sexta-feira, 15 de abril de 2011

INTERNACIONAIS

15/04/2011

EM FÓRUM EMPRESARIAL NA CHINA, DILMA MOSTRA VANTAGENS DE INVESTIR NO BRASIL

DA EFE
A presidente Dilma Rousseff mostrou nesta sexta-feira as vantagens de investir no Brasil em seu discurso no Fórum de Boao, tido como o "Davos asiático", no último dia de sua primeira viagem oficial à China.
Dilma explicou que o Brasil necessita de investimentos no setor de infraestrutura, para a modernização de suas redes de distribuição e de seus aeroportos, e no setor energético, com a construção de refinarias e gasodutos.
Além disso, o país também procura ampliar os investimentos em ciência, tecnologia e informação.


FAMÍLIAS QUE DEIXARAM REGIÃO DE FUKUSHIMA RECEBERÃO US$ 12 MIL
Do G1, com agências internacionais *
O Japão aprovou nesta sexta-feira (15) um plano da Tokyo Electric Power Company (Tepco) para pagar uma primeira compensação de 1 milhão de ienes (US$ 12.400) às famílias retiradas da região da usina nuclear de Fukushima, em consequência da crise nuclear no complexo, provocadas pelos desastres naturais de 11 de março.
O valor anunciado pela empresa que administra a central de Fukushima Daiichi tem caráter provisório, já que a Tepco deverá disponibilizar um volume muito maior de compensações no futuro devido ao mais grave acidente nuclear da história do Japão.

SÍRIA NEGA RECEBER AJUDA DO IRÃ PARA REPRIMIR PROTESTOS
A Síria negou, nesta quinta-feira, que esteja recebendo ajuda do Irã na repressão aos protestos contra o regime de Bashar Al Assad.
O Ministério das Relações Exteriores negou as acusações feitas, mais cedo, pelos Estados Unidos. E desafiou Washington a comprovar a denúncia do porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner. Ele disse que, se a Síria está se voltando para o Irã, para pedir ajuda, não pode falar seriamente sobre reformas.


ARGENTINA: EX-DITADOR BIGNONE É CONDENADO À PRISÃO PERPÉTUA
Janaína Figueiredo,O Globo
O Tribunal Oral Federal 1 de San Martín condenou [ontem] o ex-ditador Reynaldo Bignone, de 83 anos, e o ex-delegado de polícia Luis Patti, de 57 anos, à prisão perpétua por crimes de lesa humanidade cometidos durante durante o último governo militar (1976-1983) da Argentina.
Segundo o jornal argentino "Clarín", os dois cumprirão a pena em celas comuns.
Foi o quarto julgamento realizado este ano envolvendo crimes da ditadura. Desde a anulação das leis de Obediência Devida e Ponto Final, as chamadas leis do perdão, em 2005, a Justiça argentina já condenou 204 militares e civis que participaram de sequestros, torturas e assassinatos de opositores do regime militar.
Os ex-ditadores Reynaldo Bignone (à esquerda) e Jorge Rafael Videla durante o julgamento em fevereiro de 2011 - AFP...


REFORMA DA ONU É NECESSÁRIA, DIZEM BRICS EM DECLARAÇÃO CONJUNTA
Em declaração conjunta divulgada nesta quinta-feira, o grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brics, insistiu na necessidade de uma reforma na Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o texto, a reforma é necessária para que a ONU possa “tratar dos desafios globais atuais com maior êxito”. A declaração dos Brics foi resultado da reunião entre o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh; o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev; o presidente da China, Hu Jintao; a presidente do Brasil, Dilma Rousseff; e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. A insistência sobre a reforma da organização ocorre em um ano em que todos os membros do grupo fazem parte do Conselho de Segurançada ONU: Rússia e China como membros permanentes e Brasil, Índia e África do Sul na condição de não permanentes. (G1 e agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).