sexta-feira, 30 de setembro de 2011

INTERNACIONAIS

30/09/2011

FIDEL: CUBA VAI MUDAR, MAS EUA TALVEZ CAIAM ANTES
O Globo
Fidel Castro fez duras críticas [ontem] ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por sugerir que as relações bilaterais poderiam melhorar se Cuba fosse mais democrática. Em novo artigo divulgado pela imprensa estatal, o líder cubano disse que seu país não vai se curvar à pressão americana.
"Muitas coisas vão mudar em Cuba, mas vão mudar por nosso esforço próprio e apesar dos Estados Unidos. Talvez antes aquele império caia", escreveu.
Na quarta-feira, após Cuba anunciar o fim da proibição à compra e venda de carros, Obama disse que os EUA estavam prontos para melhorar as relações com Cuba, mas que ainda não viram medidas da parte de Havana que justifiquem a suspensão do embargo. Ele pediu ainda que a ilha una-se à onda de mudança democrática vivida no mundo árabe.
"Que lindo! Que inteligente!", disse Fidel. "Tanta bondade não permite que ele entenda que 50 anos de bloqueio e de crimes contra nossa pátria não foram capazes de dobrar nosso povo."



A embaixada americana em Damasco, Síria

PROTESTO PRÓ-REGIME CERCA EMBAIXADOR AMERICANO NA SÍRIA
DAMASCO - O Estado de S.Paulo
Um grupo que se manifestava em defesa do governo da Síria tentou invadir um prédio na capital do país, Damasco, onde uma reunião entre o embaixador americano e um líder da oposição ao governo do presidente Bashar Assad ocorria.
Hassan Abdel-Azim, que dirige a União Democrática Nacional, estava reunido com Robert Ford, embaixador americano na Síria, quando cerca de cem militantes iniciaram uma manifestação diante do prédio, contou Abdel-Azim.
Os manifestantes gritavam slogans antiamericanos e o diplomata ficou preso no prédio durante 90 minutos, até que forças de segurança entraram em cena e dispersaram o protesto. Revoltados, eles arremessaram ovos e tomates na direção de Ford, segundo relatou a rede britânica BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).