Quando alerta que “as fraudes nas licitações públicas são herança maldita, transmitida de uma administração para outra”, o professor Inaldo de Vasconcelos Soares sabe muito bem sobre o peso da afirmação. Especialista na área de controle de orçamentos, Inaldo, hoje, é auditor independente. Mas já atuou como Secretário de Controle Interno do Tribunal Superior Eleitoral, do Supremo Tribunal Federal e foi coordenador-geral de auditoria dos Ministérios da Fazenda, Com tal currículo, que inclui passagem pela Infraero, esse professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas já traçou um triste diagnóstico da gestão pública, que pode ser lido no livro que escreveu em 2005: “Fraudes nas gestões públicas e privadas”. Trata-se de um roteiro didático de fácil leitura, inclusive, para leigos no assunto, mostrando os diferentes caminhos da ilegalidade na gestão pública.
BZ-Em todos os níveis, federal, estadual e municipal, há essa praga da licitação fraudulenta, um crime de improbidade, fácil de ser detectado, difícil de ser comprovado. As brechas da lei, e a leniência ou conivência do poder judiciário, também contribuem para estimular esse nefasto comportamento dos nossos gestores (raras e honrosas exceções), que vão ficando cada vez mais ricos. se apropriando do dinheiro público.
A fraude nas licitações
ResponderExcluirGera o caixa 3 necessário
Para se ganhar as eleições....
Sistema político falido
ResponderExcluirNosso sistema politico eleitoral datado de 1932 está falido, o financiamento de banqueiros, empresários industriais,do agronegócio,latifundiários e outros que financiam candidatos no Brasil torna esta relação promiscua. A bancda dos Democratas por exemplo de seus 43 representantes 38 são contra a diminuição da jornada de trabalho de 44 para 40 hs semanais. A maioria deles são empresários ou são financiados na suas campanhas milionárias por banqueiros, donos de planos de saude etc., e é por isto que o financiamento publico de campanha que não acabará com o caixa 2, mas com certeza diminuirá sua incidência em mais de 75% é o ideal. Não existe Sistema perfeito. Mas existe o menos corrupto,e o financiamento público de campanha adotado em dezenas de democracias pelo mundo é o ideal.