sexta-feira, 11 de março de 2011

INTERNACIONAIS

11/03/2011

FORTE TERREMOTO ATINGE A COSTA DO JAPÃO
EFE |
Tremor de 8,4 graus na escala Richter provocou tsunamis em cidades do norte
Tóquio - Um terremoto de 8,4 graus na escala Richter atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão e gerou um alerta de tsunami, além de sacudir com força os edifícios em Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão. O tremor teria deixado várias pessoas feridas. O terremoto teve epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de dez quilômetros, na mesma região onde há dois dias ocorreu um tremor de 7,3 graus que não deixou danos. Fala´se em mais de 50 mortos e centenas de feridos. O "shinkasen" o trem-bala, que liga as principais cidades do país, foi paralizaso por medida de segurança. Agora há pouco um terremoto de intensidade 4,8, acaba de atingit o Havaí. Há alertas de Tsunamis em toda a área do Pacífico. 

TROPAS PRÓ-KADHAFI RECUPERAM RAS LANUF, DIZ TV ESTATAL DA LÍBIA
A televisão estatal da Líbia anunciou nesta quinta-feira que as forças fiéis ao ditador Muammar Kadhafi recuperaram o controle da cidade petroleira de Ras Lanuf, reduto rebelde mais avançado no front leste, dos integrantes da insurreição, e que o exército agora se dirige para Benghazi, reduto da oposição ao regime. “A cidade de Ras Lanuf foi libertada dos grupos armados e em todas as instituições (da cidade) foram içadas as bandeiras verdes”, anunciou a televisão. Segundo a fonte, as forças líbias agora se dirigem agora para Benghazi, a segunda cidade mais importante do país. (G1 e agências internacionais

LÍBIA: 'OCIDENTE DEVE SE PREPARAR PARA VITÓRIA DE KADAFI'
O Globo
O diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, James Clapper, disse, nesta quinta-feira, à Comissão dos Serviços Armados do Senado americano que o Ocidente deve estar preparado para a vitória militar de Kadafi ou para um impasse prolongado do conflito na Líbia.
A informação é da rede de TV Al-jazeera. Por conta da superioridade logística e militar, Clapper reconhece que a queda do ditador líbio é difícil.
- Acho que, a longo prazo, o regime atual vai prevalecer - disse ele.

AMIGO DE KADAFI, LULA IGNOROU DRAMA DO REPÓRTER
Após receber a maior honraria da Líbia e chamar Kadafi de “meu amigo, meu mestre, meu líder”, o ex-presidente Lula poderia ter ajudado a libertar Andrei Netto, repórter brasileiro preso pela polícia do tirano. Mas mantém silêncio sobre a Líbia desde o início do levante. Ele e Marco Aurélio Top-Top Garcia, outro “amigo de Kadafi”, têm arranjado viagens ao exterior e continuam distantes de perguntas sobre o ditador.
Esforçados moços. O Blog do Planalto informou ontem que o governo estava “endividando” (sic) todos os esforços para a libertação do jornalista Andrei Netto.
Enfim, livre Andrei Netto, que é correspondente do “Estadão” em Paris, somente foi libertado ontem, após sofrer maus-tratos na prisão de Kadafi. (CLÁUDIO HUMBERTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).