terça-feira, 8 de março de 2011

INTERNACIONAIS

08/03/2011

HACKERS INVADEM COMPUTADORES DO GOVERNO FRANCÊS
O governo da França informou hoje que hackers atacaram computares do Ministério das Finanças do país em busca de informações sobre as economias do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo). O diretor da agência de segurança da França, Patrick Pailloux, afirmou que esse foi o maior ataque a computadores de seu governo, e que aparentemente o interesse dos hackers era sobre informações relacionadas com o G-20. A França dirige o grupo este ano, quando estão previstas uma série de reuniões importantes, incluindo discussões para a melhoria das relações entre as principais economias mundiais, EUA e China. (Associated Press)

CHIRAC É JULGADO NA FRANÇA POR USO IRREGULAR DE VERBA
Thierry Leveque, O Globo
Começou na segunda-feira o julgamento do ex-presidente francês Jaques Chirac por suspeita de uso irregular de verbas públicas, mas logo na primeira audiência o processo foi suspenso, possivelmente por vários meses, devido a um recurso de outro réu.
Chirac, de 78 anos, ultimamente tem mostrado aspecto cansado e fraco nas suas aparições públicas, e foi dispensado de comparecer ao primeiro dia de julgamento. É a primeira vez desde 1945 que um ex-chefe de Estado francês é julgado por acusações criminais.
O ex-presidente, ainda hoje um dos políticos mais populares da França, é acusado de se desviar verbas públicas para o seu partido durante a época em que foi prefeito de Paris (1977-95).
A audiência ocorre no mesmo plenário onde foi julgada a rainha Maria Antonieta em 1793, durante a Revolução Francesa.
Chirac começa a ser julgado após 11 anos de batalha judicial em torno das acusações de que ele teria usado verbas públicas para pagar salários a 28 funcionários fantasmas, com finalidades políticas.
BZ-Lá tal como aqui, também há desvios de verbas, corrupção, etc...Duas diferenças: o responsável vai a julgamento e não há prescrição desses crimes, portanto se condenado vai ter que cumprir a pena.

KADAFI ORDENA ATAQUE CONTRA REBELDES
Um jato atacou a cidade líbia de Ras Lanuf na manhã desta segunda e lançou foguetes contra dois postos de fiscalização . Segundo moradores, não houve mortos, pois o ataque foi impreciso, como os anteriores comandados pelo presidente Muammar Kadafi. A ONU informou que cerca de 1 milhão de pessoas necessitam de ajuda humanitária na Líbia e classificou a situação das cidades como “preocupante”. (G1)

GADDAFI E REBELDES REIVINDICAM O CONTROLE DE CIDADES
A Líbia está sob o domínio de um raciocínio cunhado, em 1917, pelo então senador norte-americano Hiram Johnson: “A primeira vítima da guerra é a verdade”.
O noticiário provido pelas fontes líbias oficiais deve ser lido pelo avesso. Dias atrás, o ditador Muammar Gaddafi dizia que não havia insurreição na Líbia.
Neste domingo (7), a TV estatal (des)informou que forças leais a Gaddafi haviam retomado quatro cidades: Zawiya, Ras Lanuf, Misrata e Tobruk.
Os rebeldes apressaram-se em dizer que não é bem assim. Um deles, que se identifica como Mohamed disse, em Misrata:
“Eles foram derrotados de forma magnífica e fugiram como ratos, deixando para trás jipes e tanques”.
Correspondentes da BBC também contestaram a versão oficial. Informam que também as cidades de Ras Lanuf e Tobruk continuam sob domínio dos rebeldes.
Seja como for, o repórter Jeremy Bowen, da BBC, recolheu da bruma de rumores um par de impressões dicotômicas.
Segundo ele, o regime de Gaddafi parece mais fortalecido nos últimos dias. Contudo, o ditador está também mais isolado.
A despeito do cerco, o repórter diz que a Líbia não deve repetir o Egito e a Tunísia. Por quê? O ditador líbio não parece disposto a renunciar. (G1)

OBAMA: OTAN IRÁ AGIR CONTRA KADAFI
O presidente americano Barack Obama afirmou nesta segunda (7) que a Organização do Tratado Atlântico Norte tem avaliado opções de intervenção militar em resposta aos conflitos na Líbia. Segundo Obama, a Organização irá se reunir em Bruxelas para estudar os meios de contenção das revoltas e dos ataques do governo de Muammar Kadafi contra os revolucionários oposicionistas. (BBC)
BZ-Não nos restam dúvidas de que os Estados Unidos e aliados europeus, não perderão esta oportunidade para destituir o corrupto e violento regime de Kadafi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).