CGU APURA 34 CONTRATOS IRREGULARES NO DNIT E NA VALEC
A CGU (Controladoria-Geral da União) apura irregularidades em 34 contratos de obras e uma licitação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da Valec, estatal de ferrovias, órgãos vinculados ao Ministério dos Transportes. Na quinta-feira, o órgão de controle foi aos três órgãos, copiou dados de oito computadores e levou documentos para uma auditoria determinada pela presidente Dilma Rousseff. Os computadores do diretor afastado do Dnit, Luiz Antonio Pagot, do ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, e do ex-chefe de gabinete do Ministério dos Transportes, Mauro Barbosa, serão analisados. A maior parte dos problemas está na Valec, estatal na qual a CGU viu problemas em 23 contratos e uma licitação. Um dos problemas levou o ex-ministro Alfredo Nascimento a cancelar em maio passado uma licitação de R$ 800 milhões para a compra de trilhos para a Ferrovia Oeste-Leste. Os 23 contratos com indícios de irregularidades são referentes a vários trechos em construção da Ferrovia Norte-Sul e somam quase R$ 2 bilhões. Há indícios de superfaturamento e pagamento por serviços não realizados. (Folha)
‘SOCIEDADE ESPERA PUNIÇÃO EXEMPLAR’, DIZ LÍDER DO PSDB SOBRE MENSALÃO
O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), afirmou nesta sexta-feira que a sociedade espera pelo célere julgamento do processo do mensalão e por uma punição exemplar dos envolvidos. O esquema criminoso foi denunciado em 2006 e ontem o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou seu parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a condenação de 36 réus. “Quanto mais o tempo passa, a sensação de impunidade aumenta. E a impunidade é a alma da corrupção. A punição exemplar é a única forma de se restabelecer a confiança da sociedade em torno das investigações envolvendo escândalos. Há o sentimento de que as coisas não dão em nada e isso é extremamente prejudicial ao país e às instituições”, disse. (Folha)
TRIBUNAL ABRE PROCESSO CONTRA QUATRO JUÍZES ACUSADOS DE FRAUDE
O TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, com sede em Brasília, decidiu na quarta-feira, por unanimidade, instaurar processo disciplinar contra quatro ex-presidentes da Ajufer (Associação dos Juízes Federais da Primeira Região), para apurar a responsabilidade por empréstimos fraudulentos contratados durante dez anos com a Fundação Habitacional do Exército. O processo tem prazo de 90 dias e também vai averiguar o destino dos recursos desviados. Serão investigados os juízes Moacir Ferreira Ramos, Hamilton de Sá Dantas, Solange Salgado e Charles Renault Frazão de Moraes. Por maioria, a corte decidiu afastar o juiz Ramos até a conclusão do processo. (Folha)
CONSELHEIRO DA ANATEL É FLAGRADO COM EXECUTIVOS DA NET
Um conselheiro da Anatel foi fotografado num restaurante de Brasília comemorando com executivos da Net - empresa que a Agência Nacional de Telecomunicações deveria fiscalizar.
Por trás do flagrante, está a votação no Congresso das novas regras para o mercado de TV a cabo no país.
BZ-Mesmo nos tempos mais liberais de hoje, não fica bem a confraternização entre Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).