sábado, 17 de setembro de 2011

NACIONAIS

17/09/2011

GOVERNO AUMENTA IMPOSTO DE CARROS IMPORTADOS PARA 'PROTEGER INDÚSTRIA'
O Ministério da Fazenda aumentou 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros importados a fim de blindar a indústria nacional. Nos modelos de mil cilindradas, por exemplo, o IPI passará de 7% para 37%. O IPI de carros mais luxuosos oscila de 11 % a 13% e, depois da decisão, ficará entre 41 % e 43%. Assim, é possível que os carros importados fiquem 28% mais caros. O aumento do imposto poderá diminuir a invasão dos carros chineses e coreanos, mas, caso as montadoras se sujeitem a usar no mínimo 65% de peças nacionais ou produzidas no Mercosul e, também, investir em inovação tecnológica, elas ficarão livres dessa alta. O Brasil é o quinto maior mercado consumidor de automóveis e o sétimo produtor. Segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), o Brasil deve chegar à quarta posição entre os produtores.
BZ-Na verdade, a medida é contra, principalmente as importações da China, reconhecida pelo governo anterior, como uma economia de mercado. Agora o atual governo tem que "botar o pé no freio". A diplomacia canhestra do governo anterior é a grande responsável. Herança bendita!


DILMA ANUNCIA MAIS 4,9 MIL CRECHES NO PAÍS
Ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, a presidente Dilma Rousseff anunciou ontem um plano de ampliação da rede de creches e pré-escolas municipais, além de construção e cobertura de quadras esportivas escolares. Pelo plano, serão erguidas 4.943 creches em 1.466 municípios; outras 1.484 estão em construção. O projeto prevê a edificação de 6.116 quadras e a cobertura de mais cinco mil até 2014. — Com esses dois programas, damos um passo ousado, sem sombra de dúvida, na educação infantil. Nós damos, talvez, o maior passo dado em nosso país na direção do atendimento às crianças — afirmou. — Vou parafrasear o nosso ex-presidente Lula: nunca dantes na História deste país se fizeram tantas creches e se colocaram como prioritárias as creches. E, também, nunca dantes nós fizemos tantas quadras esportivas e cobertura de quadras esportivas. O governo pretende pagar pelo primeiro ano de funcionamento da creche. A prefeitura só arcará com os custos após o MEC computar os alunos na creche. — Assim, cumprimos o nosso dever de garantir para as nossas crianças um processo que dará, sem sombra de dúvida, oportunidade de ter um futuro bem melhor que seus pais tiveram. (O Globo)


DILMA É CRITICADA POR NOMEAR NOVO AFILHADO DE SARNEY
Ao dar o Ministério do Turismo para outro nome indicado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) , o mesmo padrinho político do demitido Pedro Novais, a presidente Dilma Rousseff mostra estar refém de um processo atrasado de presidencialismo de coalizão, segundo analistas políticos e líderes da oposição. Para eles, paralelamente ao processo de demissão, Dilma deveria romper com os apadrinhamentos que fogem a critérios de profissionalismo para dar um caráter mais técnico do que político aos ministérios. A presidente, na avaliação dos analistas, precisaria ter dito publicamente que os postos seriam ocupados por gestores compromissados com a probidade na administração dos recursos públicos e credibilidade – como fez no Dnit, por exemplo. Mas, ao aceitar a indicação de um ministro feita por Sarney, a presidente teria adotado a linha “mudar para não mudar”. Leia mais em O Globo.
BZ-Deputado do PMDB do Maranhão é demitido do ministério. Deputado do PMDB do Maranhão é nomeado ministro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).