domingo, 5 de junho de 2011

INTERNACIONAIS

05/06/2011

Ollanta Humala
PESQUISAS MOSTRAM DISPUTA ACIRRADA NAS ELEIÇÕES DO PERU
O Globo
Na véspera do segundo turno das eleições do Peru - o pleito acontece neste domigo -, institutos de pesquisas mostram empate técnico entre os candidatos Ollanta Humala e Keiko Fujimori.
Levantamento da empresa de consultoria particular Ipsos Apoyo Opinión y Mercado, feito neste sábado, põe o candidato de centro-esquerda Ollanta Humala em primeiro lugar nas intenções de voto, com 51,9%. A candidata conservadora, Keiko Fujimori, aparece com 48,1% dos votos válidos.
O instituto de pesquisa observa que 10% dos eleitores ainda estão indecisos, o que torna o desfecho imprevisível. Foram ouvidos 4 mil eleitores em 26 distritos. A margem de erro é de 1,6%, para mais ou para menos.
a natureza ilegal e que todos os diplomas são registrados pela instituição. “Não estávamos sabendo dessa fraudulência em nome da universidade, vamos tomar as providências judiciais”, disse Randa. (Tribuna)

DILMA NÃO VAI RECEBER NOBEL DA PAZ IRANIANA
Para governo, encontro de presidente com Shirin Ebadi poderia passar 'mensagem errada'
Roberto Simon, O Estado de S.Paulo
A presidente Dilma Rousseff decidiu não se encontrar com a advogada iraniana e Nobel da Paz Shirin Ebadi, que chega ao Brasil na terça-feira. Principal voz da oposição a Teerã no exílio, Shirin será recepcionada no Palácio do Planalto apenas pelo assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
"Se Dilma defende os direitos humanos e as mulheres, ela me receberá", insistiu a iraniana em entrevista ao Estado. O governo brasileiro, porém, acredita que receber a ativista enviaria "a mensagem errada".
A decisão do Planalto vai na contramão da mudança na diplomacia para os direitos humanos que Dilma vinha conduzindo até agora.
Antes de tomar posse, a presidente criticou publicamente a abstenção do Itamaraty em uma resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU condenando o apedrejamento de mulheres no Irã. Dilma chamou de "ato bárbaro" a lapidação, posição reiterada em entrevista ao jornal Washington Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).