sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

APÓS 30 ANOS NO PODER, HOSNI MUBARAK RENUNCIA NO EGITO

11/02/2011

Em um dia histórico para o povo egípcio, Hosni Mubarak renunciou à presidência, depois de 30 anos no poder. Ele passou o controle do país para o Conselho Militar.
Desta vez, Mubarak não foi à TV. A informação mais esperada nos últimos 18 dias foi divulgada pelo vice-presidente Omar Suleiman e surpreendeu a todos, que já não esperavam o recuo de Mubarak, que insistia em se manter à frente do governo do Egito. Horas depois, o Conselho Militar do país anunciou as primeiras medidas com a saída do então presidente. A cúpula vai demitir o gabinete ministerial e suspender as duas casas do Parlamento.
As Forças Armadas vão administrar o Egito com o chefe da Suprema Corte Constitucional. Segundo fontes militares, o ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, deve ser o chefe do Alto Conselho Militar que tomaria o controle do país. Um comunicado oficial do Exército deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira.
As eleições, enfim, livres e democráticas estão marcadas para setembro, e ainda é incerto se será adiantada. Ainda não há informações concretas sobre possíveis candidatos. Uma das principais vozes da oposição ao regime de Mubarak é Mohamed ElBaradei, que integrou os protestos em curso no país e se colocou à disposição para liderar uma possível transição do atual governo. O grupo Irmandade Muçulmana também é cotado para concorrer a uma vaga no novo governo, apesar de já ter se pronunciado afirmando que não planejam lançar candidato.
O certo, por enquanto, além da alegria nas ruas, é que as Forças Armadas prometeram garantir eleições livre e transparentes. Também anunciaram que vão levantar a polêmica lei de emergência no país, vigente há décadas, antes mesmo quando Hosni Mubarak chegou ao poder.

Um comentário:

  1. Efeito dominó

    Durante 18 dias o mundo inteiro olhou para o Egito e acompanhou o que, provavelmente, ficará marcado como uma das maiores manifestações populares deste século. Ontem, depois de mais um dia de protestos, Hosni Mubarak, ditador que comandou o Egito por quase três décadas, renunciou ao poder. A população, ainda nas ruas, comemorava subindo em tanques, abraçando soldados e produzindo mais imagens incríveis. Um brinde a esta primeira vitória do povo egípcio, pois o caminho para a democracia ainda é longo.
    A capital da Argélia amanhece hoje tomada de expectativa, argelinos e policiais, em razão de uma manifestação programada para este sábado contra o governo. A queda do presidente egípcio aumentou ainda mais a expectativa. De acordo com os jornais, mais de três mil pessoas estão concentradas no centro de Argel, mas um imenso contingente policial foi deslocado para evitar a manifestação popular pela segunda vez neste ano. A liberdade, pelo visto, mudou de continente.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).