| O percurso do trem bala brasileiro |
JORNAL COREANO FALA SOBRE CONCORRÊNCIA FRACASSADA DO TREM-BALA BRASILEIRO
O jornal coreano Korea JoongAng Daily publicou nesta terça (12), uma matéria sobre a mal-sucedida concorrência aberta para as empresas interessadas em desenvolver o projeto do trem-bala brasileiro. Segundo a publicação, o sonho coreano de exportar a primeira unidade da linha de alta velocidade sofreu um baque após nenhuma empresa ter se apresentado para no processo, devido às dúvidas sobre a rentabilidade do projeto depois de concretizado e entregue. De acordo com o Ministério dos Transportes Terrestres e Relações Marítimas da Coréia, o projeto para a construção de uma linha para o trem-bala entre São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas não chamou a atenção de nenhum dos países que haviam, como ele mesmo, demonstrado interesse anteriormente como a França, Japão e Espanha . “As condições do projeto da maneira como o governo brasileiro queria não mostram nenhuma rentabilidade. Nós faremos uma oferta depois, caso o Brasil altere alguns dos termos”, diz o comunicado do governo coreano. (CLÁUDIO HUMBERTO)
BZ-É importante termos acesso a essa tecnologia, mas no momento, os muitos bilhões a serem aplicados nesse projeto, talvez sejam mais bem gastos na recuperação de rodovias e ferrovias já existentes.
HILLARY CLINTON ELOGIA TRANSPARÊNCIA EM GASTOS DO GOVERNO BRASILEIRO
A secretária de Estado americana Hillary Clinton elogiou as ações de transparência adotadas nos gastos do governo brasileiro, nesta terça (12) em Washington, nos Estados Unidos. "O Portal da Transparência, que dá a cada cidadão a oportunidade de ver como o dinheiro de seu governo está sendo gasto, é uma inovação extraordinária, que nós admiramos", disse. A declaração foi feita durante uma reunião da Parceria para o Governo Aberto, evento que conta com a participação do ministro Antônio Patriota (Relações Exteriores), do ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, além de líderes de outros 60 países. (CLÁUDIO HUMBERTO)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).