DILMA VIAJOU METADE DO TEMPO DE LULA NOS PRIMEIROS 6 MESES
Nos primeiros seis primeiros meses de seu governo, a presidente Dilma viajou quase a metade do tempo na comparação com seu antecessor no primeiro mandato (2003-2006). Enquanto Dilma passou 38 dias fora de Brasília, Lula esteve 72 dias em deslocamentos. Em outros seis dias, fora da relação oficial, Dilma viajou para descansar. O levantamento foi feito com base em dados da Presidência da República. Criticada por conta de uma agenda pública restrita, a petista também viajou menos que Lula no início da segunda gestão (2007-2010) e Fernando Henrique Cardoso no mesmo período dos dois mandatos (1995-2002). Os números revelam ainda o estilo “bate-volta” de Dilma. Em 20 compromissos, ela voltou no mesmo dia. Desde que assumiu, a viagem mais longa foi a de nove dias pela China. Com isso, o atual vice-presidente Michel Temer ficou menos tempo no poder do que José Alencar. (Folha)
DÍVIDA EXTERNA DO PAÍS AUMENTA 43% DESDE FIM DA CRISE
Passado o impacto mais agudo da crise internacional, a recuperação da economia brasileira provocou um efeito colateral ainda pouco comentado e compreendido: a alta mais acelerada da dívida externa desde o Plano Real. Ou, mais exatamente, desde que, em 1994, às vésperas do lançamento da atual moeda, foi fechado o acordo com os credores para normalizar os pagamentos e reabrir o mercado global de crédito para o governo brasileiro e para as empresas do país. Do final do ano retrasado para cá, a dívida externa conjunta de empresas, administrações públicas e famílias cresceu 43%. A taxa supera a expansão ao longo dos 15 anos anteriores, de 34%. Se as consequências dessa escalada ainda não estão claras, as causas são fáceis de explicar: no mundo desenvolvido, as taxas de juros despencaram para reativar a produção e o consumo; no Brasil, os investimentos públicos e privados tiveram uma forte retomada. (Folha)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).