domingo, 6 de novembro de 2011

INTERNACIONAIS

06/11/2011

ITALIANOS PEDEM RENÚNCIA DE BERLUSCONI
Milhares de italianos pediram, neste sábado (5), em Roma, a renúncia do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Convocados pelo Partido Democrata, que se opõe à gestão, e sob o lema "Constituição italiana, a mais bela do mundo", os manifestantes reagiram às declarações do premiê no encontro do G20 de que a crise econômica em seu país “não é forte” porque “todos os restaurantes e os aviões estão cheios”. O grupo se reuniu em frente a um palco decorado nas cores da bandeira da nação da bota – verde, branco e vermelho – com cartazes que diziam, entre outras frases, “Silvio, vá embora!”, "Quanto antes o colocarmos na porta, melhor será" e "Eu vou ao restaurante, mas para lavar os pratos". No protesto, os slogans mais repetidos foram os de “vergonha” e “renúncia”.


G-20 FRACASSOU EM ACORDO SOBRE RECURSOS DO FMI, AFIRMA MERKEL
AP
CANNES - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que os países do G-20 não chegaram a um acordo sobre como o Fundo Monetário Internacional (FMI) poderia ajudar a resolver a crise de dívida da zona do euro.
Segundo Merkel, nenhum país do grupo se comprometeu a investir na Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo de resgate da zona do euro. A chanceler indicou que os líderes do G-20 concordaram, em princípio, que o FMI e a EFSF poderiam trabalhar juntos, mas como isso será feito ainda é uma incógnita.
A presidente da República, Dilma Rousseff, seguiu o discurso da da chanceler alemã e disse, após o encontro, que não houve uma definição sobre o formato do reforço que deverá ser feito no Fundo Monetário Nacional. Ela informou ainda que não foi discutido o tamanho desse reforço e acrescentou que as medidas serão debatidas por ministros de Finanças, em dezembro. "Não é sucesso absoluto, mas é relativo porque os países da zona do euro deram um passo à frente sobre a forma de enfrentar a crise", disse a presidente. "Não acredito que uma reunião resolva os problemas do mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).