segunda-feira, 30 de maio de 2011

INTERNACIONAIS

30/05/2011

BACTÉRIA LETAL MATA PELO MENOS 10 PESSOAS E AFETA OUTRAS 300 NA ALEMANHA
Da BBC
Autoridades de saúde da Alemanha afirmam que pelo menos dez pessoas já morreram e outras 300 estão sendo tratadas no país devido à infecção por um tipo letal da bactéria E. Coli.
O governo suspeita que pepinos orgânicos importados da Espanha e contaminados com a bactéria possam ser a causa da epidemia.
De acordo com o correspondente da BBC Mark Lobel, este tipo de contaminação é a maior já registrada na Alemanha e uma das maiores em todo o mundo, de acordo com especialistas suecos em controle de doenças.
A maior parte das mortes, causadas pela ingestão de alimentos contaminados, ocorreu na cidade de Hamburgo, no norte do país.
BZ-Como as coisas andam nesse mundo, não se pode confiar mais nem nas batatinhas...


BRITÂNICOS USARÃO BOMBAS DE 1T PARA ATACAR GADDAFI
O Globo
O Reino Unido vai acrescentar as chamadas bombas "bunker-busting" ao arsenal que os seus aviões estão usando sobre a Líbia. A arma, conforme foi dito neste domingo, enviaria uma mensagem clara a Muammar Gaddafi de que é hora de desistir.
As "bunker-bustings" (destruidora de edificações, numa tradução literal) pesam uma tonelada cada uma e podem penetrar no interior de prédios. Elas já teriam chegado na base italiana de onde os aviões britânicos partem para a Líbia.
Os britânicos e outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) intensificam a ação militar contra a Líbia para tentar terminar com o impasse atual, pelo qual Gaddafi se mantém no poder apesar de semanas de ataques aéreos e ações de rebeldes.
"Não estamos tentando atingir fisicamente pessoas do círculo de Gaddafi, mas estamos enviando mensagens cada vez mais claras", disse em comunicado o ministro da Defesa britânico, Liam Fox.
"Gaddafi pode não ser capaz de ouvir, mas os que estão em volta dele podem ser sábios o suficiente para isso", afirmou.


ALEMANHA DECIDE FECHAR AS 17 USINAS NUCLEARES ATÉ 2022
A coalizão da chanceler alemã, Angela Merkel, decidiu no começo da madrugada desta segunda-feira (30) que o país deve desligar seus reatores nucleares até 2022. Os cristãos-democratas da CDU de Merkel, o partido aliado União Social-Cristã na Baviera (CSU) e o parceiro menor na coalizão, os Democratas Livres (FDP), se reuniram neste domingo (29) depois que uma comissão de ética encerrou suas deliberações nesse final de semana. Como esperado, eles concordaram com as propostas de fechar dentro de uma década todas as 17 usinas nucleares do país. Em março, após o terremoto seguido de tsunami no Japão, sete reatores alemães foram fechados temporariamente. Informações do G1
BZ-O mérito é do Partido Verde alemão, o mais combativo PV do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).