sábado, 14 de maio de 2011

INTERNACIONAIS

14/05/2011

KADAFI ESTARIA FERIDO E PODE TER DEIXADO TRÍPOLI, DIZ ITÁLIA
O líder líbio, Muamar Kadafi, provalvelmente foi ferido e pode ter deixado a capital Trípoli, segundo declarou o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini. De acordo com o chanceler, o bisco católico de Trípoli, Giovanni Innocenzo Martinelli, lhe disse que “Kadafi muito provavelmente está fora de Trípoli e provavelmente foi ferido” pelos ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ao jornal italiano Corriere della Sera, Franttini disse que “a pressão internacional pode ter provocado a decisão de Kadafi em buscar refúgio em um lugar seguro”. (iG)


FIFA NÃO SOBREVIVERÁ SE EU PERDER ELEIÇÃO, DIZ BLATTER
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, adotou uma postura mais agressiva nesta sexta-feira, às vésperas da eleição da entidade, no dia 1.º de junho. Questionado por conta das denúncias de corrupção envolvendo membros do seu comitê executivo, o dirigente afirmou que a Fifa “não sobreviverá” se ele não for reeleito para o cargo que ocupa desde 1998. “A eleição de 1.º de junho poderá levar a uma mudança sísmica, com danos irreversíveis. Simplificando, a sobrevivência da Fifa está em risco”, declarou Blatter, que terá a concorrência de Mohammed bin Hammam, atual presidente da Federação Asiática de Futebol. “A questão é se a organização do futebol, estabelecida mundialmente, continuará a existir depois desta data ou se desaparecerá em um buraco negro”, disse o suíço, de 75 anos. Apesar desta previsão dramática, Blatter se mostrou confiante em vencer a sua quarta eleição à frente da Fifa. (Estadão)


MULHER DE MUBARAK SOFRE INFARTO APÓS SER DETIDA
O Globo
A mulher de Hosni Mubarak, presidente deposto do Egito, sofreu um infarto após ser detida [ontem], informa a TV estatal. Suzanne Mubarak, que está internada, teria que ficar numa prisão no Cairo por 15 dias, para investigações sobre acusações de corrupção.
Nas últimas semanas, vários membros do governo Mubarak foram condenados a prisão. O ex-ministro do Turismo Zoheir Garranah ficará cinco anos detido. Já o o ex-ministro do Interior Habib al-Adly foi condenado a 12 anos de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção.
O ex-presidente, que ficou no poder por 30 anos, foi deposto em fevereiro após semanas de protestos.



Aeroporto de Barajas,  Madri
 MADRI: AEROPORTO DETÉM BRASILEIROS EM SALA
O Aeroporto de Madri, porta de entrada da capital espanhola, mantém uma sala exclusiva para trancafiar brasileiros e outros estrangeiros que, barrados na alfândega, aguardam repatriação. As autoridades retiram os pertences dos turistas, que não recebem comida e não têm lugar para dormir. Procurado pela coluna, o Consulado do Brasil na Espanha não explicou por que brasileiros continuam sendo “presos” no aeroporto.
Pré-requisitos. Brasileiros detidos na sala contam que a maioria tem passagens de volta, dinheiro e em alguns casos até cartas-convite de residentes de lá.
Números. Em 2010, quase 2 mil brasileiros foram barrados na Espanha. Já na economia, vitória brasileira: crescimento de 7%, contra -1% espanhol.
Enquanto isso. O Itamaraty explica que o caso de brasileiros presos no Aeroporto de Madri “preocupa muito e há muito tempo o governo brasileiro”.
Outro lado. A Embaixada da Espanha atribui as detenções à falta de documentos e diz que o números de brasileiros detidos em Madri “tem diminuído”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).