domingo, 20 de novembro de 2011

INTERNACIONAIS

20/11/2011


A "serpente" Assad: só morto

REGIME SÍRIO RESPONDE COM 24 MORTOS A ULTIMATO DA LIGA ÁRABE
Folha.com
O regime sírio respondeu neste sábado com mais um banho de sangue ao ultimato dado pela Liga Árabe, que exigia o fim da violência, com mais 24 mortes, conforme dados da oposição.
Como é habitual nos últimos meses, a província mais atingida pela repressão do regime foi Homs (centro do país), o principal reduto dos insurgentes, com saldo de dez mortos.
Informações dos opositores Comitês de Coordenação Local indicaram que cinco dos óbitos nessa província ocorreram na cidade de Qasir.
Tropas sírias leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, atacaram ativistas opositores na cidade de Kafr Takharim, na província de Idleb (nordeste), que também registros grandes protestos.
Em outra localidade em Hama (centro), mais três pessoas morreram em uma ação coordenada pelas forças sírias, operação que contou com dezenas de tanques e blindados.
BZ-O ditador Assasd só entregará o poder, se for forçado militarmente, como seu amigo Kadafi. Assad não respeita nenhum acordo, quando se trata de ameça ao seu poder absoluto na Síria


EM CRISE, ITÁLIA CORTA PENSÃO VITALÍCIA DOS DEPUTADOS
O presidente da Câmara Baixa italiana, Gianfranco Fini, anunciou neste sábado (19) que os deputados deixarão de receber a pensão vitalícia à qual têm direito após terem cumprido cinco anos de mandato efetivo, que representa a duração de uma legislatura na Itália. Durante um congresso do chamado Terceiro Pol", que reúne vários partidos da centro-direita, em Verona (norte da Itália), o titular da Câmara dos Deputados indicou que a política deve dar exemplo diante dos esforços econômicos requeridos pelas reformas do novo primeiro-ministro, Mario Monti. "A Presidência (da Câmara Baixa) decidiu determinar uma reforma que entrará em vigor a partir da próxima legislatura e pela qual a Câmara dos Deputados abolirá a pensão vitalícia dos ex-parlamentares", disse o líder.
BZ-Se a moda pega, até que gostaríamos de ver uma crise no Brasil.


POLÍCIA EGÍPCIA EXPULSA MANIFESTANTES DA PRAÇA TAHRIR
A polícia expulsou neste sábado os manifestantes da Praça Tahrir, no Cairo, que haviam acampado durante a noite depois de um protesto de 50 mil pessoas, principalmente islâmicos, que pediam aos governantes militares a rápida transferência de poder para um governo civil. Cerca de 100 manifestantes haviam permanecido na praça, onde a polícia começou a desmontar barracas e confiscar cadeiras e cartazes, disseram testemunhas à Reuters. Homens de barba e mulheres com véus eram a maioria na manifestação deste sábado, no que parecia ser o maior desafio islâmico ao governo militar desde que uma revolta massiva, em fevereiro, derrubou o governo autocrático do presidente Hosni Mubara. Partidos liberais e de esquerda também marcharam para a Praça Tahrir para participar da manifestação, mas o protesto era amplamente islâmico, com membros do partido “Libertação e Justiça”, da Irmandade Muçulmana, e salafis mais rígidos, representados por diversos partidos. (Reuters)
BZ-A ditadura militar que se instalaou no Egito pós Mubarak, não vai a menor chance aos cidadãos. É preciso remover esses entulhos autoritários.


FILHO DE KADHAFI É CAPTURADO NO SUL DA LÍBIA, DIZ MINISTRO DA JUSTIÇA
Saif al-Islam Kadhafi, filho do ex-ditador líbio Muamar Kadhafi, foi detido no sul da Líbia, informou o ministro da Justiça e Direitos Humanos do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mohamed al Allagui, neste sábado. “Saif al-Islam, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), foi detido no sul da Líbia”, declarou Mohamed al Allagui. Não foram revelados até o momento detalhes da operação. Uma fonte do “conselho dos thowar” (revolucionários) de Trípoli, um grupo de ex-combatentes rebeldes, também confirmou a detenção a agências internacionais. (G1 e agências internacionais)
BZ-O novo primeiro ministro da Líbia, disse ontem à noite, que Saif-al-Islam terá um julgamento justo, coisa que outros líbios jamais tiveram, sob a feroz ditadura de Kadafi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).