Lucas Papademos |
ITÁLIA E GRÉCIA TERÃO GOVERNOS TECNOCRATAS
Jamil Chade, de o Estado de S. Paulo
Sem direção e pressionada pelo mercado, a Europa troca as elites políticas locais por tecnocratas, adia eleições e dá prioridade à aprovação de medidas de austeridade para enfrentar a pior crise nos últimos 70 anos.
Na Itália, manobras para tirar imediatamente do poder o primeiro-ministro Silvio Berlusconi ganhavam força ontem, na esperança de acalmar os mercados e evitar a convocação de eleições proposta pelo premiê. Um governo de transição liderado pelo economista Mario Monti já poderia assumir na segunda-feira.
Enquanto isso, em Atenas, partidos chegaram a um consenso para passar o poder ao ex-vice-presidente do Banco Central Europeu, Lucas Papademos, com a missão de evitar a interferência de partidos locais e aprovar o pacote de resgate da UE ao país.
Leon Panetta |
ATAQUE AO IRÃ TERIA "CONSEQUÊNCIAS INESPERADAS", DIZ PENTÁGONO
FRANCE PRESSE
O secretário americano de Defesa, Leon Panetta, advertiu nesta quinta-feira sobre os riscos de um ataque militar contra o Irã, afirmando que isto pode ter um "sério impacto" na região, sem impedir o programa nuclear iraniano.
"Aqui é preciso ter cuidado com as consequências inesperadas, e tais consequências poderão não apenas fracassar em impedir o Irã de fazer o que quer, mas também poderão ter um sério impacto na região e sobre as forças americanas na região", disse Panetta em entrevista coletiva.
Uma ação militar apenas retardaria o programa nuclear iraniano em três anos, e não pode ser mais contemplada como o "último recurso", disse Panetta, estimando que a comunidade internacional deve aplicar "as sanções mais duras possíveis" contra Teerã.
BZ-O "aviso" tem endereço certo: Israel. Alguns anos atrás, o Iraque de Saddam Hussein, estava montando uma usina nuclear secreta onde construiria artefatos bélicos. Israel usou 2 MIGs capturados do Egito, pintados iguais aos do Iraque, com 2 pilotos israelenses, com os rádios ligados, falando árabe perfeitamente, decolaram de Israel, iludiram as defesas da Jordânia e do Iaque, que pensaram tratar-se de aviões amigos. Guiados por satélites espiões americanos, destruiram por completo as instações e as ambiçoes de Saddam em ter bombas nucleares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).