domingo, 11 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO: O DIA QUE AINDA NÃO ACABOU

11/09/2011


Como era o WTC

Como fazia todas as manhãs, naquela manhã, estava me barbeando, com a porta do banheiro aberta, ouvindo pela TV o noticiário matinal da CNN, quando noticiaram o choque do primeiro avião numa das torres do WTC. Interrompi tudo e voltei às pressas ao quarto, para assistir ao notíciário. Até então acreditava-se em acidente.


Como ficou o WTC
Minutos depois, assiti ao vivo e em cores, o choque de segundo avião com a segunda torre. Só então é que os locutores americanos da CNN começaram a falar em ataques terroristas.
Na hora, me parecia ímpossível que uma organização terrorista pudesse planejar e executar um ataque como aquele. 
Atônito, fiquei grudado na TV, e vi o colapso das torres, quase ao mesmo tempo que começaram a divulgar que outro avião havia sido lançado sobre o o edifício do Pentágono.

O edifício do Pentágono

Horas depois veio a notícia de que um quarto avião sequestrado, que se dirigia a Washington, provavelmente para ser jogado contra a Casa Branca ou o Capitólio, havia caído na área rural da Pensilvânia, com 40 passageiros à bordo, derrrubado pelos próprios passageiros (versão oficial), ou derrubado por um caça da USAF, segundo os sensacionalistas.

Ao final, 2977 pessoas haviam morrido, sendo que 2606 nas torres, 246 nos quatro aviões, e 125 no Pentágono. Dos mortos nas torres, 40% dos corpos não foram identificados ou encontrados. Morreram pessoas de 90 nacionalidades diferentes, inclusive brasileiros. Nesse número não estão computados os terroristas mortos.

Para se ter uma comparação, o ataque dos japoneses a Pearl Harbour, em 7 de dezembro de 1941, foi perpetrado em 2 ondas de ataque, com 353 aviões (torpedeiros, caças, e bombardeiros), matou 2403 militares e 68 civis.


Como deverá ser o novo WCT

O ataque às torres teve desdobramentos que até hoje interferem na vida dos americanos e seus visitantes. Os serviços de segurança, principalmente nos aeroportos ficaram extremamente rigorosos, interferem na liberdade individual de muita gente, e criam situações muito desagradáveis para todos.
As guerras do Iraque e do Afeganistão foram consequencias desse ataque, e além das mais de 6 mil mortes de americanos e centenas de milhares de afegãos e iraquianos, custaram ao tesouro americano a cifra de quase 15 trilhões de dólares, sendo parte importante das complicações financeiras que afetam os Estado Unidos e ao mundo.

Um comentário:

  1. Japão, Coréia, Vietnã, Palestina,Iraque, Afeganistão também choram os seus mortos.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).