Ausentes da Sessão, a vereadora Marisete e o vereador Padeirinho.
Lida e aprovada a Ata da Sessão anterior.
Começa a leitura do Material do Expediente. Lido o projeto de Lei 05/2011 de 20/09/2011 tratando dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemia do município, e detalha as vagas, as jornadas de trabalho e salários.
Lida Mensagem versando sobre a Previsão de Receitas da PMXX para o exercício de 2012.
Lido o ofício do Tribunal de Contas dos Municípios, sobre a legalidade do processo 25/90 sobre o Concurso.
Lido o ofício do Prefeito, enviado ao Governador, solicitando que a recuperação da BA-052, se extenda ao Anel Rodoviário, e a Av. Antonio Carlos Magalhães.
Numa questão de ordem, o vereador Tantão, afirmou que a obra está acabando, mas de Central para cá, o asfaltamento será a frio, e chama a atenção dos demais vereadores para este fato.
O vereador Zezinho das Baterias acrescentou que no máximo em um ano, esta recuperação estará totalmente deteriorada, e é o governo do estado através do DERBA, que tem a obrigação de fiscalizar a obra, para que saia uma obra de boa qualidade.
O vereador Esermilson Rocha acrescentou que a obra da estrada pode ficar igual ao que foi feito na Rua “6”,de responsabilidade do Estado, e intermediada pelo vereador Tantão. Classificou o assunto como uma “imoralidade”. Exagerou nas expressãoes chula, como “merda” absolutamente imprópria para um parlamentar no seu parlamento. Uma alusão ao BZ e seu administrador, completamente desprositada e descabida, como mais adiante vamos comentar. E culpou o governo do estado da Bahia. O vereador Tantão voltou mais uma vez a esclarecer que o serviço será feito e será de boa qualidade. Quanto às obras da rua “6”, garantiu que a obra será concluída, em futuro próximo.
Lido a convocação para um esforço conjunto dos prefeitos da região, no sentido de encontrar soluções para os problemas que afligem o Hospital Regional de Irecê. Numa questão de ordem o vereador Esermilson Rocha classificou como imoral a tentativa de tomar mais dinheiro das prefeituras convidadas, além do que já é pago. Acrescentou que se tiver que dar dinheiro, a PMXX deveria dar dinheiro aos hospitais de Xiquexique, onde o Hospital Julieta Viana já recebe R$ 10 mil/mês, em material e dispensa o Hospital Senhor do Bomfim dos impostos no valor de R$ 9 mil. E falou que no Hospital de Irecê, esqueceram uma seringa “na bunda de um paciente”. Uma outra alusão ao BZ e seu responsável, e novas palavras chulas e vulgares usadas. Acusou que os gestores do Hospital Regional de Irecê, de roubarem os recursos da instituição.
O vereador Tantão argumentou que tem assuntos mais importantes na saúde a merecerem mais reflexão.
O vereador Zezinho das Baterias também discorda de eventuais ajudas ao Hospital Regional de Irecê e prometeu que vai trabalhar no sentido de exigir ao Governo do Estado, mais recursos para os hospitais de Xiquexique, aliás compromisso já assumido e não cumprido pelo Governador Wagner.
E volta o vereador Esermilson Rocha com o assunto da “agulha na bunda” (sic) do paciente. E acrescentou que os exames feitos pelo Hospital Regional, são pagos pelo convênio de pactuação, e voltou a cobrar do Governo Estadual, mais recursos para os Hospitais locais.
Lido a solicitação do vereador Mirlan Sampaio, para ler a reportagem publicara no Blog do JN, sobre a agulha deixada nas nádegas de um paciente. E nesse pretexto outras alusões desairosas ao BZ PR não ter publicado o fato.
Lido o ofício do deputado Cacá Leão, que por solicitação do vereador Tantão solicita uma banca examinadora do DETRAN em Xiquexique, que possa habilitar motociclistas e motoristas desta cidade, sem a necessidades destes se deslocarem até Irecê. Além disso a banca poderia atender o pessoal da Barra, Itaguaçu e Gentio do Ouro.
Lido requerimento do vereador Mirlan Sampaio, solicitando que se insira nos Anais da Câmara, dados sobre o II XIRÊ, versando sobre arte e literatura afro-americana, uma iniciativa da UNEB, e nomeia diversas pessoas importantes ligadas ao evento.
Lido o projeto de Lei que reconhece como de Utilidade Pública, a Associação Comunitária de pequenos Agricultores da estrada de Marreca Velha.
Foi concedido 5 minutos ao vereador Esermlson Rocha, para justificar a presença da CECOSAP na terceirização da saúde em Xiquexique. E começa a descrever as vantagens, sendo 2% do no INSS da folha, mais 5% de ISS que a CECOSAP paga à PMXX. Além disso, ainda distribui 80 cestas básicas para pessoas do município contaminadas com HIV. E o “melhor de tudo” é que o recurso destinado à CECOSAP não entra no custo da folha de pagamento de pessoal da PMXX. E novamente volta a cobrar do Governo Estadual que prometeu recursos e não cumpriu. O vereador Tantão observou que vai conversar com seus pares e depois contestar. Pediu que na próxima Sessão lhe seja concedido tempo para isso.
Lida as indicações do vereador Zezinho das Baterias sobre a construção de uma creche no povoado de
Boa Vista, no povoado de Marreca Velha, Utinga, Nova Iguira, Copixaba, e Retiro da Picada.
E entramos na ORDEM DO DIA
Aprovada a moção de Aplauso ao II XIRÊ.
E a sessão foi encerrada.
Os nossos comentários serão publicados em forma de matérias, no decorrer da semana. Aguardem.
Padeirinho justificou a sua ausência?
ResponderExcluirMarisete justificou.
Esermilson fala o linguajar do povo, porque ele é povo e eh por isso que ele se elege, sempre. Enquanto o dono deste blog ... Não tem nenhum eleitor, daí essa inveja contra esermilson.
Deputado Felix Junior quer horário de verão vejam:
ResponderExcluirhttp://xiquexiquenanet.blogspot.com/2011/09/deputado-baiano-quer-horario-de-verao.html
Zeca,´era só o que faltava. Você agora achou uma pérola produzida pelo eleitor do "Dr. Esermilson".
ResponderExcluirÉ claro que o deputado Felix Júnior quer horário de verão. Ele não mora na periferia, não tem que acordar cedo, e anda em carro blindado, para não estar sujeito à violência que assola o mundo.
ResponderExcluir