domingo, 3 de julho de 2011

ESCANDALÔMETRO

03/07/2011

DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO DERRUBA CÚPULA DOS TRANSPORTES, DNIT E ESTATAL VALEC
A presidenta Dilma reagiu rapidamente e demitiu os representantes do Ministério dos Transportes envolvidos em denúncia da revista Veja desta semana sobre um esquema de pagamento de propina para caciques do Partido da República (PR), em troca de contratos de obras. Dilma chamou o ministro Alfredo Nascimento (Transportes) e ordenou o afastamento de Mauro Barbosa da Silva, chefe de gabinete do ministro; Luís Tito Bonvini, assessor do gabinete do ministro; Luís Antônio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e José Francisco das Neves, diretor-presidente da estatal Valec, responsável pela construção de ferrovias. Em nora, o Ministério dos Transportes informa que o afastamento tem caráter preventivo e até a conclusão das investigações". Por enquanto, Nascimento continuará à frente do cargo. O ministro disse que vai instaurar uma sindicância interna para apurar "rápida e rigorosamente" o envolvimento de dirigentes da pasta e seus órgãos vinculados nos fatos mencionados pela revista. Veja mostra que, no último dia 24, Dilma se reuniu com a cúpula do Ministério dos Transportes no Palácio do Planalto para reclamar das irregularidades. Ao lado das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e MÍriam Belchior (Planejamento), ela se queixou dos aumentos sucessivos dos custos das obras em rodovias e ferrovias, criticou o descontrole nos aditivos realizados em contratos com empreiteiras e mandou suspender novos projetos. Dilma disse que o Ministério dos Transportes está sem controle, que as obras estão com os preços “inflados” e anunciou uma intervenção na pasta comandada pelo PR — que cobra 4% de propina das empresas prestadoras de serviços.(CLÁUDIO HUMBERTO)
BZ-O episódio já está sendo chamado de MENSALÃO DO PR, que será somado ao do PT, PSDB, DEM. Como o Brasil tem quase 40 partidos, se cada um deles tem direito ao seu mensalão....Pobre do nosso país. De qualquer maneira, palmas para a presidente Dilma que agiu rápido para acabar a roubalheira.

EMPRESA DE SENADOR LEVA R$ 57 MILHÕES DA PETROBRÁS EM CONTRATOS SEM LICITAÇÃO
Leandro Colon ENVIADO ESPECIAL / MACAÉ
Uma empresa do senador e ex-ministro Eunício Oliveira (PMDB-CE), a Manchester Serviços Ltda., assinou sem licitação contratos que somam R$ 57 milhões com a Petrobrás para atuar na Bacia de Campos, região de exploração do pré-sal no Rio de Janeiro. Documentos da estatal mostram que foram feitos, entre fevereiro de 2010 e junho de 2011, oito contratos consecutivos com a Manchester.
Os prazos de cada um dos contratos são curtos, de dois a três meses de duração, e tudo por meio de "dispensa de licitação", ou seja, sem necessidade de concorrência pública. Eleito senador em outubro, Eunício é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa.

PRESIDENTE DO CRUZEIRO, SUPLENTE DE ITAMAR ESTÁ NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL
Primeiro suplente do senador Itamar Franco (PPS-MG) - que faleceu neste sábado - o empresário José Perrella (PDT-MG), presidente do Cruzeiro Esporte Clube, vai assumir a vaga de Itamar no Senado Federal. Figura conhecida em Belo Horizonte e no mundo do futebol, Zezé Perrella, como é conhecido, já foi alvo do MP de Minas e agora está na mira da Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro na venda de jogadores do clube. (CLÁUDIO HUMBERTO)
BZ-Sai Itamar, um homem íntegro e entra um pilantra. É preciso acabar com a suplência de senador. Em caso de morte ou impedimento, seria substituido pelo segundo mais votado ou haveria nova eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).