segunda-feira, 28 de março de 2011

INTERNACIONAIS

28/03/2011

OTAN ASSUME COMANDO MILITAR DE OPERAÇÕES NA LÍBIA
A Otan afirmou neste domingo que concorda em assumir o controle das operações militares que aplicam as resoluções da ONU na Líbia.
O secretário geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse que a transferência de poder ocorreria “imediatamente”.
Até agora, a Otan vinha sendo responsável por fazer valer o embargo de armas contra a Líbia e patrulhar a zona de exclusão aérea, mas passará a controlar todos os aspectos da campanha aérea.
O anúncio do domingo foi feito após encontro na sede da Otan, em Bruxelas.
Os EUA já haviam afirmado desejar transferir o comando das operações militares no país, feitos até o momento por uma coalizão formada após a resolução da ONU, aprovada alegadamente para a proteção da população civil Líbia.

CIDADE NATAL DE KADHAFI É TOMADA POR REBELDES, DIZ LIDERANÇA.
Do G1, com agências internacionais
Uma liderança rebelde da Líbia afirmou que a cidade natal de Muammar Kadhafi, Sirte, foi tomada por rebeldes, nesta segunda-feira (28). A informação, no entanto, não foi confirmada por fontes independentes.
"Está confirmado que Sirte está nas mãos dos pró-democratas" disse o porta-voz dos rebeldes Shamsiddin Abdulmolah, segundo a Agência Reuters.
No domingo (27), a cidade natal do ditador foi atacada por aviões da coalizão internacional formada contra as forças de Kadhafi. O ataque rompeu um importante obstáculo para a chegada dos rebeldes a Trípoli, capital da Líbia.
Sirte é estrategicamente importante porque o aeroporto civil, ao sul da cidade, aparenta ser uma grande base aérea militar. Imagens de satélite mostram que há cerca de 50 galpões de concreto armado, do tipo normalmente utilizado para guardar caças.
BZ-Com apoio dos aviões das forças da OTAN, detendo a movimentação das forças mercenárias leais ao Kadafi, os rebeldes estão conseguindo retomar as posições perdidas.

NÚMERO DE EXECUTADOS NA CHINA EM 2010 SUPEROU O TOTAL DE EXECUÇÕES EM TODO O RESTO DO MUNDO.
China não divulga cifras oficiais sobre número de execuções
O número pessoas que a China condenou à morte em 2010 foi superior à soma de todas as outras nações que adotam a pena capital.
É o que afirma um relatório recém-divulgado pela entidade de direitos humanos britânica Anistia Internacional.
A organização estima que o governo chinês tenha executado milhares de pessoas, mas diz não ter um número consolidado, uma vez que as autoridades chinesas não divulgam números oficiais a respeito de execuções.
Segundo a Anistia, pelo menos 527 pessoas foram executadas no mundo em 2010. Uma redução em relação ao ano anterior, quando a organização indicou que 714 foram executadas. (iG)
BZ-Na China, crimes como corrupção e tráfico de drogas, por exemplo, resultam e pena de morte. O condenado é executado rapidamente, com um tiro na nuca, disparado à queima roupa, e a família do executado é instada a pagar o custo da bala.
MULHERES SE ORGANIZAM PARA COMBATER CANTADAS DE RUA
Mulheres se queixam que homens passam cada vez mais dos limites
Grupos de mulheres estão se organizando para combater atos de assédio sexual sofridos nas ruas - de assobios e cantadas a insinuações e ações físicas inapropriadas.
Uma das iniciativas partiu da britânica Vicky Simister, que fundou o Anti-Street Harassment UK ("Grã-Bretanha contra o assédio nas ruas") depois de ter sido perseguida nas ruas de Londres por um grupo de homens que se insinuou sexualmente para ela.
O grupo internacional Hollaback! (http://ldn.ihollaback.org/) está estimulando as vítimas das cantadas indesejadas em todo o mundo a relatar suas histórias online e identificar os locais onde elas ocorreram. Algumas até postam fotos dos homens "inconvenientes". (BBC Brasjeirail)
BZ-A cantada educada, espirituosa, gentil e na dose certa, é lisonjeira e agradável. A insistência contínua, sem respeito ou educação, agride a mulher.

JAPÃO: SUSPENSO ALERTA DE TSUNAMI
O Globo
O alerta de tsunami provocado por um terremoto de 6,5 graus que atingiu o nordeste do Japão foi suspenso nesta segunda-feira. Não há informações sobre danos materiais.
A emissora estatal japonesa NHK disse anteriormente que uma onda de 50 centímetros era esperada e poderia alcançar o litoral da cidade de Miyagi, atingida pelo terremoto e pela tsunami do dia 11 de março.

NOVA BIOGRAFIA DE GHANDI PROVOCA POLÊMICA
O Globo
Mahatma Gandhi era bissexual e abandonou sua esposa, Kasturba Gandhi, para viver com um fisioculturista alemão de origem judaica. Pelos menos é isso o que afirma uma controversa biografia de 448 páginas que será lançada ainda no mês de março.
Os relatos atribuídos ao líder indiano, famoso por sua suposta abstenção sexual, apontam que ele teria se apaixonado profundamente por um homem chamado Hermann Kallenbach e foram tema de uma reportagem do jornal 'Daily Mail'.
Kallenbach nasceu na Alemanha, mas migrou para a África do Sul, onde se tornou arquiteto. Durante estada no país africano, o alemão se aproximou de Gandhi e se tornou um de seus discípulos mais próximos.
Segundo o livro "Great Soul", escrito pelo jornalista Joseph Lelyveld, a dupla viveu sob o mesmo teto durante dois anos, na casa de Kallenbach na África do Sul. A publicação ainda detalha a fundo o relacionamento dos dois e provoca polêmica entre os seguidores de Gandhi.
BZ-Difícil acreditar ou entender como um ser humano como Gandhi, com a sua espiritualidade, possa ter sido alvo de certas práticas ou paixões. Verdade ou mentira, o livro deverá provocar muitas manifestações polêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).