sábado, 19 de março de 2011

ESCANDALÔMETRO

19/03/2011

TÉCNICOS QUEREM BARRAR PROJETO PARA REPATRIAR REMESSAS SONEGADOS
Técnicos dos três Poderes capitaneados pelo Ministério da Justiça divulgaram uma nota contra o projeto da lei que incentiva o repatriamento de dinheiro enviado ilegalmente ao exterior. Para o grupo, a proposta pode trazer limitação para a investigação de crimes financeiros. “Na contramão do esforço nacional e internacional de combater o nefasto crime de lavagem de dinheiro, o Estado estará auxiliando na realização da etapa final do processo de lavagem, qual seja, a integração à economia formal de valores ilicitamente expatriados”, afirma a nota. A manifestação é assinada pela ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), grupo de técnicos de 60 entidades públicas com objetivo de coordenar o combate a esses crimes. O grupo diz que o país tem aperfeiçoado a investigação contra crimes financeiros e, por isso, tem sido reconhecido por organismos internacionais. (Agência Estado)

JOSÉ CARLOS ARAÚJO VÊ JAQUELINE RORIZ COMO RÉ CONFESSA
Sob pressão externa, o Conselho de Ética da Câmara quer mostrar resultados e deve dificultar a vida da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada, num vídeo revelado em primeira mão pelo portal Estadão.com.br, recebendo dinheiro de Durval Barbosa, pivô do escândalo do “mensalão do DEM”, que seria fruto do esquema de corrupção do Distrito Federal (DF). Em entrevista ontem ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do colegiado que julga a conduta de parlamentares, José Carlos Araújo (PDT), mandou um recado a Jaqueline: “Não estamos na Câmara para passar a mão na cabeça das pessoas que têm desvio de conduta”. “Ela é ré confessa porque confessou que recebeu dinheiro e que foi para campanha, caixa 2. Dinheiro ilícito”, disse Araújo. Os integrantes do Conselho de Ética avaliam que as circunstâncias políticas, que incluem o começo de legislatura e um histórico negativo em julgamentos de mandatos, aumentam as cobranças para punir Jaqueline. “Acho que o caso dela servirá para resgatar a imagem da Câmara. Vou trabalhar com esse propósito”, afirmou. (Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).