sábado, 12 de fevereiro de 2011

NACIONAIS

12/02/2011

DILMA MANTÉM SEIS OBRAS NA LISTA DE IRREGULARIDADES GRAVES
Milton Júnior/Do Contas Abertas
A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada ontem no Diário Oficial da União, inclui seis grandes obras na “lista negra” de projetos com indícios de irregularidades graves. A paralisação destes empreendimentos foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que no ano passado apresentou ao Congresso Nacional uma relação de 32 obras. As principais irregularidades detectadas foram sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projeto executivo e problemas ambientais. Nenhum dos 18 projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que integravam a lista do tribunal terá recursos federais suspensos.

SEM INGERÊNCIA SOBRE CAÇAS OU AVIAÇÃO CIVIL, JOBIM PERDE PODER
Muito embora mantenha a agenda cheia para as próximas semanas, o ministro Nelson Jobim está contrariado no governo. Desde antes da posse da presidente Dilma Rousseff, o ministro acumula reveses dentro do governo, entre os quais o mais sério é a revisão do processo de compra dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), determinada pela presidente. Além da revisão da compra dos caças, o ministro sente-se desconfortável com o noticiário sobre decisões com as quais concorda, mas que são transmitidas como se fossem derrotas do Ministério da Defesa. Este é o caso, por exemplo, da retirada da aviação civil da órbita do Ministério da Defesa, com a qual concorda, mas sobre a qual gostaria de ter participação mais efetiva. Entre os amigos do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na área jurídica informa-se que Jobim pensou, inclusive, em abreviar sua permanência no governo. Ele pretendia ficar no máximo dois anos, tempo que julga necessário para consolidar o comando civil na Defesa e implementar a Estratégia Nacional de Defesa. Agora, analisaria a hipótese de sair neste semestre. (Valor Econômico)
BZ-Jobim nunca foi simpático à presidente Dilma, e sócontinuou ministro da Defesa por insistência do Lula, numa postura que no mínimo gera alguma suspeita. 

Um comentário:

  1. Me engana que eu gosto
    A presidente Dilma apareceu na televisão com a mesma conversa do LUla. "Vou acabar com a miséria", disse ela. O povo já está cheio de conversa mole. Ela pretende acabar com a miséria às custas dos cofres públicos. Iniciou o governo ganhando mais do que o antecessor, aliada a ministro (todos), senadores e deputados (todos) e insiste em não melhorar o ganho do salário mínimo, um dos piores da América do Sul. Quando foi secretária, em Porto Alegre, lá o prefeito tinha autoridade para demití-la. No comando da Nação, ela está rodeada de aproveitadores do Poder, como Temmer, Sarney, Renan e outros bichos politicos do Brasil.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).