discutir o assunto.

BABY DOC É INDICIADO POR CORRUPÇÃO E DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO NO HAITI
estadão.com.br
O ex-ditador haitiano Jean Claude Duvalier, o Baby Doc, foi indiciado nesta terça-feira, 18, por corrupção e desvio de dinheiro público. Baby Doc, que retornou inesperadamente ao país após um exílio de 25 anos na França, foi detido à tarde no hotel em que está hospedado e levado para um tribunal de Porto Príncipe.
Ele foi ouvido pelo o promotor-geral de Porto Príncipe, Aristidas Auguste, Baby e pelo juiz Carves Jean, que deve decidir se existem provas suficientes para enviar o ex-ditador a julgamento.
Segundo o advogado de defesa do ex-ditador, Gervais Charles Baby Doc deixou o tribunal com sua esposa após ter sido interrogado e voltou para o Hotel Karibe, onde está hospedado.
É grande a pressão no Haiti para que o ex-ditador, que presidiu o país caribenho entre 1971 e 1986, seja processado por acusações de tortura e assassinato de milhares de pessoas durante seu governo. Ele também é acusado de desviar milhões de dólares.
BZ-A cadeia é o lugar apropriado para esse marginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).