quinta-feira, 14 de julho de 2011

ESCANDALÔMETRO

14/07/2011

PT CONTROLA ÁREA QUE ELEVA VALORES DE OBRAS NO DNIT
Embora o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) seja controlado pelo PR, os aumentos nos valores de contratos de obras rodoviárias em andamento dependem da autorização do único petista na diretoria do órgão. A tarefa cabe ao diretor de Infraestrutura Rodoviária, Hideraldo Caron, filiado ao PT do Rio Grande do Sul e dirigente do Dnit desde 2003. Caron foi citado em relatório da Operação Castelo de Areia da Polícia Federal como suposto beneficiário de propina paga por empreiteira. Ele nega a acusação. O caso está parado por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que invalidou parte das provas obtidas pela Polícia Federal. Leia mais na Folha.


SERVIDORES DO DNIT INICIAM CAMPANHA CONTRA CORRUPÇÃO
Andreza Matais e Maria Clara Cabral, Folha.com
Servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) iniciaram nesta quarta-feira (13) um protesto intitulado "Ética no Dnit, fora corruptos" em que pedem apoio do Congresso e do governo para que a diretoria do órgão seja ocupada apenas por servidores concursados.
Atualmente, esses cargos são de livre nomeação e ocupados por indicações políticas.
O diretor afastado do Dnit, Luiz Antonio Pagot, disse hoje, em depoimento a Câmara, que 1% dos cargos no órgão são ocupados por indicados de políticos. Filiado ao PR, Pagot afirmou que sua indicação para a vaga foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o escolheu "não pelos belos olhos do senador Blairo Maggi", seu padrinho político, mas por sua competência.
Servidores do Dnit acompanham o depoimento de Pagot. Eles usam um adesivo com a inscrição: "Fora Corruptos". Eles não pedem a saída de Pagot por considerarem que não se trata de responsabilizar apenas uma pessoa.

A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) toma posse na Câmara

DEPUTADOS ‘FICHA SUJA’ TOMAM POSSE NA CÂMARA
Três deputados que tinham sido barrados pela Lei da Ficha Limpa tomaram posse na Câmara nesta tarde. João Pizzolatti (PP-SC), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Magda Moffato (PTB-GO) tiveram suas posses aceleradas depois que a Câmara decidiu acabar com um processo interno antes de cumprir as decisões judiciais sobre o caso. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei da Ficha Limpa não tem validade para as eleições de 2010. Com isso, os votos de quem foi barrado pela Lei estão sendo validados e alguns têm ganho o direito a tomar posse. Até agora, antes de cumprir as decisões judiciais, a Câmara abria um processo interno dando “direito” ao deputado que vai sair de apresentar uma espécie de defesa. Um ato aprovado ontem determina que a troca passará a ser automática assim que chegar um comunicado da justiça. Além dos três deputados “ficha suja” outro parlamentar foi beneficiado e assumiu nesta quarta-feira, 13. Nilson Leitão (PSDB-MT) não foi enquadrado na lei, mas se beneficiou porque os votos de Willian Dias (PTB-MT) foram validados e levaram a uma alteração no coeficiente eleitoral do estado. Com isso, o tucano Nilson Leitão fica com a vaga de Ságuas Moraes (PT-MT). (Estadão)
BZ-Lentamente os corruptos, mensaleiros, fichas-sujas, malandros, patifes, pilantras, vão desmontando o enorme esforço da sociedade, em impor a lei dos FICHAS LIMPAS.

RELATOR PROTOCOLA VOTO FAVORÁVEL A JAQUELINE RORIZ NA CCJ
Cumprindo o esperado desde suas escolha para relatar o recurso da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) contra sua cassação no Conselho de Ética, o deputado Vilson Covatti (PP-RS) apresentou nesta tarde um voto a favor da colega propondo o arquivamento do caso. Jaqueline teve a cassação recomendada por ter aparecido em vídeo recebendo um pacote de dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM. Em seu voto, Covatti defende o arquivamento do caso porque o fato é anterior o mandato. Apesar de só ter sido publicado em março deste ano, o vídeo é de 2006. No Conselho de Ética, no entanto, o relator Carlos Sampaio (PSDB-SP) afirmou que o caso poderia ser apreciado porque a gravação só foi conhecida recentemente, após Jaqueline já ter sido eleita. (Estadão)
BZ-O corporativismo, a pouca vergonha e a falta se sensibilidade do Congresso Nacional, vai absolver a deputada filmada e flagrada recebendo propina.

 

CNJ DEVE INVESTIGAR CASOS DE NEPOTISMO CRUZADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA
Deu na coluna Raio Laser, da Tribuna: “Depois de uma “intervenção” do desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, parece que o clima de paz voltou a, temporariamente, reinar no Tribunal de Justiça da Bahia. Fontes do TJ garantem que o desembargador Eserval Rocha já admite abrir mão da candidatura à presidência para apoiar a colega Lícia Laranjeira. (…) Apesar de a paz estar praticamente reinando entre os desembargadores, a relação entre o Tribunal de Justiça da Bahia e o Conselho Nacional de Justiça nunca esteve tão ruim, repleta de desconfianças mútuas. Além de fechar o cerco contra a alta magistratura baiana, os conselheiros irão agora atrás de casos de “nepotismo cruzado” envolvendo alguns de seus membros.” Uma dica do Política Livre: Os conselheiros deveriam começar investigando pela secretaria estadual de Administração.


TCM DIZ QUE PREFEITO DE POMBAL CONTRATA ILEGAL LOCADORA DE VEICULOS
O Tribunal de Contas dos Municípios julgou na terça-feira (12/07), procedente a denúncia formulada contra a prefeitura de Ribeira do Pombal da responsabilidade de José Lourenço Morais da Silva Júnior, em razão de irregularidades na contratação de locadora de veículos no montante de R$ 97.800, no exercício de 2009.
O relator, Conselheiro Substituto Antônio Carlos da Silva determinou representação ao Ministério Público, além de aplicar multa de R$ 3 mil. Cabe recurso. (Bahia Já)

2 comentários:

  1. Bonitinha mas ordinária....
    A deputada Jaqueline Roriz, que como dia a matéria foi flagrada e filmada recebendo uma propina, muito provavelmente será absolvida.
    Num Conselho de Ética presidido pelo deputado João Paulo Cunha, mensaleiro do PT, ainda impune, não pode acontecer nenhum fato a favor da boa conduta de parlamentares.

    ResponderExcluir
  2. Pagot ou blefa ou é suicida...
    Pagot, está pagando pra ver sua demissão efetuada por Dilma Rousseff ou qualquer um que se arroube de valentão para demiti-lo. Dono de todos os dossiês e contratos fraudulentos que envolvem, de empreiteiros ao Bagulhão de Caetés, esse milico da reserva da Marinha de Guerra sabe muito bem como executar sua estratégia e tática no enfrentamento dos marginais que o rodeiam. Tem neguinho torando aço de tanto medo de o Pagot botar a boca no trombone.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).