A sessão desta sexta feira passada, teve como novidade os novos microfones e as mudanças na sua direção. O antigo presidente foi reeleito para mais 2 anos de mandato, o vereador Mirlan é o novo Primeiro Secretário, substituindo o vereador Nino Meira que agora é o novo Vice –Presidente da Câmara. Estavam presentes todos os vereadores.
Lida e aprovada a ata da sessão extraordinária de 14 de janeiro de 2011. Em seguida foi lido o material do Expediente. Aí começa a leitura de muitas indicações que vão desde a homenagem à mulher, a ser realizada sessão de 11/03 próximo, denominação de prédio escolar municipal. Lido o parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas, sobre a avaliação do relatório de prestação contas da PMXX relativas ao terceiro quadrimestre de 2010, que foi liberado para a tramitação regimental. Indicação para a construção de Residência de Estudantes da Zona Rural. Indicação da implantação da Pousada para acolher doentes da Zona Rural que vêm à zona urbana para tratamento médico. Indicação para melhoria habitacional num povoado quilombola, cujos habitantes ainda moram casa de taipa, habitat do barbeiro, o hospedeiro da doença de Chagas. Indicação para a instalação de um telefone público no povoado de Umburana, e no povoado de Juremal. Indicação para melhoramentos na estrada que liga a BA-052 ao povoado dos Currais. Indicação para melhoramento da estrada vicinal que liga o povoado de Marreca Velha à sede do município e uma ponte sobre o riacho de Chico Mongorreiro. Indicação de implantação de terminal de computadores com programa específico para deficiência visual. Indicação para pavimentação de rua no povoado do Rumo e a edificação de uma Praça Central.
Esgotado o tempo do Expediente entra-se na Ordem do Dia. Discutido e aprovado o requerimento estabelecendo em 11/03, a homenagem à mulher, com tempo regimental para cada vereador fazer a sua homenagem.
Vereador Padeirinho, em questão de Ordem, trouxe à tona, a necessidade de junções da CV junto à CODEVASF, com relação a uma solução e prosseguimento dos serviços do Esgotamento Sanitário. O vereador Eliecy, novo líder do prefeito na CV, esclareceu que o prefeito está empenhado em resolver o assunto, e já está programado para ir a Brasília com alguns vereadores, e em conjunto com os deputados e senadores baianos, tentar encontrar uma solução definitiva para o problema. O vereador Mirlan criticou duramente a CODEVASF, responsabilizando-a pelo problema, e afirmando que “nada que a CODEVASF começa, tem bom êxito, inclusive a prometida dragagem do canal do Guaxinin. Informou que em algumas ruas a PMXX vem fazendo reparos no pavimento. Reclamou que a sede da regional da CODEVASF que deveria estar em XX, está atualmente em Irecê. O vereador Zezinho das Baterias reforçou que desde o início á se sabia que a obra do esgotamento sanitário não seria concluído por falta de idoneidade das empresas contratadas, e falou de outra obra federal no Retiro da Picada, cobrou a realização de outras obras federais como a urbanização da Orla Fluvial. O vereador Ezermilson voltou a falar da impossibilidade da realização do trabalho do esgotamento sanitário, face ao reduzido preço da licitação. É necessário aditar valores adicionais para a complementação da obra. Para concluir o Vereador Padeirinho justificou sua preocupação, por ouvir várias reclamações na nossa rádio Cactus, e que a CV precisa mostrar ao povo que está acompanhando de perto o assunto, tentando as soluções possíveis. O presidente Joaquim Lopes Rabelo aditou que tais ações junto à CODEVASF, só em sentido depois que a nova administração nomear a chefia da CODEVASF, e encerrou a sessão.
NOSSOS COMENTÁRIOS:
1 – Parece que o vereador Mirlan quer bater o seu próprio recorde no número de apresentações de projetos e indicações apresentados. Ontem só deu ele.
2 – O vereador Padeirinho, uma vez mais acertou na mosca. Trouxe à baila um assunto importante e urgente.
3 – As críticas do vereador Mirlan à CODEVASF, embora pertinentes e procedentes, não nos parecem de bom proceder, vez que vamos depender da boa vontade dela para chegarmos a uma boa solução para este assunto. Melhor calar a boca hoje, que ter que morder a língua amanhã.
4 – Todos os vereadores falaram e falaram sobre o assunto dos maus serviços da EGC (empresa encarregada de construir o Esgotamento Sanitário), mas se esqueceram que muitos desses vereadores, pediram à mesma empresa, empregos para seus protegidos. Fica a lição: não podemos dever favores a quem estamos fiscalizando.
5 – Além da falha acima, há o papel ridículo do SAAE, que não tem qualificação técnica para fazer uma fiscalização como deveria ser feita. Os danos às muitas ruas, poderia ter sido evitado, caso o SAAE fizesse corretamente sua parte.
6 – As duas falhas acima, devem ser corrigidas no futuro, ou do contrário os erros da EGC poderão se repetir com a próxima empresa que vier concluir o trabalho, seja ela quem for.
7 – Os senhores vereadores não se lembram e nem citaram que a CODEVASF é um órgão do Ministério da Integração Nacional, controlado pelo ex-Ministro Geddel Vieira Lima, aliado da situação em Xiquexique, do prefeito. E mesmo depois que Geddel se desligou do ministério para concorrer ao governo da Bahia, continuou mandando no ministério, então sob o comando de seus indicados. Assumam esta responsabilidade senhores da situação.
8 – A nota negativa vai para o presidente da Câmara, que numa postura de arrogância, chega invariavelmente atrasado. Sequer pede desculpas pelos seus inexplicáveis atrasos. A sessão de ontem marcada para as 09:00 horas, começou às 10:13 hs., e terminou 40 minutos e 37 segundos depois, de acordo com a gravação que temos em nosso poder. Por mais de hora, estavam no plenário todos os vereadores, uns poucos populares, esperando a chegada do presidente. Um ou outro atraso eventual é compreensível e desculpável. Atrasos dessa magnitude, realizados com a freqüência que vem ocorrendo, é um abuso, uma falta de consideração e de educação. Ademais, queremos lembrar ao presidente da CV, que se ele próprio não respeita suas próprias determinações, como espera que os outros o façam.
Zeca, onde você acha que Quinquinha aorendeu algo como educação? Você está exigindo muito do pobre coitado. Refresca, tá?
ResponderExcluirZeca você é um cara doente, se a câmara e o prefeito cobram algo da EGC vc questiona, se não cobram vc questiona, já que você é um CABA tão RETADO porque vc mesmo não vai a BRASILIA na CODEVASF. Derrepente a mesma te escuta.
ResponderExcluira obra do esgotamento não é fiscalizada por prefeitura nem codevasf. você esta errado. leia o contrato, a fiscalização da obra cabia ao setor de de engenharia da codevasf. a prefeitura nem o saae tinham poder de fiscalizar formalmente. inclusive tinha um engenheiro da codevasf morando em xique-xique. cabia a ele a fisvalização.
ResponderExcluirKd o asfalto da rua 06 que Tantão prometeu?
ResponderExcluirA obra do esgotamento sanitário foi apenas uma obra Eleitoreira e descarada do PT já que LULALAU conseguiu eleger DILMÃO agora deixa as cidades pra la so daqui a 4 anos que ele vai precisar dos votos dos trouchas aqui.
ResponderExcluirTantão vamos em frente, estou com vc em 2012.Vc tem tem um grupo forte com Gal, Eduardo, bigodinho que é um articulador.
ResponderExcluir