quinta-feira, 14 de julho de 2011

INTERNACIONAIS

14/07/2011

O corpo enforcado do assassino

KARZAI SUBSTITUI IRMÃO MORTO POR OUTRO IRMÃO
O Globo
O choro de Hamid Karzai no enterro de seu meio-irmão Ahmed, líder tribal morto na terça-feira por um guarda-costas, não impediu o presidente afegão de, uma hora depois, indicar como substituto outro meio-irmão, numa tentativa de manter a força da família na região de Kandahar.
Além das lágrimas de Karzai, a terça-feira também foi marcada pela imagem do corpo do assassino exposto em uma praça da capital.
O que levou o policial que trabalhava como guarda-costas a disparar contra Ahmed ainda não está claro, mas Shah, irmão da vítima, já foi indicado por Karzai para ocupar seu lugar como líder da tribo Populzai, posto que fará dele a figura mais importante da região.
Reunido com líderes tribais e autoridades do sudeste afegão no Palácio presidencial, Karzai pediu que este fosse um momento de união de tribos e políticos ao redor de Shah diante da insistente atuação de insurgentes na região.


Índia, ataque terrorista
ÍNDIA PROMETE RESPOSTA MAIS FIRME AO TERROR
O Globo
O governo indiano ainda não indicou quem poderiam ser os responsáveis pelo atentado triplo que matou pelo menos 21 pessoas e feriu outras 113 nesta quarta-feira, em Bombaim, mas prometeu uma resposta mais firme que a dada em novembro de 2008.
Naquele ano, na mesma cidade, uma série de ataques simultâneos deixou quase 200 mortos.
- Esse é outro ataque no coração da Índia, no coração de Mumbai. Vamos encarar o desafio, estamos muito mais preparados do que em 26 de novembro - disse Prithviraj Chavan, ministro-chefe de Estado.
Os ataques de 2008, voltados contra hotéis, uma estação de trem e outros pontos frequentados por estrangeiros, foram atribuídos ao grupo Lashkar-e-Taiba, baseado no Paquistão. Segundo a rede britânica BBC, Ajmal Kasab, o único dos dez terroristas sobrevivente da ação, completou 24 anos nesta quarta-feira. Condenado à morte, ele está preso na Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).