terça-feira, 12 de abril de 2011

"A TERRA É AZUL"

12/04/2011
BZ PRESS com auxílio do Google

A Terra vista do Cosmo

A Vostok I
Com esta frase antológica, Iuri Alekseievitch Gagarin, um jovem oficial aviador da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas-URSS, se tornou o primeiro cosmonauta da história da hmanidade. Gagarin tinha então 24 anos, e estava a bordo da cosmonave VOSTOK I, que deu uma volta completa na órbita da Terra, gastando 108 minutos. A nave pesava 4.725 kilos.

O feito de Gagarin era extremamente importante na guerra da propaganda que compunha a chamada "guerra fria" travada pelos Estados Unidos, reprensentando o mundo capitalista e do outro lado a poderosa e temida União Soviética, representando o mundo comunista.

Na realidade representava o URSS 3 x 0 EUA, posto que em 4 de outubro de 1957, a URSS já havia lançado o primeiro satélite artificial, o SPUTINIK I (satélite em russo) e em 03 de novembro lançou o SPUTINIK II, levando a bordo uma cadela, LAIKA, o primeiro ser vivo no espaço sideral.

Gagarin
Na corrida espacial, os EEUU estiveram atrás da URSS durante muitos anos, e somente se equiparou ou passou à frente, com o pouso na lua da cosmonave APOLLO 11, em 20 de julho de 1969.

Durante a "guerra fria" cada conquista espacial das duas superpotências era muito importante, pois isso representava prestígio e demonstração do domínio da tecnologia especial, foquetes, etc...

O Sputinik











 
Laika, a primeira "mártir espacial"

Um comentário:

  1. Às vezes eu fico pensando que o conhecimento e a experiência de Dr. Zeca, não são devidamente apreciadas por grande parte dos leitores de blogs da cidade. Tudo por causa da política. Eta povinho mesquinho esse daqui de XX.
    Parabéns Dr. Zeca, por esta aula de história niversal recente. CONTINUE.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).