quinta-feira, 9 de junho de 2011

NACIONAIS

09/06/2011

SENADORES QUEREM QUE HADAD EXPLIQUE ERROS EM 7 MILHÕES DE LIVROS
Depois de ouvirem explicações do ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o livro de português que diz que é válido usar expressões como “nós pega o peixe” e sobre o kit anti-homofobia, senadores da comissão de Educação, Cultura e Esporte querem informações sobre sete milhões de livros com erros que foram distribuídos em escolas da zona rural. Entre eles está o livro de matemática que traz erros como “10-4 = 7” e “16 – 8= 6”. Por isso, a comissão aprovou na última terça (7) um requerimento da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que pede Ministério da Educação (MEC) informações sobre o material. O ministro tem o prazo de 30 dias para apresentar uma resposta. “É importante ressaltar que as informações devem conter as providências já tomadas, inclusive aquelas de competência da Controladoria Geral da União (CGU)”, diz o texto do requerimento, que se refere a uma investigação aberta pela CGU para apurar responsabilidades no caso. (iG)
BZ-A involução de nossa educação dá para se ver a olhos nu. Que saudades da minha inesquecível e querida professora Honezinda Teixeira.

COPOM DECIDE ELEVA OS JUROS PARA 12,5% AO ANO
Em reunião encerrada na noite desta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou a taxa de juros básica Selic em 0,25 ponto percentual, para 12,25% ao ano, sem viés
Em quarta alta consecutiva, a taxa é a maior em 27 meses, desde janeiro de 2009.
O aumento da Selic foi criticado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf.
Ele disse, em nota, não entender por quê os juros subiram, depois de cinco semanas de queda consecutiva na expectativa de inflação. E ressaltou que a medida vai prejudicar, ainda mais, as contas públicas.
BZ-Isto é que é uma herança bendita!

QUATRO PARENTES DE LULA DEVOLVEM SUPERPASSAPORTES
Dois filhos do ex-presidente Lula, Marcos Cláudio e Sandro Luis, devolveram no começo do mês os passaportes diplomáticos que haviam recebido de forma irregular do governo federal. Dois netos de Lula menores de idade, filhos de Marcos e Sandro, entregaram os superpassaportes no mesmo dia. Os quatro documentos foram entregues no escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo. A devolução dos documentos ocorre cinco meses após a Folha revelar a decisão que beneficiou os filhos de Lula. O documento foi concedido em “caráter excepcional” e “em razão de interesse do país”, sem que fosse apresentada uma justificativa para a concessão. Os quatro documentos tinham validade de quatro anos e iam durar todo o mandato da presidente Dilma. Os familiares devolveram sob pressão do Ministério Público Federal no Distrito Federal, que abriu uma ação após a reportagem da Folha. Leia mais na Folha (para assinantes).
BZ-Já não era sem tempo

O bandido Cesare Battisti
STF DETERMINA LIBERDADE PARA O BATTISTI
O Supremo Tribunal Federal decide: o ex-ativista italiano Cesare Battisti não será extraditado. E deve ser libertado da prisão, para viver como cidadão comum, no Brasil.
Battisti foi condenado, por um tribunal italiano, à prisão perpétua, pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 70.
A decisão do STF seguiu manifestação do ex-presidente Lula que, em seu último dia no cargo, decidiu manter Battisti no Brasil.
O governo italiano recorreu e o Supremo reabriu o caso. Nesta quarta-feira, por 6 votos a 3, os ministros se posicionaram a favor da soltura e contra a extradição de Battisti, contrariando voto do relator, o ministro Gilmar Mendes.
Votaram pela liberdade do ex-ativista Luiz Fux, Cármem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Aurélio Mello.
Contra a liberdade ficaram, além de Mendes, os ministros Ellen Gracie e Cezar Peluso. Os ministros José Antonio Toffoli e Celso de Mello não participam do julgamento, por se julgaram impedidos.
BZ-O STF-Supremo Tribunal Federal afronta a justiça italiana, corre o risco de ter sua sentença contestada pelo tribunal internacional de Haia. O Brasil dá ao mundo uma demonstração de que ainda é uma "república de bananas", subordinado aos interesses de uns poucos,  perde e cai muitos pontos no conceito mundial das nações, arranha uma longa amizade com a Itália,  e ganha um bandido a mais, como se já não bastasse os milhares que temos por aqui. Não dá para entender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).