Do G1, em São Paulo
Os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os brasileiros consomem 18,5 litros de álcool puro por ano. No continente americano, o valor é menor apenas que os do Equador (29,9 litros), do México (27,2 litros) e da Nicarágua (20,5 litros) (veja quadro abaixo). Os dados dizem respeito a pessoas acima de 15 anos que bebem (não à média da população).
País americano Consumo per
capita (em litros)
Equador 29,9
México 27,2
Nicarágua 20,5
Brasil 18,5
Uruguai 17,9
Guatemala 17,7
Belize 17,2
Barbados 16,9
Barbados 16,9
Estados Unidos 14,4
Dominica 13,3
Paraguai 12,8
No Brasil, 54% das pessoas que bebem escolhem cerveja. Destilados são a opção de 40%. Vinho responde por 5% e outros tipos de bebida somam 1%.
Segundo a OMS, o consumo global de álcool mata 2,5 milhões por ano, por causa das doenças relacionadas ao abuso da bebida. O valor é equivalente a 4% de todas as mortes no mundo, tornando o álcool mais letal que a Aids, a violência urbana e a tuberculose.
PENSEI QUE HJ IA LER SOBRE OS FATOS DA CÂMARA DE VEREADORES. PQ AINDA NÃO ESTÃO SENDO PUBLICADOS???? ELES AINDA NÃO VOLTARAM DE FÉRIAS!?!?!? OU É ZECA QUE ABANDONOU O NAVIO???? ABRAÇOS.
ResponderExcluirSangue novo
ResponderExcluirÉ das colunas da "Folha" que também sai uma importante constatação sobre o Egito atual. Eliane Cantanhêde aponta que dois terços dos egípcios têm menos de 30 anos e metade tem internet.
Jovens conectados estão fazendo a diferença, lutando pela liberdade. Usam para tal a liberdade quase que sagrada do mundo virtual, que teima em resistir às mais diversas ameaças.
Então, pergunta-se: como hoje alguém dorme em paz defendendo a censura da internet, sem contar a de outros meios de comunicação? Só mesmo se tiverem sangue velho e amedrontado correndo nas veias.
Exemplo egipcio
ResponderExcluirPrecisamos nos espelhar em exemplos com este do povo egipcio, que demonstrou vontade, determinação e coragem para ir às ruas e lutar por uma vida melhor. No caso, foi para derrubar um governo corrupto e ditatorial. A Tomada da Bastilha foi um basta do povo francês que vivia oprimido. Nós aqui, precisamos estar atentos aos desmandos do "regime democrático". Em nome da democracia comete-se as maiores barbaridades, falcatruas, conchavos e tudo permanece impune. Não vamos aceitar passivamente decisões que beneficiam alguns, em detrimento da população brasileira. Precisamos de uma escola pública eficiente, de qualidade, que produza resultados. Necessitamos de um atendimento médico de qualidade. À propósito, modestamente, aceitamos o mesmo atendimento que o Sr José Alencar e a Sra Dilma tiveram recentemente, bem como os planos de saúde dos produtivos parlamentares do nosso congresso e câmaras legislativas espalhadas pelo nosso país. Vamos permanecer atentos. Não vamos ficar calados assistindo passivamente aos desmandos governamentais. Acorda, Brasil.
A Câmara de Vereadores ainda está em REEECCCEEEESSSOOOOOO!
ResponderExcluirÔ Zeca, com todo respeito, me responda se a Câmara de Vereadores continua de recesso, como afirmara o anônimo acima.
ResponderExcluirÉ que se isso for verossímil, temos que entrar urgentemente com uma Ação Popular, porque estão descumprindo a Constituição Federal (Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.), aplicável à Câmara de Vereadores por força do princípio da simetria entre União, Estados e Municípios.
Perceba que já estamos em 13 de fevereiro, ou seja, há mais de 10 dias o vereadores de nossa cidade estão em atraso com os deveres de parlamentar, muito embora não deixaram de receber subsídio no período.
Isso é uma vergonha!
Por favor, Zeca, me explique o que está acontecendo, porque me lembro que já houve eleições para a Mesa da Câmara, mas o Sr. ainda não noticiou nenhuma sessão legislativa.
Atenciosamente.
Para a oposição das criticas tudo é uma vergonha, pena que seus gritos nunca dão em nada.
ResponderExcluir