sábado, 26 de fevereiro de 2011

ESTADUAIS

26/02/2011

IRECÊ: GOVERNO FEDERAL VAI DISPONIBILIZAR DOIS ÔNIBUS PARA VISITA DE DILMA
O Governo Federal vai disponilizar dois ônibus para os jornalistas que acompanharão a visita da presidenta Dilma a Irecê na próxima terça-feira. A presidenta vem primeiro a Salvador, onde abordará a questão da instalação do terminal de regaseificação da Bahia e, em Irecê, assinará contratos beneficiando trabalhadoras rurais.

CONDEÚBA: IMAGENS DE TUMULTO E VIATURA QUEIMADA
A ação das quadrilhas de assalto a banco no interior da Bahia envolve cada vez mais pirotecnia e audácia. E as imagens que envolvem essas investidas, como sempre, surpreendem. Nesta sexta-feira (25), mais uma prova da ousadia dos bandos ocorrida na cidade de Condeúba, no sudoeste do estado.Após assaltarem as agências do Banco do Brasil e do Bradesco, a quadrilha, formada por cerca de oito homens fortemente armados, decidiu jogar um malote de dinheiro no meio da rua, como forma de dispersar a população e dificultar a ação da polícia. Para garantir uma fuga ainda mais tranquila, os bandidos resolveram incendiar a viatura da polícia militar, que foi consumida pelo fogo. Clique aqui para ver mais imagens da ação criminosa. (BN)

PREFEITO DE VALENÇA DEIXA CIDADE APÓS PROTESTOS CONTRA VIOLÊNCIA
O prefeito da cidade baiana de Valença, Ramiro Campelo de Queiroz, deixou a cidade no início da noite de quinta-feira, depois de um protesto popular contra a violência na cidade. A medida foi uma recomendação da polícia do município, para garantir a segurança e a integridade física do prefeito. “Fui escoltado até o ferry boat, de onde segui para Salvador, por orientação da polícia. Minha casa é muito simples, sem muros, e fica muito exposta. Minha família ficaria suscetível”, afirmou, de acordo com informações do G1. O prefeito não nega a preocupação com a onda de violência na cidade. Com pouco mais de 88 mil habitantes, a cidade está entre os três municípios do interior baiano com o maior índice de violência, segundo Queiroz. “Temos enfrentado aqui muitos assaltos a mão armada, e alguns acabam em morte. Já estamos trabalhando para melhorar isso, e há um projeto para a urbanização da periferia. Porque com a péssima pavimentação, a ação policial fica mais difícil e as áreas se transformam em grandes esconderijos para os criminosos”, diz. Leia mais no Correio.

ESTUDO APONTA QUE VIOLÊNCIA CRESCEEM CIDADES DO INTERIOR
O estudo Mapa da Violência 2011, lançado pelo Instituto Sangari, no Ministério da Justiça, com dados sobre a violência no Brasil, revela que homicídios são a principal causa de morte da população de 15 a 24 anos–e que o tráfico de entorpecentes, em todas as regiões, é um dos principais vetores desta matança. A constatação mais marcante sobre a Bahia segue tendência nacional: a violência migra da capital para o interior. Seis municípios baianos têm taxas mais altas de homicídio do que a capital. Itabuna (98 homicídios por 100 mil habitantes), Lauro de Freitas (94,8), Dias D’Ávila (91,9), Eunápolis (89,6) e Camaçari (60,5). O caso mais grave é o de Simões Filho (152,6 mortes por 100 mil habitantes). Leia mais em A Tarde (para assinantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).