SACOLAS PLÁSTICAS COMUNS PROIBIDAS EM SALVADOR
Os estabelecimentos comerciais em Salvador serão obrigados a utilizarem sacolas plásticas oxi-biodegradáveis para o acondicionamento de produtos destinados a consumidores. O projeto de lei dos vereadores soteropolitanos Pedro Godinho (PMDB), Andréa Mendonça (DEM) e Vânia Galvão (PT) foram aprovados, por unanimidade, na noite desta terça-feira, no mutirão de votações da Câmara Municipal. A embalagem apresenta degradação inicial por oxidação, é acelerada por luz e calor, e passa a ser biodegradada por microorganismos e resíduos finais não eco-tóxicos. A nova lei aguarda apenas a sanção do prefeito João Henrique (PP) para entrar em vigor. A partir da concordância do alcaide, os estabelecimentos terão prazo de um ano, a contar da data de publicação da lei, para substituir as sacolas comuns. “Entendemos que medidas como esta devem ser estimuladas para minimizar os impactos ambientais e evitar o alto investimento financeiro para diminuir a poluição”, diz Pedro Godinho.
EXCLUSIVO: PRESIDENTE E EX DO TJ BAIANO QUASE VÃO AOS TAPAS DURANTE SESSÃO
O clima de desavença entre a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Brito, e a desembargadora Sylvia Zarif chegou a tal ponto durante a realização da sessão plenária de hoje do TJ que as duas quase vão aos tapas. Aliás, poderiam ter duelado como se fazia na Idade Média, se Sylvia tivesse aceito o convite quase explícito de Telma para que, ao invés de constrangerem o Tribunal, resolvessem seus desentendimentos em ambiente externo à Corte.
O pivô da desavença, segundo relataram desembargadores ao Política Livre sob o compromisso de manterem-se no anonimato, teria sido o protesto de Sylvia contra o suposto desrespeito da presidente aos trabalhos de uma comissão que discute uma reforma interna do Judiciário e está sob a sua presidência. Na visão de Sylvia, que antecedeu Telma no comando do TJ e com ela nunca teve a melhor das relações, a presidente estaria agindo sem ouvir a comissão. (POLÍTICA LIVRE)
ALELUIA RESPONSABILIZA WAGNER POR IDEIA DE CRIAR NOVO ESTADO DIVIDINDO A BAHIA
O presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, responsabilizou o governador Jaques Wagner (PT) pela ideia de parlamentares que querem dividir o estado da Bahia. “O sentimento separatista que brota no Oeste Baiano é fruto do abandono a que a região foi relegada pelo governo petista”, afirmou. Aleluia disse não ter dúvida de que “a falta de ações do governador” é o que está motivando o ressurgimento da ideia de criação do estado de São Francisco. Nas várias viagens que fez à região, ao lado do ex-governador Paulo Souto, durante a campanha eleitoral, no ano passado, o líder oposicionista declarou ter constatado a distância existente entre o governo e a população local. (POLÍTICS LIVRE)
CHAMEM OS BOMBEIROS: O TJ-BA PEGA FOGO escrito em quinta 19 maio 2011 14:55
ResponderExcluirO clima do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) está de tal maneira alterado que, se assim continuar, pode explodir termômetros. A sessão do Pleno do TJ desta quarta-feira (18) ganhou dimensão de tal forma arrepiante que não será surpresa se, na próxima semana, for proibida a entrada de menores de 18 anos no nobre espaço onde se reúnem as togas baianas.
(Samuel Celestino)