terça-feira, 18 de outubro de 2011

XIQUEXIQUE: O RESCALDO DA SESSÃO DE 14/10/2011

18/10/2011
Prá começar, a tradicional falta de educação da mesa diretora, que insiste em não cumprir o horário. A sessão começou com 50 minutos de atraso. Para que o povo fique sabendo, a mesa é composta pelo presidente da casa, vereador Joaquim Lopes Rabelo, o Quinquinha, o vice-presidente, vereador Jamison Pinheiro Meira, o Nino Meira, o 1º secretário, Mirlan Sampaio e a 2º Secretário, vereadora Marizete Pereira, e são co-responsáveis por esta falta grave.

O documento emitido pela Caixa Econômica Federal, pode comprovar a situação regular do Hospital Julieta Viana, em relação ao FGTS-Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Para estar apto a receber recursos públicos, a entidade tem que ter uma certidão negativa da Receita Federal, que não foi apresentada e nem sequer lembrada.A missão de comprovar que o Julieta Viana está em situação regular, com relação a aspectos trabalhistas, fiscais e tributários, ainda não está completa.

A menção sobre o requerimento do deputado Reinaldo Braga, a governador Wagner, exigindo transparência nas contas das empresas estatais (EMBASA, EBAL, DESNBAHIA, COMGÁS, etc...) foi recebida pelos seus partidários aqui no nosso parlamento, como uma louvável iniciativa. Entretanto, quando o vereador Padeirinho disse que vão apresentar a mesma proposta, exigindo transparência nas contas do SAAE, do Parque Aquático, etc..., os mesmos vereadores tiveram uma posição bastante diferente. Dois pesos e duas medidas.

O vereador Mirlan, disse que a lei exige transparência apenas em municípios com mais de 100 mil habitantes, o que não é nosso caso. Seguiu dizendo que aqui não é necessária tal transparência, pois o povo vê as obras que estão sendo realizadas pela PMXX.

O vereador Nino Meira concordou com seu colega Mirlan, e ainda acrescentou que a proposta do deputado Braga talvez não seja aprovada pela AL-BA, onde a situação é maioria. Fez uma analogia à situação local.

O vereador Eliecy concordou com seus colegas Mirlan e Nino, e disse que o prefeito de Xquexique é avaliado como o melhor prefeito da região, mas não citou quem fez a avaliação, que critérios usou, etc... Carece portanto de substância.

Senhores vereadores, Mirlan, Nino Meira, e Eliecy, obras da PMXX a gente vê, mas queremos ver também quanto nos custou cada uma delas. isso é um direito dos donos do dinheiro, o povo de Xiquexique. Transparência é uma obrigação moral de qualquer gestor público tendo ele ou não, obrigação legal. E já que os senhores vereadores da situação apregoam o tempo todo, que o prefeito municipal é o melhor da região, que não tem nada a esconder, este é o momento de demonstrar por atos e fatos aquilo que dizem suas palavras. Além disso, o SAAE vive dando prejuizos que ninguém sabe porque. É uma "caixa preta". O Parque Aquático precisa mostrar quanto ganha e quanto gasta. Esta é a obrigação moral de todos. O discurso dos vereadores, da situação, na prática está muito distante do que dizem: dois pesos duas medidas

A proposta apresentada pelo vereador Zezinho das Baterias, aprovada pela Câmara, para que se agende uma reunião com o governador Wagner, para se discutir e encontrar soluções para a penúria em que se encontram os dois hospitais da cidade, nos parece uma daquelas inciativas fadadas ao insucesso. Cremos que seria melhor uma reunião com o Secretário Estadual da Saúde, como sugeriu o vereador Padeirnho.

A prova de que a reunião do prefeito com o São Rafael, foi realizada em dezembro de 2008 e não em dezembro de 2009, como afirma o prefeito, foi apresentada pelo vereador Padeirinho, ao líder do prefeito na Câmara, vereador Eliecy, que nada retrucou. Está nos devendo uma resposta.

O vereador Mirlan, acha que datas são assim mesmo, a gente “sempre esquece”, mas que 1 ou 2 meses não fazem grande diferença no contexto final. Cinismos à parte, devemos informar ao vereador Mirlan, que nesse caso, a diferença de datas é exatamente de 1 ano, e faz uma brutal diferença, especialmente em relação à crise financeira internacional e seus efeitos. Isso nos levou a fazer a matéria publicada ontem sobre o projeto do São Rafael.

Quanto à solicitação do prefeito, para contrair o empréstimo junto ao DESENBAHIA, o vereador votou a favor, mas fez uma grave denúncia, de que máquinas da PMXX são usadas por outros municípios vizinhos. A denúncia não foi retrucada por nenhum dos vereadores que apoiam o prefeito.

3 comentários:

  1. Prezado Zeca

    Explique ao vereador MIRLAN que graças a diferença de 1 a 2 meses na gravidez é que pode nascer um cavalo, um burro ou um jumento.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. pergunto ao nino meira quem paga o SALARIO de jorge meira na radia? é a prefeitura ou não é? é só investigar os carro de aluguel....cadê a oposição? VOLTA MARIVALDO! VOLTA!!!

    ResponderExcluir
  3. transparencia?? pra que??? kakakakakaka111 e vamo que vamo jorge meira.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).