segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

KADAFI A BOLA DA VEZ?

21/02/2011
BZ PRESS/WIKIPÉDIA

O jovem coronel Kadafi e o egípcio
general Nasser, o grande inspirador
do panarabismo.

Muita gente não sabe quem é Kadafi. Muammar Abu Minyar al-Gaddafi, nasceu a 7 de Junho de 1942 em uma tenda beduína, no deserto, próximo à cidade líbia de Surt. Na juventude, integrou a Academia Militar de Benghazi, segunda principal cidade do país, e também integrou a Real Academia Militar (The Royal Military Academy) em Sandhurst, na Inglaterra, onde estudam os membros da família real inglesa.
Logo após a tomada do poder, Kadafi toma posse do país, como líder da revolução líbia com o título de Coronel, substituindo o deposto rei-em-exercício, Príncipe Ridah e o Rei licenciado para fins médicos na Grécia e no Egito. 
Declarou ilegais as bebidas alcoólicas e os jogos de azar, exigiu e obteve a retirada americana e inglesa de bases militares, expulsou as comunidades judaicas e aumentou decididamente a participação das mulheres na sociedade.
Kadafi anos atrás.

Na qualidade de presidente do conselho da revolução, nacionalizou a indústria do petróleo e converteu-se no primeiro representante do pan-islamismo. Nas décadas de 1970 e 1980 apoiou diversos grupos islâmicos de libertação nacional no Terceiro Mundo.
Durante muitos anos, foi um governante execrado pelo mundo livre. Patrocinava o terrorismo, inclusive o atentado ao jumbo da PANAM, que explodiu sobre a cidade britânica de Lockerbie. O avião Boeing 747-121 partira do Aeroporto de Londres Heathrow em Londres com destino a Nova Iorque, e explodiu no ar logo acima da cidade escocesa de Lockerbie, matando 270 pessoas (259 no avião e 11 na terra) de 21 nacionalidades diferentes. Deste total, 189 vítimas eram cidadãos dos Estados Unidos da América.
Em 1992 e 1993, a Organização das Nações Unidas impôs sérias sanções à Líbia acusando seu líder de financiar o terrorismo pelo mundo. Sendo essas sanções suspensas em 1999 pela mesma.
Em 1998 o chefe de estado líbio sofreu uma tentativa de golpe de estado, havendo recebido um tiro e tendo de ter sido operado às pressas. O golpe de estado fracassou e o regime foi mantido. 
Kadafi hoje

Na década de 2000, al-Gaddafi pagou integralmente indenizações às famílias dos mortos pelo atentado de Lockerbie. Na mesma década, o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, diz ter desmantelado o arsenal nuclear líbio.
É excêntrico, dizem que nunca dorme duas noites no mesmo lugar, e só o faz em tendas beduínas, montadas dentro dos seus palácios. Numa de suas idas ao Estados Unidos, queria armar uma tenda árabe no Central Park, em Nova Iorque.
Quando ascendeu ao poder era um jovem garboso e idealista oficial, hoje é um bizarro e bisonho ditador, amigo de Hugo Chávez, Ahmadinejad e outras pragas da geo-política mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).