terça-feira, 12 de abril de 2011

INTERNACIONAIS

12/04/2011

AIRBUS A380 DA AIR FRANCE BATE NA CAUDA DE AVIÃO MENOR EM NY
Do G1, com informações da Globo News
Um Airbus A380 da Air France colidiu, nesta segunda-feira (11), com uma aeronave menor de uma companhia aérea regional operada pela Delta Air Lines, quando realizava a manobra de decolagem no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York.
O acidente não deixou feridos, e aconteceu quando o A380, com destino a Paris e capacidade para transportar mais de 500 passageiros, chocou sua asa esquerda contra a cauda de outro avião quando estava a ponto de realizar a manobra de decolagem.


PROSPERIDADE NÃO PODE SER À CUSTA DE OUTRAS NAÇÕES, DIZ DILMA
SILVIA SALEK Direto de Direto de Pequim/BBC Brasil
A presidente Dilma Rousseff disse, em um discurso para empresários e autoridades chinesas, que a prosperidade de uma nação não pode ser alcançada à custa de outras, e afirmou estar inaugurando um novo capitulo nas relações com a China.
"No mundo interdependente de nossos dias, nenhum país pode aspirar ao isolamento nem assegurar sua prosperidade à expensa de outros. Nenhuma nação ou grupo de nações pode agir como se seus interesses individuais estivessem acima do interesse coletivo", disse Dilma.
"A estabilidade e o crescimento da economia mundial dependem de uma relação equilibrada entre as partes. Minha visita à China inaugura um novo capítulo na nossa relação."
O recado ao governo chinês - que reforça objetivo de alcançar com a China uma relação de maior reciprocidade foi dado - durante o "Seminário Empresarial Brasil-China: para além da complementaridade".
BZ-A presidente Dilma está certa, mas a história mostra que durante milhares de anos, países prosperaram com a miséria dos outros. As chances da presidente Dilma mudar isso, são menores que acertar na Mega Sena acumulada.


CRISE NUCLEAR NO JAPÃO JÁ É IGUAL A DE TCHERNOBIL
UOL
A Agência de Segurança Nuclear do Japão decidiu aumentar a gravidade da crise nuclear no país do nível 5 para o 7, o pior na escala internacional e de mesma intensidade do desastre nuclear de Tchernobil, na Ucrânia, em 1986, informa a emissora estatal japonesa NHK.
De acordo com a NHK o governo deve conceder uma entrevista coletiva na terça-feira detalhando os motivos da decisão.
BZ-A foto mostra a cidade de Chernobyl nos dias de hoje, totalmente abandonada pela sua população. No Japão pode acontecer a mesma coisa, nas proximidades da usina de Fukushima, com o agravante de que o Japão tem uma área territorial muito menor que a Ucrânia, onde está a cidade de Chernobyl.


EXPLOSÃO NO METRÔ EM MINSK DEIXA 11 MORTOS
O Globo
Uma explosão na hora do rush em uma estação de metrô no centro de Minsk, capital da Bielorrússia, deixou pelo menos 11 mortos e cerca de 126 feridos, 22 deles em estado grave, disse o ministro da Saúde do país, Vasily Zharko.
O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse que o incidente pode ter sido planejado fora do país e uma tentativa de desestabilizar a ex-república soviética. A explosão aconteceu às 17h55m do horário local (11h55m no horário de Brasília) na estação de metrô Oktyabrskaya, em uma praça de mesmo nome que fica a 100 metros da residência do presidente e do Palácio da República, usado ocasionalmente para cerimônias do governo.



Laurent Gbagbo, o tiranete
 
PRESIDENTE DA COSTA DO MARFIM É PRESO EM INVASÃO A PALÁCIO
O presidente em exercício da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, foi detido por forças leais ao seu rival Alassane Ouattara –reconhecido internacionalmente como o vencedor das eleições presidenciais–, confirmou a ONU nesta segunda-feira. A ação teve o apoio de tropas francesas e da ONU. O presidente em exercício da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, foi detido por forças leais ao seu riva. “A missão da ONU na Costa do Marfim confirma que o ex-presidente Laurent Gbagbo se rendeu às forças de Outtara e está sob custódia”, disse o porta-voz da organização, Farhan Haq. Segundo ele, a missão da ONU no país, conhecida como UNOCI, está providenciando “segurança, de acordo com seu mandato”. O enviado da ONU ao país, Youssoufou Bamba, disse que Gbagbo está “vivo e bem” após sua detenção e será levado a julgamento. Leia mais na Folha.


OPOSIÇÃO LÍBIA REJEITA PLANO DE PAZ PROPOSTO PELA UNIÃO AFRICANA
Os rebeldes líbios, que lutam contra o regime do coronel Muamar Khadafi, rejeitaram nesta segunda-feira o acordo de cessar-fogo proposto por uma delegação da União Africana (UA) que viajou a Benghazi, considerada a capital informal dos insurgentes, no leste da Líbia. Os representantes africanos chegaram à cidade após apresentar sua proposta a Khadafi na capital do país, Trípoli. A União Africana diz que o líder líbio aceitou o plano, que prevê um cessar-fogo e um período de transição. Contudo, segundo os rebeldes, a proposta não é satisfatória por não prever a saída imediata de Khadafi e de seus filhos. (BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).