O mapa da População Preta & Parda no Brasil, divulgado nesta segunda-feira, trouxe um novo dado sobre a realidade dos municípios brasileiros: 56,8% dos domicílios possuem maioria de pretos e pardos. Quando se considera apenas a quantidade de negros, a capital baiana lidera o ranking com 743,7 mil, seguida de São Paulo (736 mil) e do Rio (724 mil). Cunhataí, em Santa Catarina, foi a única cidade sem a presença de pessoas que se declararam pretas. De acordo com o estudo, realizado pelo Laboratório de Análises Econômicas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), houve um crescimento de 7,6 pontos percentuais entre 2000 e 2010. São Paulo é a cidade com maior número de pretos e pardos em todo o país, com cerca de 4,2 milhões, seguido do Rio de Janeiro (cerca de 3 milhões) e Salvador (cerca de 2,7 milhões). Em 1.021 cidades (18,3% do total), pretos e pardos eram mais de 75% da população. No Norte e no Nordeste, respectivamente, 97,1% e 96,1% dos municípios eram formados por maioria preta e parda. No Centro-Oeste, esse percentual chegava a 75,5%, no Sudeste, a 37,1% e, no Sul, a apenas 2,3%. O percentual de pessoas que se declararam pretas passou de 6,2% para 7,6% em uma década. O aumento foi maior entre as que se declararam pardas, de 38,5% para 43,1% no mesmo período. (Correio)
O Quality de Fortaleza |
BAHIA GANHA MAIS UM HOTEL DE BANDEIRA INTERNACIONAL
O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, comemorou, na quinta-feira, o anúncio da implantação, em Salvador, do Hotel Quality Bahia. Durante o lançamento do empreendimento, que terá 224 apartamentos, Leonelli, que estava acompanhado de Sílvio Pessoa (Conselho Baiano de Turismo) e Pedro Costa (Convention Bureau Salvador e Litoral Norte), encontrou-se com o economista José Mendonça de Barros. O projeto do hotel, que terá a bandeira Quality, é da JHSF e contará com um centro de convenções para 3 mil pessoas. De acordo com o dirigente da incorporadora, Luciano Amaral, o grupo tem outros três hotéis em construção na Bahia – em Trancoso, no Litoral Norte e em Salvador – o Fasano, na Praça Castro Alves –, e que cinco das nove torres residenciais do Horto Bela Vista estarão prontas até o final de 2012. Além dos empreendimentos da JHSF, a Bahia já tem confirmados US$ 5,7 bilhões em investimentos privados, previstos na área hoteleira, até 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).