quinta-feira, 24 de março de 2011

TARIFA DE ÁGUA DEVE AUMENTAR 33,3% NOS PRÓXIMOS 4 ANOS

24/03/2011

A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) definiu um planejamento que deverá resultar num reajuste de 33,3% na conta de água nos próximos quatro anos. A meta é engordar os caixas da empresa para investir pesado em água e saneamento, com o objetivo de universalizar o acesso no Estado. O planejamento faz parte do plano de Revisão Tarifária Extraordinária da Embasa, que está sendo discutido na Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico da Bahia (Coresab). Para este ano, o reajuste proposto pela Embasa foi de 8,5% para as famílias que pagam a tarifa social, específica para as residências que recebem benefício do Bolsa Família e a tarifa intermediária, para famílias com renda entre zero e cinco salários mínimos que estão fora do programa. Na tarifa normal, o aumento na conta de água deverá ficar em 13,8%. Para as famílias que gastam mais de 10 mil litros de água por mês, a cobrança passa a ser escalonada, de forma a evitar o desperdício. Leia mais em A Tarde.
BZ-Se ao menos o fornecimento de água for regular e de boa qualidade, a taxa e seus aumentos podem ser suportados. O que não dá para suportar nem justificar é a cobrança de tarifas caras, e a má prestação de serviços, com a falta d'água, e a água de baixa qualidade, como a que temos aqui em Xiquexique, patrocinado pela incompetência e despreparo técnico do SAAE municipal.  Melhor seria o prefeito considerar a possibilidade de entregar o serviço para a EMBASA.

6 comentários:

  1. PROFESSOR UNEB-Xique-Xique24 de março de 2011 às 13:50

    No comentário do dono deste blog a gente vê que ele emprega o verbo ir de forma errada.
    Diz Zeca: "Se ao menos o fornecimento de água for regular e de boa qualidade, a taxa e seus aumentos podem ser suportados..."
    Na oração, analisando de forma aprofundada o seu contexto, Zeca teria a obrigação de escrever assim:
    Se, ao menos, o fornecimento de água FOSSE regular e de boa qualidade, a respectiva taxa e os seus possíveis aumentos PODERIAM ser suportados."
    Entenderam?

    Querido Zeca, é óbvio que você entendeu a linguagem culta.

    ResponderExcluir
  2. Vamos entregar a agua de Xique Xique para a Embasa, que começou a obra que leva agua para irecê e depois abandonou. Boa droga

    ResponderExcluir
  3. Mar môço. cuma é que pode?
    Isso aê é coisa do táli do prefeitim.
    Meu cumpade zeca num tah nem aê prus cabas do prefeitim.
    Ieu e o cumpade vamus arresponder vcs na hora
    agá.
    Minino oia. Só bala.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado: Zeca só sabe falar mal da vida de todos!

    ResponderExcluir
  5. Meu caro PROFESSOR UNEB-Xique-Xique

    Fico deveras feliz em saber que que dentre os leitores e postadores do BZ, há pessoas do seu nível, capazes de fazer reparos como o que foi feito.
    Continue fazendo, pois sou engenheiro e não filólogo. Ainda que fosse filólogo, sempre se pode errar alguma coisa, pois antes de mais nada somos seres humanos.
    Todas as pessoas que estudaram, sabem que quanto mais se aprofundarem, aumentarão ainda mais a sua ignorância.
    É sempre um grande prazer e nunca é tarde para aprender alguma coisa.
    Parabéns ao pelo seu grande conhecimento

    ResponderExcluir
  6. Vejam o postador e postagem das 15:34, falando mal de Zeca, que não fala mal de ninguém. Critica o que entende que está errado. Contra-projeção. Freud explica...

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).